quinta-feira, 28 de maio de 2015

CARTA À REDAÇÃO - WILLIAMS TERTO CARNEIRO



Não há somente um mês que este conceituado blog não venha a publicar matérias como esta e como tantas outras referentes as obras inacabadas. Temos um Prefeito ausente, ninguém consegue ver esse gestor caminhando pelas ruas da cidade e observando os devaneios de sua própria administração. 

Quando se vê o dito prefeito é diante do fórum para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta ou para alguma audiência referida aos problemas do município. O saneamento público na cidade não existe, obras inacabadas não somente a o do entorno do Lago quanto a do Estádio Centenário e muito mais e que já receberam verbas do Governo Federal há anos estão paralisadas. O que dizer da falta de médicos em seus plantões na Unidade Mista Felinto Wanderley e a falta de medicamentos básicos? 

O que dizer das construções sem alvará que continuam a todo vapor a descaracterizar a cidade e desordenar o patrimônio histórico. As ações de nunciação de obra nova e demolitória são somente distribuídas para quem anda certo ao passo que pessoas que compõem a cúpula desta administração continuam a serem beneficiados e justamente que ele possa ter mais força para eleger o seu sucessor para dar continuidade a esta administração autoritária, ineficiente e tão cheia de escândalos. 

Triunfo precisa do novo, de gente nova tanto no executivo quanto do legislativo que é outro poder que é conivente com os desmandos de abuso de autoridade. Falam-se em nomes para a disputa eleitoral e que ainda não está definida por parte do bloco de oposição. Pensar que existe nomes definidos na oposição é querer colocar o carro na frente dos bois. O único nome certo para a tal disputa é o candidato do prefeito. 

Estuda-se com clareza um nome para disputar com equidade o que com certeza trará mudanças para a cidade. Feita a denúncia acerca das casas populares que foram entregues a título precário aos moradores que estão lá na condição de ocupantes porque até mesmo o documento que possuem demonstra que as casas não possuem condições de habitabilidade. 

Ora, como se é entregue casas sem habite-se, sem as devidas precauções. Assinar um documento como este e entregar estas casas da forma que foram entregues é no mínimo burrice. E porque não falar no Mercado Público, no Matadouro que foi demolido à pulso, com arrogância, com autoritarismo, sem a devida autorização, outorga dos vereadores já que se tratava de bem público? Os riachos estão assoreados e alguns deles estão cheios de esgotos e fossas que levam estes dejetos para o Lago Principal que está completamente poluído. Será que o prefeito desta cidade teria coragem de se aventurar a dar um mergulho nas águas nojentas e cheias de lixo? Outrora se via muitos que tomavam banho nestas águas mas até mesmo aqueles que dão o seu passeio habitual às margens deste lago, sentem o odor insuportável que se exala dele. 

E porque não falar das escolas rurais que fecharam e os alunos que saem dos sítios são ainda carregados em carros que não possuem as mínimas condições, são conduzidos como animais e mesmo tendo ônibus que foram doados pelo Governo Federal. 

Porque não se dá uma explicação do porque se paga um imóvel para o SAMU há mais de um ano e meio sem nada lá funcionar? Porque as ambulâncias estão se acabando no pátio da Unidade Mista? Porque não nascem mais triunfenses na cidade? Onde está a sala de parto? Todos sabem que foi transformada em depósito. Porque ainda não se conseguiu chegar ao fim o inquérito sobre a contratação de falsos médicos que puseram a população em risco? E as ações Civis públicas que agora tramitam em segredo de justiça. Que homem blindado é este, meu Deus?

O que mais nos deixa envergonhados é que a população assiste a tudo isso e continua inerte. Avante povo triunfense! Partamos para o enfrentamento, para abolir o município destas atrocidades que somente envergonham um passado não muito distante quando o município era ainda mais cobiçado por turistas e até mesmo por governantes que tinham muito mais respeito pelo torrão natal. Acabemos com esta continuidade de erros e mudemos isso de uma vez por todas.

9 comentários:

  1. Terto sempre alerta....parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Antonio Carlos da Silva28 de maio de 2015 às 17:56

    Imagino se não fosse o advogado Williams Terto Carneiro para botar a boca no trombone, o que seria. Essa oposição daí não dá um pio, é tudo somente cuidando do seu lado pessoal e o coletivo que se exploda.Cadê os candidatos da eleição anterior? Tomaram doril?

    ResponderExcluir
  3. Para quem duvidar acerca daquilo que é recebido pelo município pelo Governo Federal, é somente acessar o portal da transparência e se assustarem o quanto entra de dinheiro para o município e que não vemos absolutamente nada concretizado. Observem pelo portal o quanto entrou de dinheiro no ano passado e já este ano para Saúde, Educação e outras tantas coisas. É lamentável que ainda se possa dizer que esta administração se importa com o povo. E porque não lembrar do povo que reside no alto que foram esquecidos? Não fosse a FUNDARPE não teríamos obras embargadas como aquelas junto ao casario de Dr. Cordeiro e mais outras. Não fosse o SESC para incrementar as festividades e ações culturais, estaríamos a ver navios e principalmente com a descaracterização e extinção de festas tradicionais. Até quando vamos conviver com esta vergonha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São de pessoas assim que Triunfo precisa e não um bocado de vereador idiota que se elege comprando voto e não entende patavina de nada.

      Excluir
  4. Ainda esta semana, reclamações acerca da casa de apoio que faltava tudo, gás, água, um amontoado de gente a disputarem espaço até mesmo na cozinha e varanda para dormirem. A obra do Mercado que ficou parada e que os funcionários que lá estavam trabalhando estão fazendo uma obra em casa de particular e só resta saber quem está pagando a conta. O processo de reintegração de posse do ano de 1990 da área pertencente a Fundação de Saúde Amaury de Medeiros continua sem solução e as construções sem alvará continuam a todo vapor e nas barbas da prefeitura. Onde está o poder de polícia da prefeitura para coibir tamanho ilícito? Alguém sabe informar aonde foram parar os equipamentos públicos do antigo matadouro? Questões como estas não podem deixar de serem levadas ao conhecimento do público para que assim possam ver que dar continuidade aquilo que envergonha o município não deve continuar.

    ResponderExcluir
  5. Zona rural completamente esquecida com suas estradas vicinais completamente abandonadas e a ajuda aqueles que enfrenta a pior seca dos últimos anos. As visitas acontecem mas com outras finalidades. A compra de votos de enganação é uma vertente e que deve ser coibida por todos. Atos públicos deveriam acontecer em todo o município para mostrarem o desatino desta administração, dos equívocos, dos escândalos, de tudo o que estou revelando há muito tempo. Críticas sistemáticas e bajuladoras em relação a esta gestão irão aparecer com certeza mas continuarei fazendo meu papel de cidadão e de quem ama esta cidade.

    ResponderExcluir
  6. Não há o que se discutir, esta administração bem como outras que equivocadamente desrespeitaram principalmente o que era de melhor para Triunfo só tem olhos para continuar a deter o poder a todo o custo. A insatisfação do Sr. José Silva é uma prova do que muito tenho comentado acerca da saúde pública nesta gestão onde faltam médicos, medicamentos e já não mais nascem triunfenses tendo em vista que a maternidade, sala de parto, foi transformada em depósito. Lamentável é que construções desordenadas, casas construídas sem alvará de construção continuem a serem construídas com a anuência do poder público. Pedidos de informações por parte de dois ou três vereadores são desrespeitadas e não resta outra alternativa a não ser fazer a denúncia ao Ministério Público que por sua vez o faz mas com a morosidade da justiça os processos se arrastam e ainda, quando se trata deste atual prefeito, os processos, ações civis públicas que é do interesse do povo, passam a tramitar em segredo de justiça. Quem não se lembra do processo de fraude em licitações e que até o presente momento ninguém sabe qual foi o resultado? Quem não se lembra do escândalo da contratação de médicos falsos que puseram em risco a saúde dos munícipes e que continua sem solução. Sabe-se que um desses médicos chegou a ser preso na capital por envolvimento em tráfico de drogas mas o processo continua tramitando na Comarca sem nenhuma resolução. Que blindagem é esta que existe com relação a este prefeito que ninguém vê circulando pelas ruas da cidade que ele diz administrar? Encontramos constantemente riachos assoreados até mesmo pelo poder público, funcionários de cargos comissionados que só aparecem para receberem no final do mês, um mercado público que não sai do que está e com os marchantes continuando a abaterem seus animais em cidades vizinhas porque até mesmo o matadouro público foi destruído sem a prévia autorização da Câmara de vereadores. Isso não é de se admirar já que nove dos onze vereadores são todos da base aliada do prefeito e que somente fazem o que ele quer. A destruição do patrimônio histérico é uma constante e não fosse a FUNDARPE ao receber denúncias praticamente não teríamos mais nada. E o que dizer do cartão postal da cidade, do Lago João Barbosa Sitônio? Alguem se habilita a dar uma nadada nele? Será que o prefeito da cidade teria coragem como um secretário do Rio de Janeiro que ousou nadar nas águas sujas da baía de Guanabara? Lógico que não, Sabe muito bem ele como médico que a água é imprópria e nada mais é que dejetos despejados pelas residências irregulares e a falta de saneamento básico. O que dizer do povo do alto que se ultima, se humilha e nunca é lembrado. As escolas rurais que foram fechadas e as crianças ainda são transportadas em carros sem o menor conforto ou segurança num verdadeiro amontoado, pendurados, arriscando-se a acidentes sérios. Qual atendimento de emergência para um munícipe ou para um turista que este hospital oferece? Ainda querem dar continuidade a este governo com candidatos lançados por este senhor que se diz dono da cidade? O que falta realmente para que o triunfense aprenda de uma vez por todas que continuar do jeito que está é querer ver o torrão natal transformar-se em cidade fantasma tendo em vista o êxodo rural e até mesmo urbano. Falta realmente vontade política mas antes de tudo falta a vontade do povo que continua a se enganar com falsas promessas ou com aquela velha política de cabresto e a compra de votos como já está acontecendo. O ministério Público Federal já investiga a entrega das casas populares à título precário, estão lá na condição de ocupantes e pasmem, com documento assinado pelo próprio prefeito e pela construtora responsável que diz que estavam entregando as casas para que as mesmas não fossem invadidas. Eu não sei se isso é burrice ou descaramento mas por enquanto, acredito fielmente que a falta de vergonha destes políticos, raposas velhas e matreiras que usufruem do que é público continuam como ladinos gatunos a surrupiar o direito que é do povo.

    ResponderExcluir
  7. Qual é a função do Prefeito?
    Política
    As funções e ações atribuídas ao cargo de prefeito, bem como o processo de sua eleição.

    A cada quatro anos no Brasil, em um domingo do mês de Outubro, um evento tem se repetido: os brasileiros vão às urnas escolher novos chefes para o poder executivo de seus municípios. Assim como votar para presidente, governador e deputados, eleger um prefeito para o mandato de quatro anos é algo de extrema importância e, ao mesmo tempo, de responsabilidade por parte de cada eleitor, pois o futuro da cidade estará nas mãos de quem vencer.
    Dessa forma, vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a ideia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.
    Contudo, o prefeito não governa sozinho, e por isso depende de apoio político da câmara municipal, assim como de outras esferas governamentais, ou seja, do governo estadual e federal. A ajuda destes dois últimos se dá através de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais, os quais, principalmente no caso de prefeituras de pequenos municípios, tornam-se fundamentais para o atendimento das demandas locais.
    Quanto ao processo eleitoral, diferentemente das eleições para vereador, aquele que disputa um cargo de prefeito é classificado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como um candidato majoritário, isto é, para a vitória nas urnas, ele deverá obter a maioria absoluta dos votos. Segundo o TSE, caso o município tenha mais de 200 mil eleitores, a decisão do pleito pode vir a ocorrer em dois turnos. Dessa forma, para ser eleito já no primeiro turno, é preciso alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais de 50% na primeira eleição. Se no primeiro turno nenhum candidato atingir esse limite mínimo de votos, é realizado o segundo turno do pleito entre os dois candidatos mais votados, quando será eleito quem tiver a maioria dos votos. Na eventualidade de um segundo turno, os candidatos já derrotados podem ou não manifestar apoio a um dos candidatos que ainda está no pleito, fato que certamente pode influenciar no eleitorado, tornando-se assim um fator decisivo em muitas eleições. Ainda segundo dados do TSE, em 2012, há possibilidade de ocorrer segundo turno em 83 cidades, sendo contabilizados 15.588 candidatos a prefeito que concorrem a 5.568 vagas.
    Dessa forma, dada a importância da figura do prefeito municipal como chefe do poder executivo, o voto consciente enquanto fruto direto da avaliação dos candidatos e coligações é uma arma importantíssima no enfretamento à corrupção, ao desmando, à coisa mal feita e à falta de capacidade administrativa, tão maléficos ao bem da coletividade. Assim, votar sem consciência equivale, em um jogo de futebol, a chutar para o gol sem se preocupar com questões básicas como direção da bola e força do chute. Em muitos casos, pior do que chutar para fora, é marcar um gol contra.

    ResponderExcluir
  8. Qual é a função do vereador?
    Política
    Pensar no papel das funções e ações do cargo de vereador, bem como compreender, em linhas gerais, sobre o processo de sua eleição.
    Em tempos de eleição, não faltam promessas. No pleito pelos cargos públicos, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal, o apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. E nessa busca pelo voto, pelo apoio, os candidatos podem se perder em meio às promessas de ações impraticáveis, seja pela complexidade do assunto, seja pela própria limitação das atribuições legais daquele cargo almejado. No entanto, no afã pela vitória, não apenas se fala demais, mas se promete absurdos, como se vê nas eleições para vereador a cada quatro anos. Nesse sentido, conhecer as atribuições e verdadeiras funções do cargo legislativo municipal é fundamental não apenas aos que almejam ocupar tais cargos, mas principalmente para os eleitores, os quais munidos de algumas noções facilmente poderão identificar falácias, mentiras e uma sorte de discursos eleitoreiros absolutamente descolados da realidade.
    Mas, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.
    Quanto à dinâmica das discussões e votações nas sessões, os vereadores organizam-se entre partidos que são considerados da base do governo (não apenas aquele do qual o prefeito faz parte, mas também outros que aderem ao modelo de governo da atual gestão) e os que são considerados de oposição. Vale dizer que o fato de um vereador ser da oposição não significa que ele sempre se posicionará contra as medidas propostas pelo prefeito ou pelos partidos de base. O contrário também é verdadeiro, uma vez que a base poderá não aprovar alguma medida do poder executivo. O que se espera, pelo menos em tese, é que o posicionamento dos parlamentares sempre seja pautado pelo interesse da coletividade (isto é, pela racionalidade na análise dos projetos), e não apenas em termos partidários, da disputa política.

    Obviamente, as generalizações são sempre equivocadas e por isso é certo ponderar que existem muitos candidatos sérios e comprometidos. No entanto, a história da política brasileira confirma a existência permanente de políticos de ocasião, oportunistas e de caráter duvidoso. Estes, na ânsia da realização de seu projeto pessoal de carreira política, acabam prometendo até mesmo fazer chover. Daí a necessidade do desenvolvimento de uma consciência política cada vez mais apurada e aguçada, pronta para descartar o voto nestes indivíduos e para confirmar o apoio aos que realmente desejam uma cidade melhor para todos. Por isso, votemos conscientes.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!