terça-feira, 24 de junho de 2014

SANTO DO DIA - SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO

Dia 24 de junho - São João Batista (séc. I a.c. - séc. I d.c.)
 
 
O filho de Isabel e Zacarias era primo de Jesus e a ele coube a missão de anunciar a chegada do Messias.  O primeiro encontro com Jesus aconteceu ainda quando Isabel estava grávida e Maria foi visitá-la.  Logo que a Virgem saudou a prima, João estremeceu em seu ventre, denotando um gesto de reconhecimento de estar diante do Senhor.
 
João era um homem austero, que vivia no deserto, vestia peles de camelo e alimentava-se de gafanhotos e mel.  Homem de profunda oração, pregava o batismo para a remissão dos pecados e, assim, nas águas do Rio Jordão, batizava seus seguidores aos quais conclamava à conversão.
 
 
O segundo encontro de Jesus ocorreu justamente quando o Messias procurou o primo para Ele próprio ser batizado.  O gesto de humildade do Senhor marcou o início de sua vida pública. 
 
 
João, porém, pela veemência de sua pregação incomodava os poderosos, sobretudo a corte do rei Herodes à qual o Batista denunciava por suas injustiças e devassidões. Herodes havia se casado com Herodíades, que era mulher do seu irmão e a quem João denunciava por haver abandonado o marido para unir-se ao cunhado. Durante um banquete, Herodíades mandou que sua filha Salomé, que era belíssima, dançasse para o rei.  Este, extasiado com a beleza da moça, ofereceu a ela um presente, o qual ela própria poderia escolher.  Tendo consultado a mãe, a moça pediu-lhe a cabeça de João Batista em uma bandeja.  O rei, que havia dado a sua palavra, não teve outra escolha senão atender-lhe o pedido.  E, assim, calou-se a "voz que clamava no deserto".
 
 
A festa de São João é, além do Natal, a única celebração da natividade de um santo. Todas as demais festas são marcadas pela data da morte do santo, considerada a data que este entrou para a glória de Deus.  João, por sua importância na história do Messias, recebeu da Igreja a homenagem de ter seu nascimento também comemorado, tal qual Jesus Cristo.  Seu martírio é celebrado em 29 de agosto.
 
 
Santificando minha vida:
Para mim, o que é ser profeta hoje?
 
 
Oração a São João Batista
 
Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhum maior que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel e sensual, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado.
Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém.

2 comentários:

  1. Essa é uma festa que em Triunfo não existe mais. Fizeram o favor de acabar. Antes era tão animada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glorio santo nos salve dessa peste q está matando a humanidade

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!