domingo, 8 de novembro de 2015

AUGUMENTO "ARRETADO" SOBRE DEUS... POR JOÃO VEIGA



Veja que argumento "arretado" de outro deísta, Gottfried Wilhelm Leibniz*(1646 - 1716).

" Deus não criou um mundo absolutamente perfeito em todos os aspectos - isso tornaria o mundo o próprio Deus, pois Deus é a coisa mais perfeita que há ou pode haver. Mas ele deve ter feitos o melhor dos mundos, o único com a mínima quantidade de mal necessário para obter esse resultado. Nenhum outro projeto teria produzido mais bondade usando menos mal"


O argumento, pra mim, é tudo.

Vale isso para a religião. Sou ateu devido aos argumentos usados por quem acredita.
O Novo e Velho testamentos, pra mim, são fontes muito ruins de argumentos.
 

Gosto muito de um deísta chamado de Alexander Pope (1688-1744); "tudo que existe no mundo é do jeito que é por uma razão: tudo é obra de Deus, e Deus é bom e todo-poderoso. Doenças, inundações, terremotos, incêndios e secas - tudo faz parte do plano de Deus. Nosso erro é nos concentrarmos demais em detalhes individuais e não ver o contexto como um todo. Se pudéssemos nos distanciar e ver o universo de onde Deus está, reconheceríamos a perfeição que ele é, como todas as coisas se encaixam e tudo o que parece mal é, na verdade, parte de um plano muito mais amplo" .
Aconselho aos deístas a lerem mais Pope.


*Leibniz, como sabemos, foi um dos expoentes da teologia natural, um filósofo que elaborou versões das principais provas da existência de Deus. (Materialismo)


Por: Dr. João Veiga
         Médico 

2 comentários:

  1. Prezado João, é "arretado" mesmo. Valeu! Mas aproveitando que, para você, o argumento é tudo... Parece haver um paradoxo: você nega a existência de Deus, ao informar que é ateu; no entanto, afirma a existência de Deus nos argumentos apresentados.
    E com relação aos textos bíblicos, creio que eles só farão um sentido adequado, se a Bíblia for lida integralmente (como um todo coeso), e de modo paulatino e reflexivo. Porém, a maioria dos críticos não tem paciência de proceder dessa maneira (uma leitura assim leva bastante tempo, cerca de dois anos). Portanto, asseguro aos leitores: a Bíblia é uma obra de valor inestimável.

    ResponderExcluir
  2. Luziana Marcelino Fontes11 de novembro de 2015 às 08:05

    Vocês não brinquem com Deus!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!