segunda-feira, 23 de março de 2015

TRIUNFO DOMINADO PELO MONOPÓLIO POLÍTICO, O QUE FAZER? - POR MARCOS ANTÔNIO FLORENTINO


Caro amigo Williams e demais Triunfenses, enquanto estive no anonimato e por fora da vida política de Triunfo, sempre imaginei que nossa cidade, além de ser este paraíso do ponto de vista de qualidade de vida, fosse também uma cidade blindada contra a corrupção.

Mas tão logo voltei a frequentar minha querida Triunfo com mais assiduidade e me inteirar da sua vida política, tamanha foi a minha surpresa ao constatar que ela é igualzinha as demais cidades do nosso país, ou seja, contaminada de todas as mazelas que os políticos parasitas lhes oferecem.

Tudo bem que existam partidos de oposição, até por que as divergências são salutares ao exercício da democracia, mas nunca deixar que a corrupção domine a cidade e os cidadãos, ao ponto de termos que conviver com esta ditadura política que se instalou na nossa cidade.

Estive em Triunfo nas festas de momo na companhia da minha família e pude ouvir de várias pessoas o que jamais esperei ouvir, “TRIUNFO ESTÁ DOMINADO POLITICAMENTE PELO GESTOR ATUAL DE TAL FORMA QUE, SE ELE INDICAR UM CACHORRO VIRA-LATA PARA CONCORRER ELE GANHARÁ."

A herança política que trago dentro de mim e faço questão de colocá-la em prática, é oriunda da política dos anos 60 e 70, época em que os políticos eram homens de reputação ilibada e notável competência administrativa, muito embora alguns deles sequer tenham concluído o segundo grau escolar.

Os cidadãos aos quais me refiro, nunca foram políticos profissionais, ao contrário, davam sua parcela de colaboração na administração do município e ao mesmo tempo cuidavam das suas famílias e dos seus negócios. Nesta época eu era muito criança e não entendia nada de política, muito embora nem fosse preciso entender desse assunto tão prolixo, por que os gestores dessa época representavam a sociedade de fato e de direito, eram cidadãos honestos preocupados apenas com a satisfação da sociedade, o que menos importava para eles era a realização pessoal e o enriquecimento ilícito.

Lembro-me muito bem, que nos governos de Paulo Guerra e Nilo Coelho, em pleno regime militar, que sucederam a Cid Sampaio, o Prefeito de Triunfo era o Sr. Marçal Maia, sucedido por Artur Viana, que elegeu José Veríssimo, José Rodrigues, Júlio Ramos, sendo estes os gestores que tudo fizeram por Triunfo, deixando muito pouco por se fazer para os futuros Gestores.

Construíram calçamento em todas as Ruas, Escolas, Praças, Maternidade, Asfalto, trouxeram a Energia Elétrica e Água Encanada, incentivaram a agricultura, mantiveram os engenhos de cana-de-açúcar, instalaram a fábrica de polpa de goiaba, etc.

O que restou para os futuros prefeitos fazerem com muita competência foi a depredação do nosso Patrimônio Histórico e Cultural com a demolição de prédios antigos, a destruição dos pontos turísticos por falta de manutenção adequada, a quase falência das festas tradicionais, o sucateamento da saúde pública, a decadência do ensino público por falta de vontade política e incompetência administrativa, além da proliferação da corrupção.

Por todos estes motivos óbvios não posso fazer outra coisa a não ser criticar, denunciar e rezar pela intercessão divina, quem sabe os deuses não operem um milagre e os façam entender que num regime democrático não cabe mais a prática de casuísmo, perseguição, corrupção, nepotismo, improbidade administrativa.


Redator: Marcos Antônio Florentino Lima

Recife, aa de Março de 2015

9 comentários:

  1. José Ribeiro de Souza23 de março de 2015 às 19:13

    O interessante é que a opinião pública não está nem se lixando e ainda diz que se o prefeito atual apresentar um cachorro será eleito. grande virtude admitir isso, é prova cabal de que o retrato do povo se reproduz por quem escolhe para lhe representar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. PRECISA HAVER UMA AÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO QUE SE INSTALOU NA POLÍTICA DE TRIUNFO. NADA MUDA, É SEMPRE O MESMO GRUPO DOMINANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Acho que a base do governo municipal nunca esteve tão pouco homogênea e desunida como agora, agindo por debaixo dos panos, não estão sendo aceitos os nomes citados para candidatos a prefeito e vice, muita água vai rolar.Isso tem que acontecer, porque há uma coisa chamada fadiga do tempo, acontece nas relações humanas também, um governo de muito tempo cansa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pronto chegou o que faltava, dois pirados juntos: terto e florentino

      Excluir
  4. Como já afirmei em diversas declarações, o que temos com a apresentação de um candidato do gestor atual é o continuísmo, o desrespeito, abuso de poder, uso indevido da máquina pública. Candidatos deste governo assim como os aliados políticos que enquadram o legislativo não são dignos de confiança. As aberrações, as denúncias, as ações promovidas pelo Ministério Público, a condenação para execução de dívida com a União, a entrega de casas do Programa Minha Casa Minha Vida para pessoas com a condição de ocupantes posto que as casas entregues estavam sem condições de habitabilidade e isso assinado pelo próprio gestor. Tal denúncia já está sendo efetuada ao Ministério Público Federal tendo em vista que os recursos usados foram da Federação. O candidato do prefeito nada mais é que a continuação da esbórnia que se instalou no município. Afirmam eles que a oposição, digo o PCdoB não sairá com candidatura própria mas é a mais pura mentira. Não háa menor possibilidade de coligação com quem se diz oposicionista e muto menos o PCdoB vai engolir estes que são abutres e às vésperas das eleições querem agir cordeirinhos. Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte pois outras denúncias estão prestes a tornarem-se públicas. Ou acabamos de vez com estes que enganam o povo com promessas falsas e tentam persuadi-los com a compra indevida de votos podem ficar espertos pois esta mamata vai acabar. O ágio da compra de votos.é absurda na Cidade de Triunfo e o oferecimento de míseras quantias para segurarem o voto durante vários meses já é uma constante e continuam a visitarem sítios, casas e a intimidarem pessoas para continuarem no poder. Sejamos fortes e firmes, Triunfo precisa sair desta velha política coronelista, do voto a base da chibata, do abuso de autoridade, do desrespeito para com os funcionários públicos que realmente dão o sangue e são desmerecidos. Triunfo precisa acordar para um temo novo, sair do ostracismo político destes abutres que sugam o dinheiro público e somente votam contra os interesses do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FRANCISCO A. RODRIGUES24 de março de 2015 às 10:59

      TORÇO QUE NO CAMPO DA OPOSIÇÃO SEJAM APRESENTADOS PELO MENOS TRÊS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO PARA ANGARIAR VOTOS DAS PESSOAS MAIS ESCLARECIDAS DA CIDADE E ZONA RURAL E COMBATER O VOTO ADQUIRIDO COM A MÁQUINA PÚBLICA, AMEAÇAS E MUITO DINHEIRO INVESTIDO PARA COMPRAR CONSCIÊNCIAS. E AINDA SE ACHAM LÍDERES E DONOS DA BOLA. DEVIAM TER É VERGONHA.

      Excluir
  5. O que realmente precisamos Sr. Marcos Antônio, amigo de tantos anos e que foi testemunha de que a cidade de Triunfo naqueles áureos tempos, não vivia encharcada de politiqueiros que somente querem continuar no poder para se perpetuarem no poder com o escopo de enriquecerem como muitos já enriqueceram e com o dinheiro público. Além de tudo, resta claro que a cidade está contaminada com o ranço da velha política, política, o da compra ilegal de votos, a do voto do cabresto, o de autoritarismo, perseguição política, e de diversos escândalos já denunciados por este conceituado blog. O candidato do prefeito nada mais é do que aquele que em outros tempos, esteve em outros governos e por muitas vezes se desentendeu com o seu próprio apoiador já que o mesmo em algumas vezes não o atendeu nas suas solicitações. O jogo de interesses é grande e é inegável a forma inescrupulosa de persuadirem o povo e subestimarem a inteligência de grandes Triunfenses que ainda moram na cidade e de muitos que não abandonaram as suas raízes e que foram para a capital com o intuito de formarem-se e de crescerem. Hoje,na atual conjuntura, sem nascimento na cidade de triunfenses posto que a Unidade Mista Felinto Wanderley não executa partos tendo em vista que a sala de parto foi transformada em depósito, e dos demais que estão crescendo e saindo das escolas para cursarem universidades na capital exatamente por falta de oportunidade. Não se vê nesta cidade nenhum incentivo ao jovem que quer pelo menos uma profissionalização, muito pelo contrário, estes jovens estão entregues ao vício da bebida e do cruel tráfico de drogas. Jovens se perdendo por falta de oportunidade, sem interesse do poder público a a não ser o de trazer nomes de cantores para as péssimas atrações que incitam a violência ou atentam contra a moral já que fazem apologia ao escancaramento do sexo, da droga, do conhecimento do que realmente é cultura. Neste diapasão,não me resta outra coisa a não ser externar e denunciar as falcatruas e intolerantes aberrações que ocorrem na cidade.Sou criticado por ter vínculo com outros prefeitos que que estiveram em gestões passadas, é minha família e laços de sangue não se exterminam, família é indestrutível, uma fortaleza muito embora tenhamos opiniões políticas divergentes. Nos respeitamos mas não falamos em política posto que sabemos muito bem dividir o que muitos filhos de chocadeira não sabem fazer.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!