segunda-feira, 30 de novembro de 2015

REATIVAR PRÁTICA CICLÍSTICA IGUAL NO PASSADO

Carlos Ferraz -vencedor da corrida realizada na Festa dos Estudantes

As ciclistas triunfenses Naisa Paiva e Luciana Veríssimo

Costumam dizer os mais inteligentes que educação pessoal, saúde, história e educação ambiental,costumam ficar sempre juntas nos programados e saudáveis passeios ciclísticos, que parece tomarem conta do mundo inteiro, menos Triunfo, por ironia do destino - cidade considerada Estância Climática e Estação Balneária, do Estado de Pernambuco, denominada também "Oásis do Sertão" - onde saudáveis atividades de lazer realizadas por bicicleta ou bike poderiam assim na certeza tornar-se mais outro atrativo aos frequentadores da província sertaneja, onde teriam oportunidade de conhecer  pouco mais sobre a história local, contribuindo nas sugestões para o defendido projeto de revitalização do Centro e Sítio Histórico.

Diferente do passado, quando moradores adultos, jovens e crianças transformavam nos domingos e feriados artérias urbanas centrais, a exemplo: da Rua Grande, Rua do Fiado, Rua da Caridade, Rua do Açude, Rua da Cadeia, Rua do Correio, Rua da Encruzilhada, Rua do Gato Branco, Rua da Igreja, Rua de São Benedito, Rua da Matança, Rua do Colégio, Rua da Barroncheira, Rua do Convento, Rua da Banda, Rua do Ginásio, Rua da Bica, Rua do Cemitério, Rua da Fábrica, na verdadeira área de lazer, acompanhados por familiares  transitavam curtindo à vontade  a paisagem verde rodeando a interessante cidade e a arquitetura dos casarões e sobrados ainda preservados, que oferecem cenário bastante diferenciado dos municípios circunvizinhos.

Há muito tempo vem-se  insistindo junto às administrações públicas municipais revesantes, sem conseguir qualquer avanço comprovado, na antiga tecla de investir na relação com famosas pedalas, fazendo retornar a salutar prática do ciclismo. Igual noutros centros habitacionais de grande, médio e pequeno porte, onde caracteriza atitude moderna:" ciclofaixas" e "ciclovias". É intensa a torcida para naqueles pontos melhores condicionados, promoverem passeios  em horários de praxe ( manhã ou tarde). Podendo também, durante ocasiões, festivas ou comuns, percorrerem antigos percursos tradicionais de: Antonio Queiroz, Francisco Oliveira (Chico Leite), Geraldo Diniz, Francisco Moisés, José Veríssimo, Odelmar Pedrosa(Maziho), Francisco Simões (Xinxo),Manoel Diniz (Nelo),José Leal,Onofre Aquino, Luiz Borges, Antonio Ribeiro ( Farmácia),Expedito Santos (Detran) entre outros triunfenses amantes da "magricela".

Havia ainda a turma mais jovem que adorava curtir bastante o transporte com duas rodas diariamente ou nos concorridos finais de semana animadíssimos de Triunfo: Romildo Paiva, Dalvino Timóteo, Assis Diniz (Bezouro), Ostílio Lopes, Antonia Paiva, José Rivaldo, Romeu Timóteo, Carlos Laurindo, Vera Veríssimo, Fernando Elias, Ulisses Gonzaga, Gaudino Diniz(Gau), Telma Diniz, Evaldo Otaviano (Vavá), Carlos Ferraz, João Paiva, Luiz Bezerra ( Confeitinho), Socorro Diniz (Socorrinha), Carlos Marrocos, Adelmo Rodrigues, Hermenegildo Pádua, Ana Lúcia  (Lucinha), Cristóvão Jackson, Fernando Otávio, Antonio Rodrigues (Tota),  Maria Amália,Paulo Diniz, Antonio Timóteo, Paulo Xavier, Naiza Paiva, Ricardo Moisés, Silvio Romero, Luciana Veríssimo, Evaldo Paiva (Vavá), Petrônio Melo,Romeu Diniz, Liége de Melo,  Junior Veríssimo, Wagner Santos, e muitos outros. 

19 comentários:

  1. Carlos Ferraz! está provado que um dos melhores exercícios para perder peso e ficar de bem com a vida, é o ciclismo, sem deixar, de enfatizar a natação. Aproveito para lembrar uma história: meu irmão Dalvino, tinha umas quatro bicicletas de aluguel, uma das vezes, o nosso conterrâneo, Carlos Ferraz alugou por uma hora e trouxe a bicicleta nos braços, quebrada, só as peças; pagamento ...kkkkaaa ....depois eu acerto, lembra? só para relaxar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Socorro Diniz4 de novembro de 2015 às 11:30

      O trânsito da Avenida Getúlio Vargas, é caótico. Enquanto não chegar nenhuma obra estrutural de maior porte, a Prefeitura de Triunfo poderia dar sua contribuição para amenizar os engarrafamentos.Aquela liberação para ônibus e caminhões na contra-mão é algo ridículo.Ninguém mais aguenta tanta invenção e nada solucionar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Tempos bons que não voltam mais ,passear em volta do açude de bicicleta ou participando das competições escolares que eram promovidas na Festa dos Estudantes ou pelo educandários locais.

      Excluir
    4. O QUE EXISTE DE MODERNO NOUTROS LUGARES COMO AS CICLOVIAS, AQUI NÃO DÃO IMPORTÂNCIA. AINDA INSISTEM SER UMA ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE. COMO? O QUE FAZ JÁ VEM DETERMINADO PELO ESTADO, CRIATIVIDADE É ZERO, INVESTEM APENAS NAQUILO QUE TEM RETORNO FINANCEIRO PESSOAL OU DE VOTOS.OS ESPORTES ESTÃO MARCADOS PELO ABANDONO.

      Excluir
    5. Carlos Alberto Barbosa1 de dezembro de 2015 às 20:33

      Recordo da atuação política do triunfense Carlos Ferraz desde ainda muito jovem, sempre reivindicava, brigava, desafiava autoridades de todos os escalões, desde que estivesse em pauta vantagens para o seu querido Triunfo. Atraiu vários órgãos nos governo Arraes, e Carlos Wilson por que tinha conhecimento que seu município necessitava avançar no modelo de progresso sustentável e nunca visando o assistencialismo sem critérios que procuravam fazer outros correligionários, inclusive da vizinha Santa Cruz da Baixa Verde. Foi um dos principais artífices da eletrificação rural e urbana de Triunfo, junto ao seu amigo, Clodoaldo Torres, ex-deputado, presidente da Assembléia Legislativa e Secretário de Minas e Energia. Além de outras muitas conquistas nas diferentes áreas de atuação do Estado de Pernambuco. Só isso seria o bastante para calar os críticos com visão estreita e obrigar a reflexões mais abrangentes, sobre quem tem realmente amor verdadeiro e relevantes serviços prestado a Triunfo.

      Excluir
  2. Mata a gente de saudade Carlos Ferraz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que multam usam o mesmo blablablá mas nada é resolvido, nesse local, ou em outros da cidade. Enfim, senhor prefeito, tome alguma atitude!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Lembro desses importantes momentos da historia daquela cidade. Na nossa mente de criança ficam as coisas mais memoráveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela área do açude, apesar de apresentar um perfil turístico, pois se presta bem à caminhadas, navegação esportiva e de lazer, está completamente prejudicada pelo pátio de eventos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Alexandre Pereira da Silva4 de novembro de 2015 às 14:36

      Essa administração não se preocupa nem um pouco em preservar as modalidades esportivas de antes, como natação e ciclismo. Nem espaço existe mais hoje, pois interromperam com aquele avião e o pátio.

      Excluir
  4. Se a qualidade da vida se mede também pelo trânsito os moradores da Rua do Fiado e da Rua Grande estão com uma baixíssima qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pagamos tantos impostos para passar por ruas assim pedalando bicicletas,é revoltante. as autoridade não veem isso?

      Excluir
    2. As propostas sugeridas aqui por vocês de implantar ciclovias e ciclofaixas não recebem qualquer atenção, como se esse gestores pudessem fazer o bem entendem sem respeitar a vontade dos moradores.

      Excluir
    3. Registro aqui o meu protesto por tamanho descaso.Sempre colocam dificuldades, mas as obras mal feitas talvez sejam o principal impedimento.Essa obra nunca sai.

      Excluir
  5. MÁRIO JOSÉ CARVALHO4 de novembro de 2015 às 12:14

    ESTÁ NA HORA DA PREFEITURA ANALISAR A POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE SEMÁFORO PARA PEDESTRES OU CÂMARA PARA FOTOGRAFAR MOTORISTAS QUE PARAM NA FAIXA DE PEDESTRES E AMARELAS.

    ResponderExcluir
  6. Por que não procuram trazer um bicicletário como no Recife, em convênio com o Banco Itaú? Triunfo necessita de iniciativas dessas na administração.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!