domingo, 31 de maio de 2015

PRIORIZAR INVESTIMENTO PARA VALORIZAR O ARTESÃO



Chegou-se à conclusão recente depois de várias analises realizadas por triunfenses sobre investimento profissional na localidade,  a urgente atitude governamental de ser implantado como incentivo artístico cultural, necessária a instalação de alguns Ateliês de Artesanato, na cidade, bairros, distritos de Canaã e Jericó  e sítios regionais; providência que deve constar no programa governamental da atual gestão, dentro dos requisitos básicos e essenciais ao funcionamento pleno do turismo no  município, promovendo trabalho e renda aos habitantes determinados a investir no competitivo e rendoso mercado de trabalho manual, cada vez mais crescente para artesãos, basta produzir pinturas, esculturas, e muitas outras opções artesanais que poderiam ser encontradas nas feiras livres, espaços de ruas e exposições de arte que chamem a atenção do público.


 Tratando-se Triunfo de uma localidade com grande vocação para receber caravanas de visitantes - alguns grupos de frequentadores semestrais - devem os representantes saberem que turistas gostam de apreciar obras confeccionadas dentro dos princípios de garantia e qualidade. No entanto, infelizmente não pode-se dispor desses estilos opcionais com abundância.  Dentro das exceções estão a "Casa de Criação", vinculada ao Serviço Social do Comércio - Sesc, além de limitados pontos de venda recomendados.Fora isso o município recente-se de pessoal habilitado, tem somente: Abrão Almeida (Nino), Francisco Nogueira (Chico Santeiro), Janaína Gomes, Roberto Patú (Beto), Natércia Basílio, Reginaldo Martins (Régis Balaio),  Fátima Silva, Luiz Teles (Lulinha), Antonio Quadrado, Ronivon Alves (Ronivon), Cléo Martins, Luciano Silva  e outros poucos...

Obra de Nino Abraão
Buda de Chico Santeiro

Inclusive, é importante ser lembrado visando poderem aproveitar, que elaborou-se um projeto-de-lei municipal na década de 1980, contendo como finalidade principal, passar a exigir de todos os prédios novos construídos a partir daquela data, fossem obrigados a adquirir e expor peças decorativas de artistas locais. Acreditava-se com isso, a cidade começar a ganhar ares mais amplos e diferenciados, podendo constituir-se na grande galeria interiorana ao ar livre do Interior de Pernambuco e da Região do Pajeú. Sem contar ,lógico, com as condições estruturais  competitivas de grandes municípios engajados no setor, tipo: Recife-Olinda e outro lugar onde pode-se encontrar trabalhos definidos de valores locais, que é Caruaru, depois Tracunhaém. Essas iniciativas seriam compensadoras.


6 comentários:

  1. A ideia é abrir um local com peças dos artesãos para visitação pública assim como faz o Sesc na Casa de Criação, promovendo ainda cursos para as comunidades próximas. O que seria Triunfo sem ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Ednaldo José dos Santos28 de maio de 2015 às 17:10

    Estamos aguardando as mudanças prometidas pela Fundarpe, vamos ver se vai dar certo. Da Prefeitura, ninguém espere nada de futuro. Esse grupo não sabe lidar com cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom a existência desse jornal para cobrar modificações na cidade bela de Triunfo.

      Excluir
  3. GOSTEI DA PUBLICAÇÃO. A MATÉRIA SUGERE QUE PRECISAM EXIGIR SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO, E QUE ESTA NADA FAZ. ESPERO FIRMEMENTE QUE SEJA APENAS O INÍCIO DA LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA CLASSE ARTÍSTICA.

    ResponderExcluir
  4. É isso, da Prisão para a Libertação,Arte e Cultura.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!