domingo, 26 de abril de 2015

PARABÉNS, BRASÍLIA! - POR LUIZ SAUL







Neste novo aniversário ou em qualquer dos últimos tempos, Brasília contempla a chama das discussões e das polêmicas que giram em torno da sua imagem, tantas vezes alimentadas por um tipo de preconceito urdido nas entranhas da ignorância de parte dos nacionais. 

Diferentemente de quando a capital do país se sediava no Rio de Janeiro, e as notícias políticas eram diluídas no conjunto das atrações próprias dos cariocas, Brasília transformou-se naturalmente no centro de convergência de um tipo de fascínio de informação que, se, por um lado, implica prestígio, por outro, impõe pesado ônus. 


Com efeito, centro do poder costuma também ser identificada pelos desinformados como berço das mazelas nacionais. Esse tipo de equívoco extraído da miopia de uns e da má fé de outros (ou dos dois) apõe um véu acobertamento na circunstância de que enorme parcela dos malfeitores provém dos Estados da Federação, ainda que não se isente a contribuição de alguns dos daqui. Tem-se a impressão de que acusar Brasília dos males nacionais produz uma sensação de “inocência conveniente” a quem está fora do Distrito Federal.



Isso abstraído, aos desavisados é oportuno informar que Brasília é uma cidade quase como qualquer outra. Quase, porque é projetada, razoavelmente organizada, pacífica, produtora e produtiva. Seus habitantes, como todos os demais do país, sofrem os efeitos das erronias políticas, laboram honestamente pela sobrevivência e pela defesa da família, sacolejam no transporte público, e, por fim, deleitam-se com o bônus que a cidade oferece. 

No contraponto do descrédito e da mancha negativa que a eventual pobreza de espírito pretende impingir à Capital Federal existe o reconhecimento da outra parte esclarecida do país, e a admissão internacional da cidade como patrimônio da humanidade. 



Quem é daqui, e quem não é, mas se sente, temos mesmo é que nos orgulhar. 
Em tempo: Na verdade, eu devia mandar um beijim no ombro...


Por: Luiz Saul Pereira

Fotos : pelas lentes do fotografo triunfense Magno Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!