sexta-feira, 31 de julho de 2015

DEFENDER UMA ÁREA URBANA SUSTENTÁVEL







Tem-se de maneira quase sistemática cobrado durante anos dos gestores que ocuparam nas últimas décadas a Prefeitura Municipal de Triunfo e da Câmara de Vereadores de Triunfo a confecção de um projeto respaldado pelos diversos segmentos sociais, visando promover melhorias urbanísticas, incentivo a pequenos comércios, preservação do patrimônio histórico e ambiental, além do  incentivo à cultura e educação na adorável província sertaneja considerada " Oásis do Sertão", destacada "Estância Balneária" e " Estação Climática, que merece atuação planejada  e sustentável, sem improvisos. Basta uma dezena de obras desastrosas ocorridas por teimosia de alguns que agora evitam assumir a paternidade da ideia principal..

Entre as propostas específicas apresentadas de público  através  dos informativos locais direcionadas a essas autoridades constituídas e  outras ainda na fase do debate, estão prioridades da máxima importância para atenderem as demandas, mas ainda sem a amarração definitiva, apesar do conjunto participativo de idealistas conterrâneos que não comungam com a demagogia barata igual determinados elementos fascistas que jamais tiveram qualquer sentimento nativista e nem visão empreendedora, voltada para Triunfo e sim para eles próprios, mas costumam desvalorizar as intervenções sugestivas de pessoas bem intencionadas e sem reconhecido vínculo com gestões públicas trelosas.

Defende-se na verdade não tirar proveito, mas permanecer curtindo uma vida saudável junto aos familiares, parentes, amigos e conterrâneos com espaço arborizado, calçadas conservadas e acessíveis, faixas exclusivas para bicicletas, controle imobiliário e agradáveis trechos públicos com opções gratuitas de lazer e cultura. Esse é um sonho antigo que vem sendo compartilhado com triunfenses que na verdade amam a sua terra natal ou adotada e decidiram torná-lo realidade. É uma iniciativa pioneira ( há registro de algo parecido no jornal "A Verdade Escrita", em 1979 / 1980) que vem tentando-se emplacar  junto a associação de moradores,comerciantes, educandários, igrejas, artistas e organizações da sociedade civil, inclusive  indicando para o Plano Diretor.
























20 comentários:

  1. Luiz Henrique da Silva15 de julho de 2015 às 07:22

    Já que a Prefeitura de Triunfo não faz a sua parte, a sociedade deveria providenciar a manutenção da limpeza. Afinal, a população paga IPTU para quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. MARCOS ALVES DE CARVALHO15 de julho de 2015 às 08:42

      CONCORDO COM O LEITOR QUE PUBLICOU ACIMA. FREQUENTO TRIUNFO HÁ MAIS DE 10 ANOS E NUNCA VI TANTO DESCASO COMO NESTE GOVERNO, COM A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA. PARECE QUE SOMENTE CONSEGUEM DERRUBAR O VERDE, PLANTAR NADA. É UMA PENA UM LUGAR COM TANTOS ATRATIVOS PARA O TURISMO SER ESQUECIDO PELAS AUTORIDADES.

      Excluir
    3. É comum nos deparamos com notícias sobre derrubada de árvores, fato que ocorre também motivado por falta de poda correta das plantas, por ineficiência da prefeitura.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Severina Rubenita - Recife15 de julho de 2015 às 13:47

      Recentemente fui conhecer Triunfo.Não encontrei uma só pichação na cidade. O casario é muito bem conservado, não há um saco de lixo nas ruas, nem poluição sonora e visual. A cidade tem muito verde, além de clima ameno e uma população educada e simpática.Triunfo também oferece várias atrações turísticas, como o Museu do Cangaço, o Pico do Papagaio, a Cachoeira dos Pingas, a Furna dos Holandeses, o Cristo Redentor, a Casa Grande das Almas, a Igreja Matriz,o Teleférico do Sesc, os Pedalinhos, engenhos e parque temático.

      Excluir
  2. Parece piada solicitar da já tão comprometida administração da cidade que nunca respeitou nossa história, eficiente tombamento como monumento da área verde que deveria ser tombada e preservada. Necessita-se de um verdadeiro e autêntico registro, algo dessa natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Sergio Medeiros de Almeida15 de julho de 2015 às 12:44

      Revoltados, só nos resta ir às ruas protestar, exigir punição e até pedir mudança nessa administração.É lamentável estarmos vivendo nesse mar de lama.Espero que o advogado Williams Terto Carneiro seja candidato a vereador desse lugar para tentar moralizar.

      Excluir
    3. Os guardas municipais estão sendo desrespeitados pela gestão do prefeito e seu secretário. A sede da guarda é um cubículo.Total descaso e desrespeito com esses servidores municipais. Pesa ainda sobre a administração do atual prefeito a contratação anterior de cargos comissionados para exercer a função de guardas municipais, sem concurso público, ferindo a Constituição Federal, mas nega direitos aos atuais que não recebem risco de vida, tique alimentação e horas extras. Os guardas estão sofrendo constrangimentos em abordagens arbitrárias e abuso de autoridade por parte de alguns secretários, muitos por medo de represália, ficam calados.

      Excluir
  3. Não é a primeira vez, de fato, que este conceituado blog vem publicando assuntos desta mesma matéria. Parece-me que estão ainda com o velho ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Não é bem assim não, a administração atual assim como outras equivocadas, estão preocupados em manterem-se no poder para continuar com a esbórnia que continua à olhos nus. Na última edição do Fantástico, houve um noticiário de que haviam funcionários de uma prefeitura recebendo horas extras indevidamente e que causou a erário público um dano de aproximadamente cinco milhões de reais. Em triunfo, o Tribunal de Contas aprovou com ressalvas as contas do atual gestor pedindo explicações acerca de uma quantia de cinco milhões de reais que não entendia mas que achava essa quantia irrelevante. Por final, a Câmara com os seus vereadores coniventes com a atual gestão, aprovaram as contas mesmo com esse valor estar devidamente esclarecido ou sem que ninguém saiba onde foi parar. As construções indevidas continuam para cima e para baixo sem que tenham alvará de construção e a exemplo disso é a velha área que pertence a fundação de saúde Amaury de Medeiros que se estende até o Riacho de Sara que está com esgotos e que o mesmo esgoto é jogado nas águas do cartão postal da cidade. Funcionários públicos já demonstram em publicações o corte de gratificações que tem direito, e, enquanto isso continua a falta de compromisso, o abuso de autoridade e sabe-se lá mais o que. Em inserções no horário garantido por Lei, o PTB afirma que terão menos gastos nas campanhas para prefeito e para vereadores e será que Triunfo entrará nesta? Rios de dinheiro são despejados por estes que querem se manter no poder a todo o custo, continuando com os mesmos problemas que existem e que pelo jeito, se a população não tomar consciência de que não devem vender o seu voto, continuaremos com esta mesma praga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa corrupção avassaladora tem que acabar. E Dr. Terto pode contribuir com essa mudança através da sua coragem, determinação e competência.Se for candidato tem o meu voto.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Quando votei no atual prefeito, esperava uma administração diferente, dinâmica, moderna, mas estou decepcionado.Triunfo continua com velhos problemas: calçadas esburacadas, ruas mal sinalizadas, falta de iluminação, invasão de áreas protegidas, os festejos de São João acabaram, esportes e lazer já eram, só existe empreguismo para tentar manter a base aliada a todo custo, criando secretaria e cargos que não funcionam e aumentando gastos, indo de encontro à exigência de austeridade cobrada por todos. Isso ao meu ver, continua sendo a velha política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Acompanho o trabalho sério de vocês em relação ao dia a dia das gestões de Triunfo e o que posso afirmar é que estão de parabéns pela isenção das publicações.Na verdade muita coisa necessita ser consertada, mas pouco ou quase nada fazem os administradores que somente estão preocupados em votos para as próximas eleições aliados a antigos adversários a quem denominavam de corruptos e devem apontar um conhecido inimigo para dar continuidade a imoralidade dos maufim.Rabo prêso é f....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESPERO QUE O PREFEITO CUMPRA AS PROMESSAS DE CAMPANHA E EVITE QUE PESSOAS COMO O SEU FUTURO CANDIDATO USEM O SEU NOME DIVULGANDO O QUE NÃO É CONCRETO.

      Excluir
  6. Qual é a função do vereador?
    Política
    Pensar no papel das funções e ações do cargo de vereador, bem como compreender, em linhas gerais, sobre o processo de sua eleição.

    Em tempos de eleição, não faltam promessas. No pleito pelos cargos públicos, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal, o apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. E nessa busca pelo voto, pelo apoio, os candidatos podem se perder em meio às promessas de ações impraticáveis, seja pela complexidade do assunto, seja pela própria limitação das atribuições legais daquele cargo almejado. No entanto, no afã pela vitória, não apenas se fala demais, mas se promete absurdos, como se vê nas eleições para vereador a cada quatro anos. Nesse sentido, conhecer as atribuições e verdadeiras funções do cargo legislativo municipal é fundamental não apenas aos que almejam ocupar tais cargos, mas principalmente para os eleitores, os quais munidos de algumas noções facilmente poderão identificar falácias, mentiras e uma sorte de discursos eleitoreiros absolutamente descolados da realidade.
    Mas, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.
    Quanto à dinâmica das discussões e votações nas sessões, os vereadores organizam-se entre partidos que são considerados da base do governo (não apenas aquele do qual o prefeito faz parte, mas também outros que aderem ao modelo de governo da atual gestão) e os que são considerados de oposição. Vale dizer que o fato de um vereador ser da oposição não significa que ele sempre se posicionará contra as medidas propostas pelo prefeito ou pelos partidos de base. O contrário também é verdadeiro, uma vez que a base poderá não aprovar alguma medida do poder executivo. O que se espera, pelo menos em tese, é que o posicionamento dos parlamentares sempre seja pautado pelo interesse da coletividade (isto é, pela racionalidade na análise dos projetos), e não apenas em termos partidários, da disputa política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houvesse algumas medidas corretas por parte dos gestores públicos, evitaria as raízes que crescem para suportar o tamanho das árvores não danificassem as calçadas, espaços reservados para pedestres.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!