segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NO PAÍS 87 MILHÕES DEPENDEM DE PROGRAMAS SOCIAIS PARA DEIXAR A POBREZA

Nenhum dos três principais candidatos à Presidência da República está disposto a fazer alterações significativas nos programas sociais em andamento no País

A grande rede de proteção
 
Se alguém se der ao trabalho de ler as propostas de governo dos três principais candidatos à Presidência da República verá que nenhum deles está disposto a fazer alterações significativas nos programas sociais em andamento no País. Prometem amplia-los, promover ajustes e, sobretudo, oferecer suporte para que as famílias mais pobres consigam vencer as barreiras que as mantêm tão distantes das mais ricas. Essa atitude não é novidade. Ela tem se repetido de maneira acentuada desde a redemocratização, na década de 1980.
 
Em 2001, já na reta final de seu segundo mandato, o presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou a montagem de amplo banco de dados com a relação das famílias mais pobres e informações sobre escolaridade, saúde e renda, além dos nomes e condições dos programas sociais a que tinham acesso. Ele havia instituído alguns programas de transferência de renda condicionada, entre os quais o Bolsa Escola, que só era pago se a família mantivesse as crianças estudando, e queria conhecer melhor seus efeitos e problemas. O projeto desse cadastro único, porém, não avançou muito. As principais dificuldades foram a existência de vários cadastros em diferentes ministérios e a resistência da burocracia em unificá-los.
 
Fernando Henrique deixou para o sucessor um cadastro incompleto, com 17 milhões de nomes. A partir dele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou as dificuldades técnicas e burocráticas e montou um cadastro que hoje, após quase 12 anos de permanência do Partido dos Trabalhadores no poder, impressiona por seu tamanho e eficiência.
 
Com um total de 87 milhões de pessoas cadastradas (43% da população) em 18 programas, ele é uma ferramenta tão invejável na elaboração de políticas sociais que um dos presidenciáveis, o candidato Aécio Neves, chegou a falar em aprimorar ainda mais sua confecção. Ele quer obter um tipo de sintonia fina para identificar e apoiar da melhor forma possível as famílias mais vulneráveis entre as menos protegidas.
 
O cadastro abriga um largo guarda-chuva de proteção social com programas criados no atual governo e outros que já existiam e ganharam amplitude. O quadro publicado no alto desta página dá uma ideia do seu tamanho. Para aqueles que acreditam que não são oferecidas portas de saída para as famílias, é interessante observar no quadro a existência de programas de incentivo à produção rural, acesso ao microcrédito e estímulos à comercialização, entre outros.
 
O carro-chefe das iniciativas é o Bolsa Família, resultado da aglomeração de quatro programas criados, mas pouco desenvolvidos, no governo FHC. Ele beneficiava 3,6 milhões de famílias em 2003, primeiro ano do governo Lula, e hoje atinge 14,1 milhões. Nesse período o investimento passou de R$ 1 bilhão para R$ 26 bilhões (ou 0,4% do PIB, segundo o Ipea).
 
 
Desigualdade
 
 
Os efeitos eleitorais do Bolsa Família, sempre lembrados pela oposição, são inequívocos (embora venham diminuindo ano a ano). Não se pode restringir o debate, porém, apenas a essa questão. Estudos feitos no País e no exterior já demonstraram que esses programas contribuíram para a redução da miséria. Também ajudaram a reduzir a distância entre os mais ricos e os mais pobres, embora o Brasil continue ostentando um dos piores índices de desigualdade do mundo.
 
O modelo, porém, dá sinais de esgotamento. Já é possível identificar pelo menos dois pontos em que a engrenagem ameaça emperrar. O primeiro é a redução do crescimento econômico.
 
Segundo análise da Organização das Nações Unidas, a queda das desigualdades no Brasil só foi possível pela combinação de programas sociais com a formalização do mercado de trabalho e a expressiva valorização do salário mínimo e das aposentadorias. Com a desaceleração da economia que se verifica no País, no entanto, o efeito dos programas fica comprometido.
 
O segundo ponto de preocupação é mais estrutural. Estudos sobre os programas de transferência de renda que se expandiram pela América Latina desde a década passada indicam que, se não forem acompanhados de reformas estruturais, não garantem mobilidade social.
 
O professor de economia Alexandre Freitas Barbosa, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), já observou, em estudo sobre o tema, que a mobilidade dos setores de baixa renda só é possível com reformas que incluam a elevação dos gastos em educação, saúde, habitação e saneamento, a continuidade da política de valorização do salário mínimo e crescimento econômico elevado. Ele também assinalou que nas regiões mais pobres as políticas de transferência de renda devem estar acopladas ao estímulo a atividades econômicas de médio porte e ao cooperativismo.
 
Tudo indica que o futuro presidente terá pela frente um desafio maior do que apenas tocar o que está em andamento
 
 
Fonte: MSN/ Estadão

5 comentários:

  1. É ESSA MUDANÇA QUE O GOVERNO PETISTA EMPLACOU, VICIAR O CIDADÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Ainda acredito que a presidenta Dilma Rousseff é a melhor opção de manter o país se desenvolvendo e o povo se beneficiando mais que antes.. Não adianta querer usar problemas secundários como a Petrobrás, ninguém vai dar atenção a isso , é pura invenção da oposição para tentar sujar a imagem do PT.

      Excluir
  2. Nessa época aparece de tudo para tentar conquista o voto do eleitor. Não voto no PT nunca mais.

    ResponderExcluir
  3. Programas sociais ou compra de votos, através da forma perversa de subjulgar as pessoas carentes que dependem de apoio público? Não sei onde eu estava com a cabeça que votei e fiz campanha para o desalmado PT. Cheguei a conclusão que Lula e tudinho formam uma corja das mais perigosas.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!