sábado, 31 de outubro de 2015

PRÉDIOS ANTIGOS DEVEM SER RESTAURADOS

 


Faz-se necessário a contratação de alguns especialistas em restauração de prédios históricos para acompanhados dos arquitetos triunfenses: Luiz Teles, Elma Ramos, Rochael Melo, Maninho Almeida, Thiago Melo, efetuarem levantamento visando trabalhar junto aos órgãos responsáveis do Patrimônio Histórico e proprietários, tracem planos para restaurar as fachadas ou consolidar as paredes tal como estão, evitando, assim um possível desabamento do imóvel antigo ameaçado.

Eles vão apontar, inclusive, a melhor forma de intervenção da Prefeitura Municipal, se  recuperação ou manutenção das ruínas, a exemplo de áreas como : Arrudado Dr. Cordeiro Lima ( avenida do mesmo nome),  Sobrado dos Campos, Sobrado Expedito do Bêco, Casarão Maria Campos ( Avenida José Bezerra), Escola Paroquial ( Rua Padre Ibiapina), Colégio dos Americanos ( Avenida Antonio Henrique da Silva), para quem adquiriu a área.Neles a ausência de limpeza ficou evidente nos cômodos internos.




Todas edificações construídas no final do século 19 ou início do 20, alguns  não tombados e desocupados há mais de três décadas. Mesmo não sendo, talvez, patrimônios protegidos pela Lei Municipal  e Plano Diretor anterior, passou a ser contemplada por regulamentação estadual proposta pela Fundarpe e trata-se de atrativo visual que merece valorização e não desprezo, devido  a importância de preservar a história e não perder esse padrão arquitetônico, característico da época dos estrangeiros residindo na cidade "Oásis do Sertão".Na maioria,é possível  contemplar acessos por escadarias de formatos diferentes.


Alguns proprietários em conservas reservadas, garantem achar necessário a reformulação pretendida e defendida ao longos desses anos, inclusive com aplicação da Lei correspondente que procura manter a história e não perder o equilíbrio da responsabilidade social. No entanto ainda não definiram o que pretendem abrir nos locais à visitação pública depois de recuperados.Uma proposta seria instalação de museus para reviver o passado e seus acontecimentos pitorescos, sem estabelecer prazos, diante a instabilidade econômica do Brasil.

2 comentários:

  1. Faltou ser citada, a casa do pintor e triunfense Eliezer Xavier. Está casa precisa de uma restauração completa e transformada em um lugar de visitação. A ideia de fazer uma manutenção geral na cidade, é sem dúvida de uma grande importância para cada vez Triunfo ficar conhecida como a cidade mais bonita de toda a região do pajeú. Devemos nos unir e fazer isto acontecer.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!