sábado, 31 de outubro de 2015

CEMITÉRIOS COMO PONTO DE VISITAÇÃO TURÍSTICA



Parque da Saudade
Ossário da Igreja Matriz

Ossário do Convento São Boaventura

Descanso São Francisco (Bairro Almas).
Pelo que se tem conhecimento, a cada semestre tem aumentado de maneira significativa a condição promissora de Triunfo como município vocacionado para destino pernambucano de randeg  visitação turística. Deve-se portanto os gestores da Prefeitura Municipal, principalmente aqueles representantes dessa área, reunirem o máximo de esforços possíveis, no sentido de ampliar esse leque opcional para os ansiosos frequentadores, preenchendo ainda mais os momentos de lazer nas rápidas ou duradouras permanências.

Para que isso aconteça, deve-se investir nos mais diferentes flancos, visando transformar situações comuns em significativos atrativos. Existem países que apostam no "Necroturismo", que corresponde a passeios nos cemitérios que possuam arquitetura, história e celebridades.Acredita-se na possibilidade de Triunfo imitar a estranha prática alterando pontos básicos dentro da realidade local, destacando mausoléus (catacumbas, jazigos covas ou túmulos) que costumam sepultar membros de famílias triunfenses inteiras.

Nesses ambientes, depois de cumpridas as trajetórias de vida, pode não estarem repousando em paz vultuosas personalidades nacionais ou estaduais, mas com toda certeza pessoas representativas dos diversos segmentos sociais que contribuíram bastante e deixaram marcos significativos ao longo de suas permanências no território municipal. E assim sendo, esses ilustres conterrâneos embora falecidos, devem continuar de alguma forma na movimentação da economia, após desejada implantação.

Na tentativa de criar novos pontos, precisa a administração pública acreditar e investir seguindo o  necessário planejamento, deixando de lado a concepção super conservadora que aquele setor trata-se de inviolável "Campo Santo", referencial somente destinado para momentos de intenso sofrimento, lamúrias, saudades, derramamento de lágrimas. A sede possui Parque da Saudade  (Avenida Theodolino Rodrigues) ,Ossário da Igreja Matriz 
(Rua Padre Ibiapina), Ossário do Convento São Boaventura (Avenida Frei Fernando), Descanso São Francisco (Bairro Almas).

25 comentários:

  1. Muito bem lembrado Carlos Ferraz. Mais um ponto para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos, o seu jornal é sensacional, faz gosto a gente ler. As opiniões merecem ser todas acolhidas, porque tem razão de ser.Parabéns!

      Excluir
    2. MUITO IDÉIA BOA....

      Excluir
    3. pq a radio ñ lê nda d vcs

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Fazer turismo em cemitério? Nunca ouvi falar nisso aqui

      Excluir
    6. Porque não sai de Triunfo. A idéia de Ferraz é digna de aproveitamento.

      Excluir
  2. Maria José de Almeida23 de outubro de 2015 às 07:54

    Seu gesto pode dar abrigo a muitas pessoas, principalmente no sentido de produzir renda. Ótima idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Ferraz Turismo em cemitério só quando se morre. Em Triunfo existem lugares lindos e especiais, que devem ser explorados como rota de turismo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. CAMILA FERNANDES SOUZA25 de outubro de 2015 às 23:12

      GOSTEI DA RESPOSTA QUE IZABEL CAVACANTI DEU A ENEIDA NEVES SOBRE VISITAÇÃO DOS CEMITÉRIOS.

      Excluir
    4. Na verdade foi um relato de pessoa viajada pelo mundo que tem visão difreneciada.

      Excluir
  3. Francisco Assis de Lima23 de outubro de 2015 às 09:16

    Está certo amigo Carlos Ferraz, a sua proposta sugestiva, igual a outras que tenho acompanhado, é muito oportuna. Triunfo é uma cidade vocacionada para o turismo e necessita ampliar as opções atrativas para diversificados níveis culturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. José Carlos Oliveira23 de outubro de 2015 às 18:13

    Queiram ou não queiram, Ferraz faz a diferença com seu reconhecido idealismo voltado para a cidade.

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE SABER ONDE VOCÊS CONSEGUEM BUSCAR TANTOS ASSUNTOS.TODOS OS DIAS PUBLICAM NOVIDADES.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Norberto Barbosa Lima26 de outubro de 2015 às 08:14

      Acho o seguinte: se o municipío possui potencial, tem que aproveitar o máximo possível seu pontos turísticos, criando cada vez mais opções de visitação

      Excluir
  6. Eu mesmo somente poderia acreditar numa oposição aqui com participação de pessoas como Paulo Ítalo, Carlos Ferraz, Lima Junior, Inês Carvalho, Adjaci Queiroz,Seu Paiva, Williams Terto, Antonio Trindade, Ivanice Melo, Laércio Sá, Chiquinho da Compesa, Penha Fonseca, Toinho da Banda ,Chico da Loja, Djaci Marques, Vandi Florentino, Josenildo Mello, Alberto Feitosa, Sargento Cesanildo, Rubens Lopes,Nivaldo Quinto, Suzane Borges, Francisco Vasconcelos, Fatima Dantas e mais meia-duzia de companheiros sérios. Mas desejo distância dos que estão agora querendo assumir a marca sem moral para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber o que tem haver essa insinuação do Ednaldo Santos com relação ao assunto debatido e comentado aqui, que trata de possíveis visitações turísticas . Considero isso um desrespeito a quem elaborou a matéria e leitores que postaram comentários sensatos.

      Excluir
  7. Fazendo só uma observação ao comentário da Srª Eneida Neves, lembrando a ela que em grande cidades turisticas do mundo se faz turismo religioso e sacra aos cemitérios e túmulos, só para citar alguns, para seu conhecimento, As Catacumbas de Roma (em italiano: Catacombe di Roma) ; Mosteiro e Sítio do Escorial, em espanhol: El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial, na Espanha; O Cemitério do Père-Lachaise (em francês: Cimetière du Père-Lachaise) é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos cemitério como ponto turisticosdo mundo; O Cemitério de Highgate, oficialmente chamado de St. James, fica em Londres; Abadia de Westminster, em a Londres/ Inglaterra; cemitério Central de Viena, Zentralfriedhof, abriga a nata da música clássica como Beethoven, Brahms, Franz Schubert e Johann Strauss; O Cemitério Nacional de Arlington, em Washington D.C/USA, onde está sepultado no local o ex-presidente John Kennedy; Cemitério de Hollywood Forever, em Los Angeles/USA, tem mausoléus de Johnny Ramone, ex-Beatle George Harrison; O Cemitério de Babaoshan, em Pequim/China; Cemitério Old Jewish, em Praga/ República Tcheca. Cemitério da Recoleta, ponto turístico na cidade mais europeia da América Latina, Buenos Aires, Argentina; Cemitério de São João Batista (Rio de Janeiro /Brasil), que conta também com visita guiada; Cemitério da Consolação, em São Paulo, abriga obras de escultores como Victor Brecheret , Cemitério de Santo Amaro em Recife, também abriga escultores e artes, e por que não em Triunfo??? Sepulturas, túmulos, tumbas... Tudo isso pode inspirar medo. Mas cemitério também é sinônimo de arte, beleza e curiosidades que atraem muitos os visitantes, são realmente pontos turísticos e constam nos roteiros de todas essas cidades, posso testemunhar por que conheço parte deles e gostei muito de ter a oportunidade de visitá-los... Além de rezar pelos que já foram para outra dimensão, podemos conhecer a cultura de um povo na forma de tratar os seus mortos, a sua fé, as suas crenças e crendices populares. É uma questão de sensibilidade...

    ResponderExcluir
  8. A Sra. Izabel simplesmente deu um show de conhecimento e de cultura! Bravo, senhora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTOU COM DR. TERTO. CONHECIMENTO É BOM E EU GOSTO,,,,

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!