sábado, 6 de setembro de 2014

ACERVO DOS MUSEUS - SEMPRE HISTÓRIAS PARA RECORDAR


Depois de inaugurado no princípio dos anos 70 na pequena sala do Lar Santa Elizabeth, Avenida Frei Fernando , Bairro da Liberdade - graças ao reconhecido esforço da paraibana Irmã Maria José Pereira Florentino - focando a princípio somente o vínculo com o cangaço e  reinaugurado antes no término dos anos 80 na antiga Escola Barbosa Lima, Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro, - o único museu oficialmente existente e de visível funcionamento em Triunfo que agrega verdadeiro complexo temático (Cidade, Sacro, Engenho e Cangaço) precisa dentro da máxima urgência passar pelo processo de ampliação e organização. Para isso na atualidade é dispensado o ritual de desculpas esfarrapadas de sempre, idêntico às repassadas pelos anteriores enganadores e descompromissados de gestões passadas, que museólogo estava sendo aguardado e nunca aparecendo alguém para executar qualquer aperfeiçoamento no espaço.





Dispõe-se dos arquitetos triunfenses: Luiz Teles, Elma Ramos,, Maninho Almeida, Rochael Melo, Thiago Paiva,além de outros conterrâneos possuidores de notada competência e sensibilidade bastante capaz de fazerem as precisas modificações favoráveis ao citado ponto de visitação turística, inclusive muito criticado ultimamente apesar das constantes reivindicações públicas e sugestões dos informativos.Embora administradores continuem teimando na manutenção dos métodos superados, sem investir nas modificações necessárias ao perfeito atendimento a frequentadores das mais variadas localidades da Região, do Estado, do País e do Mundo. Esses chegaram ao limite de recusarem doações particulares serviriam para valorizar o ambiente, por exemplo: a cedência de 60 unidades de quadros esportivos emoldurados. correspondentes a times de futebol locais a partir dos anos 50, mesmo sendo solicitação do prefeito.
 
Nenhuma das cobranças feitas pelos informativos ao longo das suas existências estão de qualquer forma vinculadas à receptividade dos seus dedicados funcionários, mas pelo limitado e cansativo acervo desorganizado e reclamado há bastante tempo sem os incrementos devidos para evitar a mesmice. Seria um ganho significativo, igual uma vitrine sentimental do passado, onde estariam expostas lições daquilo que deveria ter sido continuado, através de marcos históricos responsáveis por preconizar na parte do século 19, completo século 20 e século atual - hoje aplicado dentro dos avanços no setor turístico. Porém infelizmente, por mais que seja tentado contribuir nas melhorias, os administradores não conseguem enxergar nada disso, apenas o viciado paternalismo, assistencialismo  e nepotismo.
 
Caso houvesse preocupação em desenvolver abrangente campanha pública, determinada na sua maior valorização do cenário, certamente recolheria as melhores reminiscências do tempo passado, onde o município de Triunfo era completo destaque no Sertão de Pernambuco pela sua excelência de recanto interiorano localizado no ponto mais alto do Estado, considerado entre as sociedades mais avançadas da época. A reestruturação do mesmo facilitaria também para advertir as mais novas gerações sobre a importância fundamental de preservação do valoroso patrimônio público e particular, existente, visando editar suas realidades em futuro próximo. Não há presente, nem futuro para uma sociedade que não preserva sua memória.

9 comentários:

  1. Maria das Dores Alves5 de setembro de 2014 às 08:06

    O museu daqui sempre funcionou na base do improviso. Seria interessante melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Gostaria de ver Triunfo iniciar um novo momento com essas idéias aqui publicadas que deveriam ser acolhidas pela administração municipal, vez que aponta caminhos definidos e simples de serem trilhados dependendo da sensibilidade do gestor público.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Solange Ayres Souza Bastos5 de setembro de 2014 às 08:49

    A reestruturação, a preservação do patrimônio público é fundamental.

    ResponderExcluir
  3. O que está sendo vemos sugerido de melhorias para serem adotadas pela administração é fundamental na cidade e às vezes extrapola os limites de alguns setores sem potencial para interferências e dependentes exclusivos de decisão do chefe do executivo. para serem adotadas. A volta do funcionamento do jornal A Verdade Escrita que marca presença forte desde sua iniciação há cerca de três décadas atrás, projeta um futuro diferente para o que estava condenado ao esquecimento e à decadência.Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Cabe às autoridades continuar na trilha da revitalização, assegurando condições para o crescente uso do espaço público, no prédio onde funciona os museus, preservando e conservando os equipamentos culturais, históricos e buscando a irradiação da atual efervescência para outros ramais.

    ResponderExcluir
  5. O prefeito deveria agradecer a participação deste jornal na sua administração porque foi ele que iniciou um trabalho de conscientização visando a transformação. Dizem que ele já tinha uma pesquisa sobre os problemas de Triunfo apontando a debilitada autoestima dos cidadãos .

    ResponderExcluir
  6. Maria da Paz de Almeida Lima14 de setembro de 2014 às 23:37

    Tudo em Triunfo é lindo e oque é lindo é pra se mostrar. Parabéns Triunfo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!