domingo, 11 de janeiro de 2015

DOMINGO MUSICAL HOMENAGEIA O CENTENÁRIO DO COMPOSITOR HUMBERTO TEXEIRA - DOUTOR DO BAIÃO



Nesta segunda-feira, 5 de janeiro, completam-se cem anos do nascimento de um personagem esquecido, mas central para a música popular brasileira no Século 20, o compositor e letrista cearense de Iguatu, Humberto Teixeira. Anônimo para muitos, ele foi parceiro de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) em clássicos que povoam o imaginário de sucessivas gerações de brasileiros, como Asa BrancaAssum PretoJuazeiroRespeita Januário e No Meu Pé de Serra, e ajudou a colocar o trio sanfona, zabumba e triângulo no mapa de nossa música.


Foram pelas vozes do conjunto cearense “Quatro Ases e Um Coringa” que, em 1946, foi lançada a composição “Baião”, da dupla Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga. Ambos de origens nordestinas, o primeiro cearense e o segundo pernambucano, beberam nas fontes originais onde estão as nossas raízes culturais - a Bahia com suas influências de matizes africanas.
A gravação de “Baião” foi o pontapé inicial seguido de vários lances com destaque para “Juazeiro”, “Baião de dois”, “Qui nem jiló” e “Respeita Januário”. O certo é que as composições da dupla fomentou o processo de consolidação do “Baião”, rumo ao sucesso jamais imaginado décadas atrás, caindo no gosto do povo.
Humberto Teixeira atuou em várias frentes, a exemplo da luta pelos Direitos Autorais e a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Humberto Teixeira visando à formação de caravanas de artistas para divulgar a música brasileira no país e no exterior.

Vídeos selecionados
Baião” (Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga) # Quatro Ases e um Coringa. Disco Odeon (13251-A), 1946. 

Kalu” (Humberto Teixeira) # Dalva de Oliveira. Disco Odeon (série azul/internacional X-3361-A), 1952.

Baião de dois” (Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga) # Emilinha Borba. Disco Continental (16187-A), 1950.


Adeus Maria fulô” (Humberto Teixeira/Sivuca) # Gal Costa (voz) / Sivuca e Zé Américo (acordeon) / Jorge Helder (baixo elétrico) / Lula Galvão (violão) / André (bateria) / Robertinho Silva e Mingo Araújo (percussão) / Wagner Tiso (piano).


Dono dos teus olhos” (Humberto Teixeira) # Jair Alves. Disco RCA Victor (801681-A), 1956.

Fragmento do documentário “Humberto Teixeira - O Doutor do Baião” - sobre sua vida e obra. Direção Dora Jobim e Gabriela Figueiredo.


Trailer - "O homem que engarrafava nuvens". Dirigido por Lírio Ferreira esse documentário musical conta a história de Humberto Teixeira, o Doutor do Baião.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!