terça-feira, 20 de janeiro de 2015

HOJE É O DIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO, NOSSAS FELICITAÇÕES!


Assim falou o Escritor Monteiro Lobato sobre a profissão do Farmacêutico



“O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O farmacêutico representa o elo de ligação, é um órgão, entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do farmacêutico é o mesmo do soldado: servir. Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao farmacêutico”.

Neste 20 de janeiro comemoramos o Dia Nacional do Farmacêutico. A data é comemorada no mesmo dia do aniversário da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e tem como objetivo festejar a doação do profissional à farmácia brasileira. “Este é um bom momento para refletir sobre o papel do farmacêutico e apresentar à população um pouco mais de seu trabalho”, afirma Andréa Vilela, presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag)- Regional Minas. Estima-se que no Brasil existam mais de 50.000 farmácias, num mercado consumidor onde o país está entre os cinco maiores do mundo.

As primeiras boticas ou apotecas que surgiram no século 10 são precursoras da farmácia moderna assistida. Os farmacêuticos, no início, incrementavam as fórmulas existentes para melhor atender as necessidades da época, marcadas por um período entre guerras, doenças e epidemias. Os medicamentos, anteriormente, eram muito escassos e milhares de pessoas chegavam a óbito por falta de acesso. No Brasil, eles só apareciam quando expedições portuguesas, francesas ou espanholas chegavam com suas esquadras.


A farmácia de manipulação pode ser confundida com a história da Farmácia no Brasil. O boticário do período colonial manipulava e produzia o medicamento na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Com o tempo, da botica foram originados dois tipos de estabelecimento: a farmácia e o Laboratório Industrial Farmacêutico.

Há registros muito antigos do exercício da profissão, de mais de 2 mil anos e, com os avanços da ciência e tecnologia, as práticas do passado foram evoluindo e tomaram consistência. Com o avanço das pesquisas das indústrias farmacêuticas, o mercado para os profissionais parece ser cada vez mais promissor, assim como as inúmeras oportunidades de atuação. Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF) existem mais de 70 atuações para o profissional da farmácia. Entre elas, podemos citar a própria indústria farmacêutica, a de cosméticos, fiscalização sanitária, hospitais e auditoria em saúde. Inovaram quando determinaram assistência plena nas farmácias e drogarias, visando transformar o profissional de farmácia no principal elo entre a medicina e a humanidade sofredora”, frisa.
 
É inegável o valor que esses peritos na preparação de fórmulas e desenvolvimento de novas substâncias inovadoras apresentam para a saúde no mundo contemporâneo, objetivando a melhoria da condição de vida da população. O farmacêutico atua diretamente nas mudanças ocorridas na relação saúde e paciente, no aumento da expectativa de vida pela criação de diversas substâncias e vacinas, na melhoria das instituições de saúde e o no avanço da medicina em geral.


Assim como o médico e o enfermeiro, o farmacêutico é dedicado essencialmente à saúde, entretanto o seu objeto de trabalho está centrado,em prevenir a doença, em aliviar a dor, em recuperar a saúde por meio do "medicamento". O farmacêutico atua avaliando criticamente as condições de vida/saúde da sociedade, por meio de seu âmbito profissional, contribuindo com a promoção da assistência  e da atenção farmacêutica.



Para homenagear os profissionais de farmácia, um poema de felicitação 

Fonte - Portal Nacional de Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!