É importante se praticar a vigilância permanente sobre as coisas do
Planalto como forma de desmistificar a tese de que para brasileiro tudo é
samba, futebol e bunda, e que por isso não se compromete com os interesses e os rumos da nação.
Esse alerta tem em conta a aparência de cansaço que muitos brasileiros começam a ensaiar com as notícias a respeito da Operação Lava Jato que se apresenta como reveladora da continuidade delitiva migrada do mensalão. Não me parece deva a população sequer pensar em se descolar dessas notícias que afinal trazem tanto alento ao combate à impunidade que há tanto caracteriza o comportamento zombeteiro de um razoável contingente dos chamados homens públicos associados a uma parcela da iniciativa privada.
É importante considerar que essa operação se encontra em plena expansão, como afirma o Procurador Federal Carlos Fernando dos Santos Lima, que, aliás, aponta a Casa Civil da Presidência da República como a célula matriz de todas as corrupções ora investigadas. De igual sorte, a demonstração de interesse e de vigilância constitui o melhor apoio e proteção aos atos do Juiz Sérgio Moro, esse raro magistrado que, juntamente com a PF e MPF vem montando o quadro de demonstração de tantos crimes daqui.
Vai que essa chuva de notícias acerca do assunto, longe de gerar algum tipo de intolerância ou má vontade, deveria ser percebida como o melhor sinal de mudança dos tempos e da proteção do contribuinte.
De notar, a propósito, a nova delação premiada do lobista Fernando Moura que, segundo as notícias, esmiúça os graves ferimentos às leis por ele próprio, e por tantos agentes públicos da intimidade do governo. Não se pode desperceber também os indiciamentos e as condenações em andamento em decorrência dessa Operação, com importantes repatriamentos de dinheiros espúrios enviados a paraísos fiscais.
Aliás, espera-se agora o acordo de delação que está sendo negociado pelo outro Fernando, o Baiano, em condições de ampliar as responsabilidades para representantes de outros partidos que não o PT, de modo a oferecer o melhor mapa da corrupção.
Ainda agora chega a notícia da extradição do Henrique Pizzolato, que, se não determina recuperação das verbas desviadas, garante pelo menos o efeito pedagógico que o cumprimento da pena pode sugerir.
Além disso, cego às cores das legendas, o STF acaba de determinar a abertura de inquérito por crime eleitoral do Ministro Mercadante (PT-SP) e do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), como a demonstrar o interesse no esclarecimento das questões, sem olhar para o partido. Para completar, têm as condenações do João Vaccari Neto e do Renato Duque, como também do André Vargas. Tudo aponta para uma assepsia, por mínima que pareça.
Mas, nem tudo é tão simples que mereça o alheamento da sociedade. Hoje, por exemplo, estão sendo fatiadas as investigações até aqui conduzidas pelo conjunto PF/MPF/Juiz Moro, a partir do apartamento da causa envolvendo a senadora Gleisi Hoffmann (PT), ainda que o leigo aponte nexo causal dos desvios com a senadora. Não demora muito e as defesas de alguns cabeças coroadas do crime vão solicitar o desaforamento da avaliação dos seus clientes. Com o aplauso e a torcida dos implicados, naturalmente.
Dessa forma, não parece caber o cansaço, nem a rasteira expressão de estar de saco cheio com as informações que todo dia são renovadas nos noticiários sobre o tema, para o constrangimento da sociedade, mas também para o regozijo pela aplicação da justiça.
Aplaudir e perseverar na espera da assepsia afigura-se melhor do que se cansar de ler e ouvir aquilo que representa o melhor esforço e suor daqueles que creem na apuração das irregularidades e especialmente na aplicação dos proporcionais castigos.
Certa vez disse o Lula que a esperança venceu o medo. Hoje, o brasileiro pode afirmar que a justiça está vencendo o crime.
Durmamos apenas um olho de cada vez.
Por: Luiz Saul Pereira
Bacana! As postagens do Saul que saíam no final da tarde, agora estão saindo logo cedo. Valeu!
ResponderExcluirIMPEACHMENT É GOLPE? É RELEVANTE SABER O MOMENTO DE ESCOLHER UM PRESIDENTE. E O MOMENTO DE UM EVENTUAL AFASTAMENTO É TÃO OU MAIS IMPORTANTE
ExcluirMuito bom!!!!!
ExcluirNão confio um pingo na Justiça brasileira.
ExcluirNão era um governo voltado para o povo? Estudo feito pela Fecomércio indica que a inflação dos últimos 12 meses corroeu a renda de cerca de 1,2 milhão de famílias brasileiras, principalmente nas camadas mais pobres. Taxa de desemprego voltou a subir no País em agosto. Resultado: Mais de um milhão de famílias empobreceram. Esse é o PT que votei, pensando em mudar? Mudou sim para pior.
ExcluirConcordo que Dilma deve pedir para abandonar o barco. Milhares de pessoas acreditaram no PT, como eu. Que decepção! Achava que iria ajudar o País a crescer de verdade. Mas veio a ganância, se envaideceu e esqueceu de agir com legitimidade para governar. Lula sabia da corrupção, mas abafava. Que safado! Como é que essa senhora deixa se envolver pelos Vaccaris da vida? Aquele que se omite compactua com o que está acontecendo é igualmente corruptor. Dilma não tem mais condições de governar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir(Prece poderosa dos políticos petistas)
ResponderExcluirSENHOR DOS CORRUPTOS, fazei-me instrumento de vossa malandragem.
Onde houver dólares, que eu leve minha mão,
Onde houver licitação, que eu leve uma porcentagem,
Onde houver pagamentos, que eu leve uma parte,
Onde houver seriedade, que eu leve a corrupção,
Onde houver erro, que eu leve vantagem,
Onde houver desespero, que eu me aproveite,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria de corromper,
Onde houver trevas, que eu seja banhado por ela.
Ó Senhor das safadezas, fazei que eu procure mais ganhar
que ser pego pela justiça;
fraudar sem ser preso,
corromper os eleitores sempre, que ser cassado.
Determinai que meu prefeito, governador ou presidente garantam meu trabalho de roubar; e que se for apanhado com a boca na botija
não deixai que eu seja condenado em qualquer instância.
Se for, soltai-me em nome da lei confusa e de favorecimento a todos nós políticos!
Pois é dando que se recebe
é roubando que se é respeitado pelo eleitor
e é se elegendo que escapo das punições...
Por fim faça, meu SÃO CORRUPTO, poderoso bruxo, que os eleitores continuem sempre cegos e burros, pois dependo desses imbecis para continuarem votando em mim!
Enquanto o povo continua votando por migalhas, o resultado não será diferente.
ResponderExcluir