quarta-feira, 19 de novembro de 2014

73ª EXPOSIÇÃO NORDESTINA DE ANIMAIS EM PERNAMBUCO RECEBE 18 ESTADOS



A Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), em parceria com a Secretaria de Agricultura e com a Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apecco), está realizando inúmeras melhorias no Parque de Exposições do Cordeiro como parte dos preparativos para 73ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD, que acontecerá de 16 a 23 de novembro de 2014, no Recife.
    
Estão sendo realizados trabalhos de recuperação em diversas áreas como nas vias de acesso, nos pavilhões de animais e sanitários públicos, com o objetivo de garantir a melhor estrutura possível para receber pecuaristas e animais vindos de todo o País. Além dessas melhorias, o parque será dotado de pediluvel e rodolúvel a fim de prevenir a saúde dos animais contra possíveis contaminações que podem estar presentes dos pneus dos veículos ou nos calçados das pessoas que transitarão no evento.

 Segundo o presidente da SNC, Emanuel Rocha, a ENAPD deste ano promete ser a maior e melhor de todos os tempos tendo em vista que, além da exposição tradicional, serão realizadas, pela primeira vez, durante o evento, as exposições nacionais das raças de ovinos Santa Inês e caprinos Boer e Anglo Nubiano. "Juntamente com essas exposições, também serão realizadas, durante a 73ª ENAPD, a exposição nacional de gado da Raça Sindi, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, e a exposição regional de gado da Raça Holandesa", destacou.

Outro ponto que deverá contribuir para o sucesso da próxima exposição, de acordo com Rocha, é o fato de que, desde o último mês de junho, a Organização Mundial de Saúde Animal declarou os estados do Nordeste e o sul do Pará como áreas de livre trânsito com vacinação contra a aftosa. Com isso, foram suspensas as restrições impostas há 14 anos pelas medidas de combate à doença. Dessa forma, está liberada a circulação de animais entre todas as regiões do País. Com isso, o evento deverá contar com um número bem maior de pecuarista de outros Estados.
 
 
Autoridades, pecuaristas, expositores e visitantes prestigiaram a abertura da 73ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, ontem (16), no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. O evento comemora um marco importante: é a primeira edição após Pernambuco ter recebido certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, em maio deste ano. A declaração de território livre - concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal - permitiu que o estado expusesse, pela primeira vez, espécies das raças de ovinos Santa Inês e caprinos Boer e Anglo Nubiano. A medida suspendeu as restrições impostas há 14 anos pelo programa de combate à febre aftosa. 

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos destacou a dimensão da integração que o evento proporciona. “Essa exposição tem possibilitado o envolvimento de vários segmentos da agropecuária pernambucana. Produtores, criadores, pecuaristas, agricultores familiares, artesões, assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas transformaram este espaço em um grande encontro, fundamental para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou.  O secretário também ressaltou os investimentos realizados na agropecuária leiteira. "Enfrentamos a seca de cabeça erguida, investindo no momento emergencial, levando água onde era necessário e alimentação dos animais onde precisava", lembrou.

O governador João Lyra Neto participou da solenidade e recordou "a força e a tradição" da genética do rebanho pernambucano. O chefe do Executivo estadual também falou que Pernambuco vive um novo ciclo, que requer uma política para que os pequenos pecuaristas se tornem empreendedores e microempresários.

 O presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), Emanuel Rocha, destacou os ganhos com a superação da barreira sanitária. "Nos anos anteriores, como tínhamos essa restrição da circulação dos animais, a exposição tinha quatro ou cinco estados. Hoje, com Pernambuco com área livre, estamos com 18 estados expondo", comemorou. Nesta edição, a exposição conta com pecuaristas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Goiás, além de expositores de todo o Nordeste.
A exposição também conta com 150 estandes que expõem maquinário, tratores, veículos leves e utilitários, motos, equipamentos de irrigação, coleta e resfriamento de leite e implementos agrícolas. Os interessados em orientação financeira para obtenção de crédito e em novidades de pesquisas agropecuárias podem acompanhar a programação de palestras promovidas no local. Os secretários estaduais Ivan Maurício (Imprensa) e Alessandro Carvalho (Defesa Social) também prestigiaram a abertura do evento.


    SERVIÇO - Os visitantes podem conferir a exposição até o próximo domingo (23), no Parque Professor Antônio Coelho (Parque do Cordeiro), localizado na Avenida Caxangá, s/n, Zona Oeste do Recife. Com entrada grátis, o espaço está aberto para visitação das 8h à meia-noite.
Fonte: Informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

 

Um comentário:

  1. Evento tradicional da Capital de Pernambuco que não se deve perder de tão importante significação.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!