O ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), abandonou o Plenário da Câmara Federal, nesta quarta-feira (18), após ser chamado palhaço pelo deputado Sérgio Szveiter (PSD-RJ). O cearense foi à Câmara Federal pedir perdão por ter dito que havia “300, 400 achacadores” na Casa. Porém, ao fim de sua fala, atacou a base governista, chamado parlamentares de oportunistas, além de pedir para quem “larguem o osso”. O ministro acirrou os ânimos do parlamento, complicando a relação com o Poder Executivo.
O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), foi o primeiro a comentar as declarações de Cid e ressaltou que ele ultrapassou as regras de convivência democrática e perdeu as condições de continuar no cargo. “Vamos cobrar do governo se tolera ou orienta os seus ministros a não respeitar o parlamento, porque esse parlamento respeita os seus ministros”, declarou o deputado.
O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), também se colocou a favor da saída de Cid Gomes. “Só há duas opções: ou o ministro se demite do cargo, ou a presidente Dilma [Rousseff] demite o ministro. Ou então os 400 deputados da base do governo assumem que são achacadores e aí o ministro fica no cargo”.
Por sua vez, Cid ressaltou que não falaria quem seriam os 400 deputados achacadores. “Eu não sou o Ministério Público, é ele que tem o dever de procurar e investigar pessoas que agem fora da lei”. A sessão foi encerrada quando havia ainda 71 inscritos para falar sobre o assunto.
Polêmicas em pauta
O líder do PSC, deputado Andre Moura (SE), aproveitou o momento para relembrar todas as polêmicas em que Cid estaria envolvido no Ceará, utilizando dinheiro público para fins privados. “[Ele] não tem moral, é achacador e desqualificado”. Ele ainda criticou o “sorriso irônico” do ministro.
“Enquanto governador do Ceará, viajou por toda a Europa com recursos pagos com o dinheiro do povo do Ceará e, achando pouco, levou a sogra”, declarou, fazendo referência à viagem feita por Cid no Carnaval de 2008 em jato fretado pelo governo estadual.
“Achacador somos nós ou é um governador que começou a construção de um aquário, em 2012, na praia de Iracema e essa obra está orçada em R$ 300 milhões quando o governo do estado do Rio de Janeiro constrói o maior aquário marinho do Brasil e a obra está em R$ 90 milhões em recursos privados?”.
Moura também criticou o pagamento de R$ 600 mil para um show da cantora Ivete Sangalo na inauguração de um hospital em Sobral, base eleitoral de Gomes. Segundo o líder do PSC, o valor foi superfaturado. “Enquanto isso a obra mal feita fez uma marquise desabar um mês após a inauguração”.
PRESIDENTE DA CÂMARA DE DEPUTADOS ANUNCIOU DEMISSÃO DE CID GOMES

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), anunciou, às 18h desta quarta-feira (18), que a Casa Civil da Presidência da República comunicou a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes (Pros). O anúncio foi feito minutos depois do abandono do cearense do plenário, insatisfeito após ser chamado de “palhaço” pelo deputado federal Sérgio Szveiter (PSD-RJ).
O Palácio do Planalto ainda não anunciou oficialmente se Cid foi demitido ou se pediu demissão. Com isso, o cearense, que nos últimos oito anos foi governador do Ceará, permaneceu no cargo durante somente 77 dias.
Ao atender requerimento da Câmara para explicar sua declaração de que a Casa possui “300 ou 400 deputados achacadores”, o ministro da Educação pediu desculpas a quem se sentiu atingido, mas partiu para o ataque a parlamentares de oposição.
Explicando-se aos deputados, Cid disse que há deputados que “criam dificuldades para obter facilidades”, pediu desculpas a quem se sentiu ofendido, mas cobrou lealdade dos deputados da base, e apontando o dedo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).
Atualização às 18h55

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou uma nota oficial:
“O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou nesta quarta-feira, 18 de março, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta”.
Fonte: Tribuna do Ceará

Esse elemento assim como o irmão Ciro Gomes são prepotentes e não sabem dialogar com humildade e firmeza. São corruptos, sim. Fora junto com a quadrilha dos PTralhas.
ResponderExcluir