sábado, 2 de maio de 2015

APROVADA DETENÇÃO PARA QUEM MATAR CÃES E GATOS - MARIA DA GLÓRIA GOMES

Projeto que prevê detenção de 1 a 3 anos ainda terá que passar pela aprovação do Senado



O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29), o Projeto de Lei 2833/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos.
A matéria, aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR-MG), será votada ainda pelo Senado.
De acordo com o texto, matar cão ou gato terá pena de detenção de 1 a 3 anos. A exceção será para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida.
Se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de 1 a 3 anos. Neste último caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infecto-contagiosa que não responda a tratamento.
Essas penas serão aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.
Assistência e abandono
Para o agente público que tenha a função de preservar a vida de animais e não prestar assistência de socorro a cães e gatos em situações de grave e iminente perigo, ou não pedir o socorro da autoridade pública, a pena será de detenção de 1 a 3 anos.
O abandono de cão ou gato provocará a detenção por 3 meses a 1 ano. O abandono é definido pelo projeto como deixar o animal de sua propriedade, posse ou guarda, desamparado e entregue à própria sorte em locais públicos ou propriedades privadas.
Rinha de cães
No caso da rinha de cães, a pena será de reclusão de 3 a 5 anos; e a exposição de cão ou gato a perigo de vida ou a situação contra sua saúde ou integridade física provocará detenção de 3 meses a 1 ano.
Aumento de pena
Todas as penas previstas no projeto serão aumentadas quando, para a execução do crime, se reunirem mais de duas pessoas.
Interesse da sociedade
O autor da proposta disse que o projeto vai ao encontro das expectativas dos eleitores.
— Estamos decidindo dentro do que a sociedade nos pede.
Segundo o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) as estatísticas demonstram que quem maltrata animais tende a maltratar mais idosos, crianças e mulheres. 
— Cada vez cresce a preocupação da sociedade brasileira para corrigir essas práticas de covardia que ainda acontecem.
Mesmo com orientação de todos os partidos a favor do texto, houve críticas à medida. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) pediu mais tempo para analisar o projeto.
— O mérito é indiscutível, mas há uma confusão para usar o direito penal para mudar comportamento. Tenho dúvidas se o texto está adequado.
Já o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) considerou uma “loucura” a Câmara votar a proposta, porque, em sua avaliação, ela pode causar superlotação de presídios.
— Seria preciso usar o Maracanã para colocar as pessoas que agem contra cães e gatos.”
Fonte: Notícias Brasil/ R7

2 comentários:

  1. João Carlos Pereira4 de maio de 2015 às 08:35

    Maus-tratos a animais com penas maiores. A Câmara de deputados aprovou texto que aumenta punições, mas mudança ainda depende do Senado.

    ResponderExcluir
  2. As estatísticas mostram que os mesmos que agridem os cães, gatos, os animais de forma geral, são aqueles que agridem o idoso, que batem na mulher,, que agridem as crianças. É o mesmo covarde.Trata-se do mesmo tipo de cidadão que não tem respeito a quem é mais fraco e não pode se defender.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!