sábado, 27 de junho de 2015

POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DE TRIUNFO - POR CACAU FERRAZ




Triunfo foi agraciada por Deus! Município pequeno, mas com uma quantidade de atrativos turísticos invejável. Sua natureza exuberante com riachos, paredões rochosos, cachoeiras, árvores q remontam tempos longínquos, clima, solo que propiciam/favorecem o cultivo de diversas culturas. Riqueza desperdiçada pelo amadorismo, o improviso, imediatismo etc que impedem de nos posicionarmos de forma altiva no cenário turístico estadual. Nos últimos tempos o que foi feito diferente para sairmos do estado de completa letargia??? Os agentes diretamente envolvidos neste contexto (hoteleiros por ex) o que têm feito para modificar este panorama? Têm se organizado entre si,numa espécie de associação da classe?

É bom que se diga, não cabe apenas ao poder público a responsabilidade da "gestão do turismo", mas a todos que vivem dele. É preciso exercer um papel de vanguarda, sair do comodismo habitual e realizar ações concretas e efetivas; pressionar os responsáveis pela pasta, levantando questões e debatendo temas relevantes. Levantar dados que balizem as ações: em determinado período quantos turistas frequentaram Triunfo, sua origem, estimativa de quanto gastou, maior local emissor de turistas, pontos positivos, negativos, períodos de sazonalidade, levantamento dos eventos/criação do calendário de eventos, etc, dados para ajudar nas estratégias de mkt e favorecer um feedback p os prováveis ajuste












4 comentários:

  1. Acho que Triunfo necessita rever com urgência a lei para o Sítio Histórico.

    ResponderExcluir
  2. Flávio Nogueira de Lima26 de junho de 2015 às 10:20

    Quero é que lutem por verba contra seca, a barragem está completamente seca e ninguém faz nenhum esforço para aumentar a bacia, retirando a terra que encontra-se no seu leito. Estão esperando o quê?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o nobre Cacau acerca de tudo o que está escrito na matéria porém, há de convir o nobre colega que os atrativos turísticos do município estão em recantos em que as estradas vicinais estão em completo abandono. Mais parecem trilhas de esportes radicais o que não corresponde a realidade de que turistas tenham que passar por grande perigo nestas estradas para conhecer todos estes atrativos. Além de tudo isso, cumpre salientar que as estradas não servem apenas para os turistas e para toda uma população que vivem nos sítios e que usam estas estradas para virem à cidade para hospitais, comércio e para tantas outras coisas. Temos um hospital que não dá as mínimas condições nem mesmo para os munícipes e para os turistas não há o que se dizer. Imaginem um destes munícipes que precisem se deslocar para esta unidade de saúde às pressas, com uma emergência por estas estradas quase intransitáveis? Chegam a morrerem por falta de pura negligência do poder público. Claro que os empresários do ramo hoteleiro poderia também intervir como diz o nobre colega mas preferem ficar inertes a espera da ajuda do além! A cidade precisa de mobilidade urbana, matéria já tão discutida por este mesmo blog, precisa de um atendimento médico de qualidade e que se tenha equipamento necessário para eventuais emergências e não para serem transferidos para cidades circunvizinhas. O Sítio Novo, por exemplo, os moradores daquela localidade, do Espírito Santo e outras, vão muitas vezes para o Estado da Paraíba, Princesa Izabel, para serem atendidos haja vista que o percurso para a cidade de Triunfo além de ser transtornado, é demorado, quase uma hora e meia de carro grande pois carros pequenos não conseguem passar. As motocicletas se arriscam no meio das estreitas estradas cheias de perigo. Escolas que antes funcionavam em diversos locais da zona rural foram fechadas o que faz com que os alunos venham à cidade de Triunfo carregados nestes mesmos carros como se fossem animais. Os pontos turísticos estão praticamente abandonados e ainda resistem graças a ações de alguns guias que fazem das tripas coração para manterem vivo os atrativos. Além de tudo isso, não bastasse o que está claro, os turistas que aqui chegam, não possuem principalmente em época de férias e de festas, um calendário das atrações e nesse compasso, como podem se programar para virem abrilhantar festas que até mesmo já se considera em extinção como a do São João quando se viu as ruas da cidade como uma verdadeira cidade fantasma. O poder executivo estava na cidade? O legislativo estava na cidade? Muitos deles se encontravam em cidade circunvizinhas que continuam mesmo com os parcos recursos, manter as tradições. Vem aí a Festa do Estudante e não se sabe ainda que atrações teremos, como vai ser e quantos dias vai durar. Falta planejamento, discernimento por parte do poder público que ignora o que temos de mais valioso já que também a agricultura foi desprezada há tempos.

    ResponderExcluir
  4. APROVEI A EXPLANAÇÃO FEITA POR CACAU FERRAZ. ELE TEM CONHECIMENTO DE CAUSA PARA FAZER ESSA SUGESTÃO . PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!