segunda-feira, 29 de junho de 2015

CARTA À REDAÇÃO - POR WILLIAMS TERTO


Triste comentar mas a indignação de ver uma Cidade como Triunfo que sempre teve a cultura de festejar o São João em grande estilo mas parecia uma cidade fantasma nas vésperas onde é comemorada a festa. Apenas em alguns sítios e até mesmo sendo financiados os festejos com ajuda de prefeito da cidade vizinha de Santa Cruz da Baixa Verde é que de uma forma ou de outra, acenderam as suas fogueiras e comemoravam em família e amigos mais chegados. Lamentável acreditar que um festejo desta magnitude em que a gestão atual faz questão de dizer que nunca foi tradicional no município tenha realmente chegado a este ponto. 

Outra festa tradicional está por vir que é a Festa dos Estudantes e até o presente momento nada se sabe acerca dela. Nada programado para que o turista que acompanha tal festejo conhecido no Estado inteiro seja desprezado desta forma. Como dito anteriormente, o turista que aqui vem, precisa saber com antecedência sobre as atrações que serão oferecidas para poderem reservados hotéis, pousadas e quem perde com tudo isso é o município que deixa de obter divisas além do próprio grupo de empresários da rede hoteleira, de albergues além dos próprios munícipes que partem para as cidades circunvizinhas para divertirem-se aventurando-se em estradas perigosas assim como nestes festejos juninos nos sítios onde as estradas vicinais mais parecem pistas para esportes radicais. 

Repúdio total a falta de discernimento, conhecimento e respeito para com os munícipes. Além de tudo isso, falta estrutura na única Unidade de Saúde do município que não tem condições de atender aos casos mais graves como acidentes, males súbitos dentre tantos outros. O descaso é realmente total!






Por: Williams Terto

Um comentário:

  1. Marcos Antonio Florentino Lima1 de julho de 2015 às 00:30

    Caro amigo concordo plenamente com tudo que falastes. Veja o que postei sobre esta falta de respeito com as coisas da nossa terr.

    Expectativas frustradas mais uma vez

    Pensei bastante antes de fazer críticas às comemorações juninas por parte do poder Público atual da minha cidade para não cometer nenhum tipo de injustiça, mas não posso me calar diante de tamanha falta de vontade política e interesse em divulgar as festas tradicionais da nossa cidade.

    Se não bastasse o desprezo e a falta de incentivos às nossas festas tradicionais, como exemplo, as comemorações natalinas, o nosso carnaval, festa dos estudantes, ainda temos que conviver com mais esta manifestação de total falta de interesse pelas manifestações folclóricas e culturais que verdadeiramente enaltecem e divulgam em nível nacional o nosso turismo.

    Estive em Triunfo no são João do ano passado, coisa que não fazia há décadas, e fiquei perplexo e sem entender os motivos que levaram o poder público da minha cidade a não mover uma palha na realização dessa que é uma festa tradicional da nossa cidade, e que atrai centenas de turistas do Brasil inteiro com a finalidade de conhecer a nossa riqueza e nosso patrimônio imaterial.

    Não querendo acreditar no que presenciei no ano passado, resolvi voltar este ano e mais uma vez participar das festas juninas e apagar da memória as lembranças traumáticas que ficaram guardadas na memória por conta da ausência das comemorações juninas . Tamanha foi a minha surpresa ao perceber que a negligência pública na realização das nossas festas vem se repetindo ao longo das administrações que se sucedem a mais de duas décadas.

    Andei pela cidade durante os cinco dias que passei em Triunfo, antes e durante os São João, e ouvi das pessoas manifestações de indignação em relação às políticas publicas desenvolvidas pelo poder público atual. Era notório o sentimento de repúdio dos Triunfenses por conta do descaso com que o poder público vem tratando os interesses de toda a sociedade, e mais preocupante ainda é o sentimento de conformismo com o monopólio político que se instalou na nossa cidade, provocando nos Triunfenses o pior dos sentimentos, a impotência e falta de vontade de alavancar as mudanças que nossa cidade tanto almeja.

    O que vi nas minhas andanças pelas ruas da cidade, foi as pessoas ignorando a existência do poder público e promovendo suas festas juninas entre amigos e familiares, regadas a muita pamonha, canjica, milho cozido, milho assado , muitas fogueiras e as músicas de Luís Gonzaga nos fazendo lembrar de épocas áureas da nossa infância. Para não ser injusto com a administração pública atual, fiquei sabendo que contrataram alguns artistas locais e os colocaram no pólo gastronômico, achando que assim estariam atendendo às expectativas dos Triunfenses e turistas de todo o estado que compareceram à nossa cidade.

    Acho que cometeram um grande equívoco em não dar a devida importância que Triunfo merece e pelo que representa no cenário turístico nacional. Em contrapartida, exercem o poder intervencionista , criando leis municipais, cobrando impostos, impondo regras discriminatórias à pequenos comerciantes e pessoas humildes, dispensando tratamentos diferenciados a grandes comerciantes e pessoas abastadas em detrimento de interesses políticos, ao mesmo tempo em que se omitem em desenvolver ações públicas que venham atender às expectativas de toda a sociedade Triunfense, cumprindo o seu dever constitucional manifestado na carta mágna Municipal.

    Espero que a sociedade Triunfenses acorde desse pesadelo profundo e use a sua força na transformação dos seus destinos através do exercício da sua cidadania na hora de escolher os futuros governantes responsáveis pelas mudanças que tanto esperam.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!