sábado, 5 de julho de 2014

LEITOR DESTACA MATÉRIA SUGESTIVA: " CRIAR ÁREA DE PROTEÇÃO NA ZONA RURAL"

Raimundo Eleno Dos Santos

"UMA EXCELENTE IDEIA A SER COPIADA POR CADA UNIDADE MUNICIPAL DO PAÍS. IMAGINE CADA MUNICÍPIO COM CINCO MIL HECTARES, NO MÍNIMO, DE MATAS DE CADA REGIÃO, COM ÁRVORES NATIVAS E COM A SUA FAUNA RESTAURADA? SERIA UM EXEMPLO PARA O MUNDO. ISSO INDEPENDENTEMENTE DAS RESERVAS JÁ EXISTENTES. VOU COMPARTILHAR. ESPERO QUE TODOS QUE RECEBEREM, COMPARTILHEM PARA SEUS AMIGOS ATÉ CHEGAR ÀS AUTORIDADES AMBIENTAIS."
                                        (RAIMUNDO ELENO DOS SANTOS)

CRIAR ÁREA DE PROTEÇÃO NA ZONA RURAL




Fazendo-se uma análise superficial relativa  aos problemas  que vêm atingindo o município de Triunfo, encontrou-se questão necessária de ser combatida nas aproximadas divisas municipais, esquecidas pelos relapsos gestores que ausentes ao conceito de administração popular, seguiram apenas os costumeiros roteiros  ultrapassados de nocivas práticas assistencialistas, paternalistas e nepotistas, na tentativa de perpetuar-se no transitório cargo, sem qualquer preocupação com o destino da cidade e muito menos da população. 




Existem pontos distintos que merecem ser citados para as providências cabíveis, ou seja: Triunfo e Santa  Cruz da Baixa Verde, nos sítios Mata Redonda/ Santo Antonio das Bananas e São José dos Pilotos/ Gameleira/ Bazé respectivamente, onde ainda existe trechos de área verde, resistindo com fragmentos de fechada  mata do passado e pequenas culturas de frutas e hortaliças que abasteciam  semanalmente as feiras livres da redondeza nos sábados, segundas e quarta-feiras e desapareceram. 




A outra parte direcionada ao município de Flores esquecida por décadas e sob ameaça da pressão demográfica, a zona rural de Triunfo, também  sofre o mesmo desgaste no setor entre os sítios Pará, Serrinha , Corredor do Vento e Brocotó, causado pela devastação provocada com a retirada de árvores frondosas para os equivocados plantios de cana-de-açúcar, café e goiaba, urgindo portanto a necessidade de se transformar  tudo em Área de Proteção Ambiental (APA) visando salvar o que restou. 




Com esse amparo legal e trabalho de conscientização bem feito, talvez os moradores dessas saudáveis localidades venham contribuir para a região conquistar a atenção merecida e se tornar mais um interessante roteiro turístico da cidade, estendendo o leque de visitações periódicas aos tradicionais espaços habitados, com predominância verde, tipo: São José, Lajes, Santo Antonio, Peri-Perí, Cajueiro, Santa Maria, Fortaleza entre outros.

Triunfo precisa proteger sua zona rural o mais rápido possível, razão que se faz necessário a apresentação pela Câmara de Vereadores de legislação correspondente à criação da APA, aguardando a assinatura pelo Executivo Municipal. Depois da publicação, fica determinada a instalação de um conselho gestor no prazo de 90 dias e, a partir dele, será feito o planejamento de atuação e o zoneamento ecológico e econômico da área.Com a fiscalização do conselho,todos os empreendimentos futuros deverão funcionar com ações sustentáveis.

As duas últimas etapas vão normatizar a forma de ocupação da zona rural triunfense, inicialmente no setor periférico, impedindo os loteamentos que avancem sobre a vegetação nativa e a exploração clandestina das várias nascentes existentes.Assim ficará mais fácil a captação de recursos para realizar melhorias. Deve-se fazer novas pesquisas através da Secretaria Municipal de Agricultura para saber detalhes sobre: produção, espécies nativas e animais.Além do incentivo à policultura e o  ecoturismo. Triunfo ainda tem jeito....

9 comentários:

  1. A matéria escrita acima, tema já abordado por este conceituado blog, nada mais é que um reforço as aspirações dos munícipes e de todos os que encontram-se preocupados com as áreas de preservação ambiental em todo o país. Em Triunfo não poderia ser diferente, as áreas rurais, hoje já quase todas desmatadas e com a derrubada de árvores importantes, seculares, açudes, poços, riachos, cachoeiras, todos com sujeiras, dejetos deixados por falta de educação ambiental daqueles que mal conseguem entender o quão é importante para o futuro. Nada é curioso pois um governo que sequer atende a questão ambiental da própria zona urbana com construções indevidas, que desvalorizam o patrimônio artístico cultural, riachos que tem dejetos de casas construídas em terrenos pertencentes ao Estado e que sequer possuem alvará de construção, o descaso com as obras públicas, com a reforma do Estádio Municipal, do Mercado Público, com a Rodoviária além de se falar que não temos um hospital decente para o atendimento de urgência. Acaso alguém sofra um infarte, sequer há qualquer aparelho para detectar o problema o que já ocasionou diversas mortes por falta de atendimento rápido. Imaginem um turista que vem ao município para visitar e eis que sofre um ataque do coração e não temos um hospital para atender com urgência nem mesmo aos munícipes. É hora de dar um basta em toda esta situação calamitosa. por um fim nesta balburdia e lutarmos para que tenhamos um excelente ambiente, rediscutir esta questão ambiental e fazer frente a esta gestão mostrando o interesse de toda a população para que sejam resolvidos os descasos que acontecem com frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Márcio Albuquerque4 de julho de 2014 às 14:41

      Finalmente alguém da população desse lugar abriu os olhos para um dos piores abusos que vem acontecendo durante anos. O Carlos Ferraz, muito consciente desse problema, já havia decretado faz tempo, intolerância para esse crime contra a natureza. E o Raimundo Heleno , com seu competente comentário, ajuda a dar um passo largo para acabar com essa prática com mais de 20 anos.

      Excluir
    3. Já está na hora.

      Excluir
  2. Marcos Gomes da Silva4 de julho de 2014 às 09:27

    O BOM SENSO DO ADVOGADO TERTO PERMANECE INABALÁVEL NOS SEUS INTELIGENTES COMENTÁRIOS.É DISSO AÍ, GENTE!

    ResponderExcluir
  3. Está de parabéns também o senhor Raimundo Eleno dos Santos que demonstra um grau de instrução elevado devido à sensibilidade proposta na defesa da natureza.l

    ResponderExcluir


  4. Carlos eu queria te perguntar ; sobre uma colega minha do colégio.[Bernadete] que dona Leda cuidava, me de noticias.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Alberto Soares4 de julho de 2014 às 14:44

    Observa-se que as promessas desse blog desde seu princípio, não foram palavras vazias, pois foram respaldadas pela ação eficaz em toas as áreas.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meu Brother

    Hoje acordei com uma ideia, e falei vou falar com o lutador por triunfo, ele é quase lider, mais chega lá. Seguinte, você deveria lançar um projeto ou chamar atenção da população sitiense, sei que vai ser dificil, mais quanto mais dificil melhor, e a cabeça deles, ainda é fechada por falta de conhecimento ou por falta de politica de esclarecimento:

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!