sábado, 31 de outubro de 2015

SAÚDE: EXERCÍCIO FÍSICO É MELHOR QUE REMÉDIO PARA REDUZIR MORTE POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 29 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC

Pacientes com histórico de AVC ou diabetes se beneficiam da atividade física para prevenção de novos eventos, diz estudo

 


Praticar atividade física pode ser tão eficaz quanto muitos medicamentos na prevenção secundária para doenças cardiovasculares - ou seja, evitar um segundo evento cardíaco em pessoas que já sofriam de algum problema, como AVC ou diabetes -, de acordo com uma análise de ensaios clínicos randomizados publicados online dia 02 de outubro no British Medical Journal. O trabalho foi conduzido por dois pesquisadores: um da London School of Economics and Political Science, no Reino Reunido, e do Grupo de Pesquisa e Política de Drogas - Departamento de Medicina Populacional da Harvard Medical School e outro da Stanford University School of Medicine, na Califórnia.

Os autores analisaram 16 estudos - quatro analisaram o efeito dos exercícios sobre pacientes com doenças cardiovasculares e 12 análises mediram o efeito do tratamento medicamentoso. Os pesquisadores acrescentaram três novos ensaios de exercícios para uma revisão, que incluiu 305 ensaios clínicos randomizados com 339.274 participantes. Para os quatro trabalhos com evidências sobre a eficácia do exercício sobre a mortalidade, 14.716 participantes foram incluídos em 57 ensaios.

Embora a amostragem sobre exercícios tenha sido reduzida, a análise não encontrou diferenças detectáveis nas taxas de mortalidade entre pacientes que fizeram exercícios ou intervenções farmacológicas na prevenção secundária de doença cardíaca coronária. O exercício foi mais eficaz do que qualquer intervenção medicamentosa para reduzir a taxa de mortalidade entre os pacientes com AVC. Nem exercício nem drogas eram claramente eficazes em reduzir as taxas de mortalidade em pré-diabetes, afirmam os autores. Na insuficiência cardíaca, diuréticos foram mais eficazes do que o exercício, mas esse superou todos as outras classes medicamentosas para o problema como betabloqueadores e bloqueadores dos receptores da angiotensina.

Os cientistas afirmam que nos casos em que as opções de drogas proporcionam apenas modesto benefício, os pacientes merecem entender o impacto que a atividade física pode ter sobre sua condição. Segundo eles, é importante que o médico oriente sobre a prática de exercícios e que os pacientes sejam mais engajados nesse tipo de prevenção.

Aposte nestes exercícios para a saúde do seu coração
 
Para garantir um coração saudável, os médicos recomendam um remédio milagroso: movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão. Para favorecer o sistema cardiovascular, os exercícios precisam elevar a frequência cardíaca. "É o caso da caminhada, da bicicleta, da natação, corrida, aulas de step e jump", recomenda Paulo Mazzeu. Confira, a seguir, por que essas atividades fazem tão bem ao músculo vital e quais as variações de treino que favorecem a saúde cardiovascular. 


Crédito: www.minhavida.com.br/.../16877-exercicio-e-melhor-que-remedio-para

22 comentários:

  1. Conheço dois casos de amigas: uma que conseguiu vencer depressão (pós-parto) e outra compulsão alimentar (pela morte do marido) graças à atividade física.

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    1. JÚLIO CONRADO MELO3 de novembro de 2015 07:30

      PARABÉNS A TODOS OS EDUCADORES FÍSICOS. SUCESSO!

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    3. Tem q se concientizar

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  2. É O SUOR QUE CURA CORPO E MENTE.

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    1. Ter um corpo simétrico não é apenas questão de estética, mais de funcionalidade. As pernas são um dos maiores grupos musculares do corpo e, por isso, a base de toda a estrutura.

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    2. Emerson Luiz Barreto3 de novembro de 2015 07:54

      Ao praticarmos regularmente qualquer exercício físico, liberamos endorfina e serotonina, conhecidos como hormônios do prazer e da felicidade. Isso da a sensação de bem-estar e ajuda e muito.

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    3. Sem contar a ajuda substancial que dá à prática sexual. kkkkkkkkkk

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    4. Não desejo um AVC PRA NINGUÉM!MT RUIM!!

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  3. Adauto Dias Gonçalves3 de novembro de 2015 07:18

    O exercício físico é grande alternativa aos antidepressivos , mas infelizmente essa realidade não é compartilhada por milhares de brasileiros.

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    1. É perfeitamente possível pessoas que passaram por traumas recobrarem a felicidade sem o auxílio das farmácias, ao praticarem regularmente qualquer exercício físico.

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    2. MARIA DE FÁTIMA RORIIGUES3 de novembro de 2015 07:59

      INFELIZMENTE NÃO EXISTE UM TRABALHO EFICIENTE DE PARTE DA PREFEITURA DE TRIUNFO PARA FAZER VALER UM EFETIVO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO COM OS MORADORES E DEPOIS OFERECER A PRÁTICA DE VERDADE E NÃO SOMENTE DE ENROLAÇÃO EM POUCOS PONTOS DO MUNICÍPIO.

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  4. Sem foco, não vale reclamar.

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    1. Jonas Lourenço Sales3 de novembro de 2015 07:47

      Minha irmã estava quase obesa aos 21 anos. Ficou 10kg acima do limite do IMC(que relaciona o peso com os riscos à saúde), quando encontrou na atividade física um meio de recuperar a saúde do corpo e da mente.

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  5. Investir um tempo para fortalecer a região do core(músculos profundos do abdome, lombar e pélvis) pode afastar o risco de lesões na coluna vertebral nos treinos de alta intensidade.Outro benefício é a garantia de uma postura ereta. Dois exercícios que trabalham essa área são extensão de tronco e prancha.Informe-se com o seu professor de musculação.

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    1. Continuo treinando sem faltar um único dia. O exercício é o meu remédio, é como eu descanso a cabeça.

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  6. As atividades físicas acabam desempenhando o papel psicológico.Quando fazemos repetidamente determinados exercícios,, estamos com o pensamento em algum lugar e passamos a 'escutá-lo' melhor.

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    1. Alexandre José de Melo3 de novembro de 2015 07:49

      Salve o educador físico, a melhor maneira de seguir uma vida saudável.

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    2. SÃO TAMBÉM BONS CONQUISTADORES DE ESTEJAM DE BAIXO ASTRAL.LOGO COLOCAM NO EIXO.

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  7. Válter José Carvalho3 de novembro de 2015 07:38

    Se o peitoral,ombros, costas e braços estão bem trabalhados, mas as pernas se mantém subdesenvolvidas, o esforço feito fica comprometido.

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