quinta-feira, 7 de maio de 2015

TUDO MUITO ESTRANHO, DOM QUIXOTE ! - POR LUIZ SAUL



    Quando as grandes empresas da indústria automotiva começam a afastar funcionários sob o eufemismo da concessão de férias significa que os empregos estão trilhan...do a rota do perigo. A Volkswagen já conta com cerca de 8 mil empregados em descanso compulsório, além de outros contratos suspensos que põem cerca 10 mil servidores em regime de lay-off.

    Antes disso, as congêneres do ramo (GM, Mercedes, Ford e Volvo) também já lançaram mão do mesmo mecanismo em número menor de empregados, para fazerem frente à crise de consumo que se dissemina em sua área de atuação, uma vez que, com os pátios lotados, não haveria como continuar a produção de um bem que não é consumido. No freio de arrumação e do reordenamento financeiro que as diversas classes se viram compelidas a realizar, um dos primeiros alvos é o adiamento da troca do carro. Já na área de transporte, os caminhoneiros não têm como renovar a sua ferramenta de trabalho em face principalmente do elevado preço dos combustíveis e das peças de reposição em confronto com o preço dos fretes nas rés do chão.

    Daí que o efeito cascata alcança o ramo subsidiário do fornecimento de peças e de pneus com a mesma possibilidade de intensificar o aprofundamento do desemprego. É uma lógica concatenada: se não compra carro, não compra também pneu nem peça de reposição. Daí que leva também o desemprego às lojas do varejo, que, por sua vez, atinge o mercadinho e o mercadão, a qual, menos vendendo, mais desemprega, e assim vai afetando toda a cadeia de consumo.

    Sofrendo as consequências dessa espiral descendente capitalista, a enorme parcela da sociedade brasileira está com o coração na boca ante a perspectiva futura de um país até pouco tempo considerado uma força emergente do tipo 7ª. economia do mundo, agora reduzido a substrato de pó fecal, por conta do desmazelo, da incompetência e sobretudo da corrupção que o tem consumido por tanto tempo, especialmente nos últimos anos.

    Sem catastrofismo, o espectro do desemprego é apenas um sinal, um importante sinal do desmanche organizacional da natimorta pátria educadora.

    Resulta que as esperanças brasileiras terminam ironicamente, ou não, depositadas nas iniciativas e no cérebro capitalista de um Joaquim Levy para salvar um governo de orientação socialista, mas que vem atuando como um Dom Quixote mais dois Sancho Pança para o enfrentamento de moinhos que (aí sim, ironicamente) são edificados pelos componentes desse mesmo governo que quer salvar.

    Tudo muito estranho.
Por: Luiz Saul Pereira

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
    Agradecemos a sua participação!

    NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!