quinta-feira, 18 de junho de 2015

PREOCUPADOS EM AGRADAR A GREGOS E BAIANOS - POR LUIZ SAUL



Pois, o Brasil, ou uma parte de seus homens, cultiva o hábito da manobra e da chicana com o objetivo ora de subverter a lógica da moralidade, ora de varrer lixos para os tapetes. 

Basta notar a forma como o Planalto vinha se preparando para o enfrentamento da hipótese da rejeição das contas de 2014, da dilma, pelo Tribunal de Contas da União.

Sabe-se que o TCU é um órgão auxiliar devidamente previsto na Constituição, que lhe atribui a missão de exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas. Assim sendo, está constitucionalmente habilitado a avaliar, aceitar e eventualmente rejeitar as contas de qualquer governante quando para tanto apurar motivos.

Mas, ao que se sabe, a antevisão de o Ministro Nardes eventualmente opinar pela desaprovação das contas da atrabiliária madama, especialmente no que respeita às chamadas (não sei porquê) pedaladas, dizem que já se ensaiava um atropelamento da Corte, com o novo entendimento de que quem aprova ou desaprova tais contas é o Congresso. Vale dizer, estava em surdino curso a intenção de perverter a legalidade constitucional de uma corte de tamanha magnitude. Assim, na cara limpa. 

Em verdade, a eventualidade dessa transferência de alçada até que poderia fazer algum sentido, especialmente porque a tradicional morosidade do Congresso labutaria em favor do descaso. Basta notar que as contas do ex presidente Fernando Collor de Mello, aquele mesmo, ainda dormitam nas gavetas das casas congressuais, sem avaliação, e certamente assim permanecerão.

Fico imaginando o que aconteceria se os estados e os municípios resolvessem questionar a atuação dos tribunais regionais... 

Por sorte ou conveniência, o ministro optou por conceder o prazo de 30 dias para a comandanta justificar as sinuosidades dos gastos do seu governo. Implica que o assunto está suspenso durante a vigência do prazo, mas voltará ao fim deste, acaso não haja justificativas e o tribunal mantenha tendência de rejeição. O fato é que todos estão com medo: a dilma, da reprovação e o tribunal, da desmoralização.

O fato também é que até para um leigo como este inútil escribinha as aparências apontam até aqui para crime de responsabilidade consistente nas transferências financeiras feitas pelos BB, CEF e BNDES para ocorrer à cobertura de programas sociais do Governo, o que, em última e definitiva instância, constitui o tipo de empréstimo que é proibido em qualquer circunstância. O governo fez uma verdadeira viagem a artigos da Constituição e da Lei das Responsabilidades Fiscais, e, por onde passou, infringiu em pelo menos 13 situações, que é o cabalístico número identificador do PT.

Não se sabe se o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, interessadíssimo na recondução ao cargo por mais dois anos – e, por isso mesmo, preocupado em agradar a gregos e baianos – tomará a iniciativa da abertura do pertinente processo. 

Assim, tendem todos a ficar de saia justa na cor vermelha, em substituição ao verde amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!