terça-feira, 30 de setembro de 2014

NECESSÁRIA PROTEÇÃO DA ÁREA VERDE QUE AINDA RESTA




Quando será que a Prefeitura Municipal, por meio das suas subordinadas Secretarias Turismo, Cultura, Desportos e Agricultura, Meio Ambiente, procurará na Capital do Estado  (Recife), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente ( Semas), solicitando o encaminhamento de equipe habilitada visando executar trabalho de vistoria técnica nas aproximadas áreas  correspondentes aos sítios:  Manoel Cardoso Gastão / Convento São Boaventura ( Avenida Frei Fernando - Bairro da Liberdade) e Lídia Feitosa ( Rua Waldemar Lopes Ferraz - Bairro São Cristóvão ) ?
 

Nesses destacados espaços urbanos localizados basicamente no Centro da bela "Oásis do Sertão", estuda-se há muito tempo a instalação de três ousados projetos sustentáveis, destinados a promover temporárias visitações, nos períodos festivos, feriados e finais de semana: Parque Ecológico, Jardim Botânico e Parque de Esculturas, investimentos relativamente simples, baixo custo, gerador de competitividade e estimulador na qualidade do produto turístico relacionado ao fator acolhimento; padrões que irão reger todo o processo de infraestrutura.

Precisa-se entender rápido, dentro da lógica básica, o relativo uso e ocupação desse valorizado território para definir que tipo de unidade de conservação deve ser implantada nos seus domínios, devendo de preferência ser compatível com as atividades econômicas desenvolvidas na cidade, para não terminar depois criando problemas secundários  com a população triunfense e visitantes, assim como aconteceu nas últimas intervenções com as equivocadas obras: Academia das Cidades, Pátio de Eventos,Monumento do Avião e Calçadão do Cais do Lago João Barbosa, situados nos setores inadequados.
Deve-se a princípio, ser levado em conta na execução dos projetos, a integral realidade desses respectivos espaços, apresentando estudo ao Conselho Estadual do Meio Ambiente que explicará o que fazer com as partes mais degradadas pela ação humana ou muito ocupadas. De acordo com suas propostas, será fundamental o enquadramento das mesmas na categoria de parques ou bosques, porque existe pequenas culturas de frutas e hortaliças nestes espaços,embora esquecidas por décadas quando do fechamento do Seminário da Ordem Franciscana.

Inclusive os legisladores componentes da Casa Diocleciano Pereira Lima (Câmara de Vereadores de Triunfo )  baseados no Plano Diretor deveriam torná-las  Área de Proteção  Ambiental (APA) para que com o amparo legal e apoio das instituições representativas,  possibilite a conquista e merecida atenção, podendo se tornar mais um roteiro turístico da cidade. No citado ambiente existe corredores d'água que formam um açude, resquícios de pequena mata e fauna característica do habitat, como saguis, mocós, préas, gatos do mato,tejos.

Nas observações passadas,constatava-se aquele ponto ser constituído por sítios e plantações diversificadas.Nos últimos dez anos, no entanto, a pratica de lotear virou moda e terrenos da entidade religiosa tornaram-se ameaça para a preservação do meio ambiente, fazendo que o entorno dessa Estação Climática e Estância Balneária corram grandes riscos de desaparecer. Tudo porque: o pessoal compra sítios por preços mais baixos, loteia e vende pensando somente no lucro. Daí, acaba-se a vegetação formando amontoado de casas, virando bagunça geral.

8 comentários:

  1. Eliane Siqueira Campos4 de setembro de 2014 às 13:31

    Cada vez fico mais convencida da eficiência do editorial desse jornal, sempre preocupado em levantar temas da máxima importância para o município, o estado e o país. O assunto de hoje é mais que pertinente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço para que esse blog continue na linhagem que tem, pois assim com certeza terá vida longa.

      Excluir
    2. DISSE BEM, AINDA RESTA....

      Excluir
  2. Muitas são as premissas que permeiam o estudo da qualidade dos produtos turísticos, diferenciando-os de maneira singular apesar de sua complexa heterogeneidade, Porém um dos tópicos mais marcantes refere-se ao acolhimento, principalmente em função de o homem ser um animal social, que busca constantemente sua interação com o meio e portanto necessita sentir-se integrado para sua plena satisfação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sob a ótica do turismo, o acolhimento é o sentimento de ser bem recebido, de ser aceito em um cenário não habitual, ou seja, em uma localidade, uma cultura, um grupo social, muitas vezes diferenciados, há a necessidade de relacionamento, seja por interesses de entretenimento.A instalação desses parques ou bosques seria uma atitude mais que essencial para uma município inegavelmente turístico.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. A preocupação do Blog Opinião com o meio-ambiente é uma das razões que me fazem ser leitor assíduo do mesmo e repassar o endereço da página virtual entre amigos e parentes.

      Excluir
  3. Marcílio Gomes de Oliveira4 de setembro de 2014 às 21:47

    Como explicação nítida dessa afirmação da leitora temos o próprio caso de Triunfo, que apesar de ter uma performance ainda tímida frente a municípios como Garanhuns, Porto de Galinhas, Gravatá - consegue em muitas situações habilidades significativas, que valorizam em função do seu povo, conhecido hospitaleiro e acolhedor por natureza; ou seja, o sorriso de receber não é algo mecânico, fruto exclusivamente de treinamentos constantes, mas sim de uma verdadeira vocação.Essa vantagem competitiva demonstra, mais uma vez, o potencial municipal para o mercado turístico que deve usufruir de maneira uníssona de todas as suas competências e buscar a superação para os demais assuntos que continuam estagnados c/ou até mesmo depreciados em uma referência estadual. Caso essa problemática seja superada, certamente galgará esse charmoso lugar posições mais relevantes no cenário brasileiro sempre com um sorriso estampado nas faces dos habitantes.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!