terça-feira, 30 de setembro de 2014

SONHO DO MERCADO PÚBLICO QUANDO SERÁ REALIZADO?



 

Quem costuma visitar o Mercado Público com relativa frequência sabe muito bem os problemas que encontra  normalmente e  como são enfrentados pelos comerciantes todos os dias de feira (quartas-feira e sábados). São estruturas precárias visíveis, como: acúmulo de lixo,  falta de higiene, ameaça de doenças , ausência de qualquer tipo de segurança, motivos que afastam a clientela,  trazendo dor de cabeça para quem depende do comércio para sobreviver com dignidade.
Esse antigo Açougue Municipal foi transformado em mercado ainda na gestão do governador Miguel Arraes, quando encontrou-se irresponsavelmente destruído - servindo como depósito do lixo recolhido nas ruas  a espera do respectivo caminhão - quando jamais deveria ter  sido aquela admirável estrutura física destruída, mas providenciado o soerguimento do andar superior, que a base  suportaria com facilidade, assim mantendo outro prédio histórico de arquitetura  destacada, construído nos meados dos anos 1950.
Depois da inauguração, iniciou-se  o funcionamento com  parte reservada à venda de carne diversas, porém existindo boxes destinados para exposição e negociação de: frutas, verduras, produtos  da cana-de-açúcar, artesanato, bebidas, comidas típicas, laticínios, lanches, ração animal, miudezas, confecções, gêneros alimentícios e outros, conforme combinado e definido  antes.  No entanto passaram a surgir queixas da sujeira acumulada no entorno e  proprietários reclamando da diminuição das vendas por causa do enorme mau cheiro, resultando na dispersão de muitos locatários.
Outras pendências estavam relacionadas à falta de espaço adequado para comercialização de alimentos perecíveis: carnes, peixes e crustáceos eram vendidos  e continuam ainda ao ar livre, sem refrigeração, oferecendo risco à saúde pública sem a devida preocupação e fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde, através do órgão subordinado, a Vigilância Sanitária. Na verdade aquele espaço não apresenta qualquer condição de funcionamento .Espera-se adaptação á época atual, investindo em frezes.
Todos prefeitos que entraram fizeram promessas, mas tudo continua na mesma ou pior, devido faltar compromisso verdadeiro que deve haver no gestor responsável, ou seja, defender a população com firmeza nas diferentes áreas;  acontece que as reformas superficiais executadas foram completamente improvisadas, sem necessária programação, visando somente abocanharem parte das verbas obtidas junto as esferas superiores ( federais e estaduais).
O sentimento geral é de abandono prédio é detentor de precariedade em todos setores:  limpeza dos banheiros , conservação do piso,  lavagem dos azulejos, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, conserto do telhado. Em dia de chuva o transtorno é maior, tem parte que o acesso fica inviável, trazendo prejuízos. Nunca houve preocupação de conservar  o ambiente, mas. existe um projeto em fase de licitação para ser construído no transcorrer do ano, que motivou concorrida audiência pública na Câmara de Vereadores, quando também foi discutido a construção urgente do novo matadouro...

O SONHO


Há um ano, (11/09/2013) foi anunciado pelo Prefeito de Triunfo. Dr. Luciano Bonfim e equipe  a Requalificação do Mercado Público de Triunfo, vejamos:

COMEÇA O TRABALHO DE REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO E DA FEIRA DE TRIUNFO

"Transformar o Mercado Público e a feira de Triunfo em espaços com maior organização, melhor estrutura e serviços é o principal objetivo da parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae regional Serra Talhada. O pré-projeto foi apresentado, na manhã desta quarta-feira, 11, em reunião com o prefeito Luciano Bonfim, o Secretário de Turismo, Evanildo Fonseca, o Diretor de Turismo Thomas Malaquias, e a diretora do Sebrae Denise Vasconcelos."...

Sebrae entrega o Projeto de Reforma do Mercado Público de Triunfo e prefeito assina autorização para licitação da obra.






18 comentários:

  1. Cada um pode - e deve - ser parte das decisões políticas, através das suas opiniões, suas convicções, seu voto bem informado, bem pensado, seu voto consciente, exigindo uma nova forma de governar. É preciso compromisso para se dedicar ao bem comum, construindo um novo pacto social, um novo governo. Afinal de contas todos nós temos o direito de viver melhor, com mais qualidade de vida. Muito proveitoso esse trabalho desenvolvido pelo jornal. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. O cidadão deve fazer valer os seus direitos e acompanhar os trabalhos das pessoas que escolheu para tomar decisões. Após as urnas o diálogo deve continuar. Questionamento devem ser tratados como oportunidades.

      Excluir
    3. Aproveitem o momento das eleições para pesquisar quem desses políticos candidatos a governador, senador, deputado federal, deputado estadual merece ser realmente votado para não escolher outra vez errado. Aprofundem o debate. O único que pessoalmente acho que merece reconhecimento no momento é o ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos, candidato a deputado federal. Esse fez muito por Triunfo e deveria ter o reconhecimento. Estou com ele e não abro...

      Excluir
    4. O nosso grande prefeito doutor Luciano Fernando de Souza vai deixar esse mercado público nos trinques, quero ver depois o que vocês vão falar.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. nunca sai com melo e bonfim perto.dinheiro que veio maninho e luciano , crau

      Excluir
    7. SE NÃO TIVESSE EMPENHO GRANDE DE VCS DO BLOG ESSE MERCADO NÃO SAIRIA NUNCA

      Excluir
  2. EDNALDO JOSÉ DOS SANTOS19 de setembro de 2014 às 07:02

    É POSSÍVEL ELEVAR A QUALIDADE DE VIDA DOS TRIUNFENSES COM PROJETO NA ÁREA DE LAZER, É POSSÍVEL TAMBÉM PENSAR DE FORMA MAIS AMPLA, EM AÇÕES PARA OS DISTRITOS DO MUNICÍPIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal do meu lugar precisa inventar uma nova cultura política para o seu futuro, isso deve ser feito agora, no presente. E ninguém tem a receita exata, mas tem a convicção dos caminhos que podem nos levar a ela. Eu me disponho a sair do papel de mero espectador para ser junto a vocês mais uma força transformadora conjunta.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. o ex-prefeito maninho comeu a verba que chegou pra recuperar o mercado e num fez foi nada. ele e lula da oposição. pode?

      Excluir
  3. Chega de má gestão pública!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Nosso prefeito doutor Luciano Fernando de Souza, faz o que pode por nosso lugar, foi o melhor prefeito que tivemos até o momento, não reconhece quem é cego.

      Excluir
  4. Alexandre Magno Nogueira19 de setembro de 2014 às 07:48

    Acredito muito na capacidade transformadora que esse blog apresenta nas suas entrelinhas. Pelo tempo de leitura, deu para observar que ele pode realizar um diálogo construtivo com os habitantes locais, para a implementação e execução de projetos nas áreas em que ele acredita a cidade possuir um grande potencial para que algo diferente seja realizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Luciano Bonfim mostra ser uma pessoa democrática, apesar dos poucos recursos, está empenhado em realizar a obra de qualificação do mercado da cidade. Quanto estiver pronta, espero que reconheçam e lhe enderecem merecidos aplausos, já que somente sabem criticar.

      Excluir
  5. Isso é como esperar nevar no sertão! O projeto arquitetônico é simplesmente maravilhoso e atende tanto as necessidades da população quanto ao turista que vem visitar a cidade mas como muitas e muitas obras que já receberam verbas com a Reforma do Estádio Municipal, creio que será mais uma que ficará para quem tiver realmente disposição em tirar do papel para tornar realidade. Dizer que a administração é impecável é no mínimo ser conivente com o estado lastimável de tantas outras coisas importantes que fazem de Triunfo nos dias atuais, uma cidade que não mais tinha o mesmo potencial de outrora. Não há desculpas, tanto esta administração quanto outras passadas, equivocaram-se no ranço da velha política e deixaram de fazer o que era necessário. A câmara de vereadores por sua vez, duas vezes por mês se reúne para dar título de cidadão, votos de pesares e aplausos, coisas insignificantes mas fiscalizarem o executivo que é bom, nada. Estamos ainda vivendo da velha política, do voto de cabresto, do favorecimento a uns em detrimento dos outros. Continuaremos assim enquanto não acordarmos para exigir mais transparência. Se houvesse transparência e seriedade não haveria denúncias, ações civis públicas promovidas pelo Ministério Público.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!