quinta-feira, 2 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA - LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


O Outubro Rosa, mês de conscientização e combate do câncer de mama, começou nesta terça-feira (1º) e busca alertar a população feminina sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de tumor, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 57.120 novos casos até o fim deste ano, representando 156 diagnósticos por dia. Em relação ao ano de 2012, são 4.440 ocorrências a mais da doença.
Para o mastologista José Luiz Bevilacqua, chefe de mastologia do A.C. Camargo Cancer Center, dentre as razões para o aumento da incidência, está a adoção do novo estilo de vida das mulheres.
 Algumas escolhas femininas podem justificar os novos números, entre elas, maternidade tardia [depois dos 30 anos], não ter filhos, consumo de bebida alcoólica, má alimentação que leva ao sobrepeso e obesidade e sedentarismo.
 -Algumas escolhas femininas podem justificar os novos números, entre elas, maternidade tardia [depois dos 30 anos], não ter filhos, consumo de bebida alcoólica, má alimentação que leva ao sobrepeso e obesidade e sedentarismo.
Além desses fatores de risco, o médico acrescenta que mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam mais chances de desenvolver a doença.
— Neste caso, dependendo da avaliação do especialista, os exames para rastreamento devem começar dez anos antes do caso mais jovem na família. Caso a mulher não tenha histórico familiar, a mamografia deve ser iniciada a partir dos 40 anos.
Como o número de casos aumenta de forma acelerada após os 50 anos, Bevilacqua chama a atenção para o diagnóstico precoce, que resulta em mais chances de cura.
Como o número de casos aumenta de forma acelerada após os 50 anos, Bevilacqua chama a atenção para o diagnóstico precoce, que resulta em mais chances de cura.
— Se detectado na fase inicial, as chances de cura são de 90% a 99%. Nos estágios mais avançados da doença, elas caem para 40% a 50%.
De acordo com o Inca, a taxa de mortalidade continua elevada, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em fases avançadas. Projeção da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030 em todo o mundo e 17 milhões de mortes pela doença. Segundo o órgão, os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil. (Fonte: R7)
EM RECIFE
 
O edifício-sede da Prefeitura do Recife (PCR) foi iluminado em cor de rosa na noite dessa quarta-feira (1º) em homenagem ao Outubro Rosa, período em que são realizadas ações para a prevenção contra o câncer de mama.
 
Nessa quinta-feira (2), mulheres com idade entre 50 e 69 serão atendidas pelo mamógrafo móvel, que está no estacionamento da Prefeitura do Recife desde às 8h ate ficará até às 17h realizando exames preventivos. As mulheres devem levar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF, RG, endereço completo (com CEP) e o nome da mãe, para fazer o exame. 
 
 
No local, também vão ser distribuídas fitas rosas, para simbolizar a luta contra a doença. Ações também serão realizadas nos distritos sanitários do Recife durante todo o mês.
 
Fonte: NE 10 PE
 

3 comentários:

  1. A iniciativa de criação do Outubro Rosa é uma demonstração de que a sensibilidade humana está funcionando de maneira satisfatória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. APROVADO...APROVADO...APROVADO

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!