domingo, 25 de janeiro de 2015

DEFESA DE MELHORIA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL


Segundo repassado por um grupo de sindicalistas insatisfeito com a condução da Prefeitura Municipal, através da gestão da Secretaria Municipal de Educação que consideram lenta ao ponto de não elaborar importantes metas básicas no setor, como a definitiva instalação da Biblioteca Pública que está sofrendo absurdamente a décima sétima transferência de imóvel, depois de  haver percorrido diversas ruas da cidade e funcionar há pouco tempo no prédio da Escola Paroquial, na Rua Padre Ibiapina, sendo agora mudada para o Colégio Stella Maris, distante do Centro, causando transtornos para professores, alunos e funcionários. Alegam ainda existir perdas irreparáveis relacionadas à Pasta da Educação devido a visível desmotivação do Executivo.





Citam por exemplo maior aproveitamento na oferta de educação integral que está no Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecendo projetos para a área nos próximos dez anos. Segundo o plano, a educação integral, que atualmente chega a aproximadamente  30% das escolas públicas e deve atingir 50%, depois de reivindicações de órgãos sindicais nas escolas fundamentais neste 2015. Além do programa federal alguns estados e municípios, inclusive de Pernambuco, oferecem os próprios programas, não acontecendo na província.

Defendem para obter retorno no aprendizado ampliar jornada da educação , devendo educandários locais terem carga horária, no mínimo de sete horas diárias ou 35 horas semanais.e que durante o período  na escola, os estudantes recebendo três refeições, porém as conquistas no município são na verdade as mínimas possíveis, diferente de outras localidades.

Adiantam ainda  que a  liberação de recursos financeiros é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, a adesão é pela internet. As escolas escolhem até cinco atividades nos macros-campos do programa, entre eles: acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção de saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. No entanto tem-se perdido divisas significativas em relação a municípios sem a mesma tradição de ensino na Região do Pajeú, a exemplo da pequena Quixaba, distrito desmembrado de Carnaíba-PE e demais.

12 comentários:

  1. a biblioteca municipal já mudou de novo? isso é uma esculhambação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ FAZEM AQUELA VELHA MAQUIAGEM DE INÍCIO DE ANO LETIVO

      Excluir
    2. D.GRAÇA RABELO NÃO TEM O QUE FAZER, POIS A PREFEITURA NÃO POSSUI UM PRÉDIO ONDE FUNCIONE EM DEFINITIVO.É SUFOCO!

      Excluir
    3. Existe verbas federais destinadas a instalação e manutenção de bibliotecas públicas pelo MEC.

      Excluir
    4. Antonio Fernando Ribeiro20 de janeiro de 2015 às 12:38

      O discurso do prefeito revela uma grande preocupação e inquietação na maioria das pessoas conscientes, mas não passa de um sonho tudo que promete.

      Excluir
  2. Pobre Triunfo! Sem atendimento médico,, sem abastecimento de água, cheia de buracos por toda parte, montanha de lixo nos bairros e a prefeitura resolve fechar a biblioteca pública que funcionava na rua caridade; assim os turistas só irão ver as mazelas de uma cidade que pede socorro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E político algum fala desse assunto, parece até que é de propósito, para poder usar essa situação em benefício próprio. Cadê o ex- secretário e ex- vereador Josivan Geraldo, recebeu cala boca e sumiu no PTB. Votei nele pra nuca mais.

      Excluir
    2. São essas e outras coisas que me fazem sentir vergonha pelo menos momentânea desta cidade linda que é Triunfo. Temos que dar um basta nesta situação. Prefeito Luciano, pelo amor de Deus, se pronuncie, faça algo deixe a população sentir vergonha da sua própria cidade.

      Excluir
  3. Maria de Fátima Bezerra20 de janeiro de 2015 às 08:58

    É um dos maiores exemplos de descaso dos gestores públicos, que visam apenas a exploração midiática em detrimento da solução dos verdadeiros problemas da população. São ruas às escuras, sem nenhuma segurança, deixando todos expostos à sorte, principalmente no horário noturno. Mais um absurdo dessa "classe política", inoperante por conveniência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que o tripé inovação, trabalho e austeridade seja esquecido pelos políticos.

      Excluir
  4. O que é bom dura pouco

    ResponderExcluir
  5. A irresponsabilidade de viverem mudando a biblioteca pra tudo que é canto não é da secretaria de educação dona graça rabelo, é do prefeito luciano bomfim que nunca se incomodou com a educação e esportes daqui

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!