domingo, 17 de maio de 2015

IIIª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO REÚNE MAIS DE 100 PARTICIPANTES





Na última sexta-feira, dia 8, ocorreu no Centro Educacional de Triunfo – CET, a IIIª Conferência Municipal do Idoso, com o tema Protagonismo e Empoderamento da pessoa idosa - Por um Brasil de todas as idades.

Na cerimônia de abertura, houve a apresentação cultural da Ciranda da Terceira Idade. Logo em seguida, a cerimonialista, Kátia Leal, agradeceu a presença e participação de todos os presentes, ressaltando a importância de um evento como esse no município. Declarada aberta a IIIª Conferência Municipal do Idoso, ocorreu a leitura e aprovação do regimento interno.

O evento, que reuniu aproximadamente 100 pessoas, contou com a presença do prefeito Luciano Fernando de Sousa, dos Secretários Municipais, de representantes do Legislativo, da presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), membros de Conselhos Municipais e idosos dos grupos da terceira idade do Alto da Boa Vista, do Centro Social do Rosário, São Vicente e Encruzilhada, do Distrito de Jericó, e do Grupo Oásis da Alegria, do Centro.

Em seu discurso, o Prefeito parabenizou a presidente do CMI, Madalena Feitosa, por sua liderança e atuação. Também falou aos presentes sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil, onde as pessoas estão vivendo mais e melhor e, portanto, ressaltou a importância do evento. Afirmou ainda que a nossa juventude não sabe como enfrentar seus problemas, fugindo deles, e que a missão de cada idoso deve ser de transmitir suas experiências. “Há alguns anos, pensava-se que pessoas com mais de 60 anos podiam apenas realizar atividades como jogar damas na praça ou fazer tricô, crochê e cuidar dos netos, porém há muitas pessoas entre 30 e 40 anos que não possuem a disposição dos que estão no auditório hoje”, ressaltou o Prefeito.

A presidente do CMI, Madalena Feitosa, falou sobre sua alegria em ser membro do conselho e por ter, ao longo do mandato, a participação dos grupos existentes no município. Ao tratar sobre o tema da Conferência, explicou que na medida em que os idosos conhecem as leis, seus direitos e responsabilidades, tornam-se personagens principais para mudança e construção de um Brasil melhor para todas as idades, começando por Triunfo

O objetivo principal da Conferência é buscar soluções viáveis para que a cidade construa políticas públicas para a pessoa idosa, melhorando sua qualidade de vida e, consequentemente, beneficiando a todos.

Os participantes assistiram a palestra de Paula Regina Rodrigues Machado - Coordenadora do centro de atenção e prevenção à violência contra a pessoa idosa - CIAPPI, e em seguida deu-se início a plenária para apresentação e votação das propostas. Ao final foram eleitos delegados e o evento foi avaliado.
Todos os participantes receberam uma pasta contendo informativo sobre o Conselho Municipal do Idoso, e outras informações úteis, além da programação do evento, regimento interno, avaliação do evento, próximas reuniões do CMI e certificado de participação. 

Confira as fotos do evento!

Fonte: Secretaria de Ação Social/PMT (via Face)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!