terça-feira, 13 de janeiro de 2015

DENÚNCIAS CRESCENTES DE POLUIÇÃO SONORA


Seria muito bom se a população triunfense procurasse entender que segundo determina a Constituição Federal no seu artigo 225, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à saudável qualidade de vida. O alcance desse equilíbrio inclui o direito de decidir sobre o que  e quando ouvir ou ainda a possibilidade de não escutar determinados sons ou ruídos. 

Mas o combate à poluição sonora é algo muito complexo, principalmente quando se trata de cidade interiorana onde todos se conhecem e evitam atritos pessoais, embora prejudicados ou desrespeitados, no que existe exceções de pessoas que cobram sem constrangimento o cumprimento da cidadania.É necessário chamar atenção para um procedimento mais simples que se imagina, o barulho insuportável causado pelos eventos ocorridos no equivocado Pátio de Eventos, tormento dos habitantes, que jamais deveria ter sido instalado naquele local inadequado.
Na verdade é grande a dificuldade de combater a intolerância dos abusantes que teimam não obedecer as regras, tornando-se verdadeiro desafio por conta do tradicional aspecto cultural que a questão lhe cerca, muitos habitantes nunca se deram conta do que significa a prejudicial poluição ambiental. Deve então a Prefeitura Municipal, através da Assessoria Jurídica em parceria com o Ministério Público de Pernambuco - MPPE e outros órgãos da administração pública estadual e municipal, a exemplo das polícias Civil e Militar, ou Guarda Municipal,  despertarem para combater um problema que está incomodando muito, porém não está sendo denunciado como deveria, por falta de esclarecimento da população para o fato de que poluição sonora é caso de política e justiça, mas nem sequer procuram uma delegacia. para reclamações domésticas rotineiras, elevando assim a crescente impunidade que se pode constatar.

Pode muito bem os representantes do Governo Municipal disponibilizarem uma cartilha de alerta aos moradores e modelo de carta ao poluidor que funciona como medida preventiva e pode surtir efeito, chegando a poupar a atuação dos órgãos fiscalizadores, porque quando dirigida a alguém com o mínimo de consciência, já consegue reverter o problema.Também há leis que regulamentam a questão da poluição nas três esferas de poder estadual e federal: Executivo, Legislativo e Judiciário, alimentando ainda mais as chances de moralização. 

Caso desejem as pseudo-lideranças que pouco ou quase nada se preocupam com aqueles vândalos perturbadores  não se importando se é manhã, tarde,noite ou madrugada, definidas pelas leis sobre poluição sonora, visando à proteção do sossego, do trabalho e da saúde, em qualquer que seja a hora, além de infração administrativa sujeita à multa, é também infração penal passível de prisão em flagrante e pena de 1 a 5 anos de reclusão.

5 comentários:

  1. Francisco A. Rodrigues9 de janeiro de 2015 às 07:33

    Assunto da maior importância ressaltado, realmente está ficado insuportável o barulho provocado por esse pátio de eventos muito mal situado e que atrapalha bastante o trânsito da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Maria do Socorro Diniz10 de janeiro de 2015 às 07:52

    Necessita haver uma intervenção sobre o grande barulho causado nas festas ocorridas naquela praça, ninguém suporta mais o volume descontrolado do som que não possui qualquer qualidade. Talvez os operadores imaginem que alterar a potência seja algo interessante para que se encontra no meio das pessoas ou escutando em casa. A reclamação é intensa, mas solução nenhuma, parece que temem o proprietário .

    ResponderExcluir
  3. AINDA BEM QUE EXISTE ESSE ESPAÇO PRA DENUNCIAR PORQUE OS VEREADORES DESTA CIDADE NÃO SERVEM PARA NADA, NEM PARECEM QUE TUDO ISSO É OBRIGAÇÃO DELES INTERVIR.

    ResponderExcluir
  4. "A poluição sonora começa no interior de cada pessoa, Carlos Ferraz. Essa é a minha visão, digamos, humana, psicológica..kk..Quanto ao problema apresentado no Blog, quem se sentir incomodado como os eventos promovidos poderá procurar, como sugerido na reportagem, o MP local, que deverá tomar as devidas providências perante os Órgãos Públicos. Feliz 2015 para vc e a sua família."

    ResponderExcluir
  5. Os vereadores daqui deveriam estar saindo também na TV Globo, porque recebem diárias mensais sem viajar para lugar nenhum, isso é corrupção, apurem e denunciem, até o vereador de Jericó está no meio. São todos pilantras...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!