quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

LAGO JOÃO BARBOSA AGUARDA MELHORIAS - POR CARLOS FERRAZ









Chegando a nova temporada da alta estação turística, nos vem logo em mente, levantar as necessidades proeminentes da cidade para atrair cada vez mais turistas e visitantes. Temos que arrumar a casa, começando pelo nosso importante e destacado cartão postal: "O Lago João Barbosa Sitônio", único espaço hídrico centralizado na área urbana da cidade de Triunfo, completou mais de 50 anos de urbanização, os avanços no setor existem e o espaço é reconhecido como um local com vocação para ser um equipamento de lazer, de esporte e de conveniência não apenas entre moradores da proximidades, mais para todos os triunfenses, visitantes e turistas. Algumas demandas, porém, são necessárias e urgentes, como  saneamento e calçamento de algumas ruas que levam ao charmoso cartão postal. Também falta sinalização nas vias de acesso ao suntuoso ambiente ecológico e um sistema de limpeza que evite o assoreamento crescente e mau cheiro quando o lugar está com pouca água, além do merecido destaque noturno com iluminação específica, visando passar a refletir nas águas do seu leito mais claridade das luzes.

Reconhece-se que a falta de saneamento ainda é um grandes problemas do espaço. O incomodo odor  é causado pelo grande assoreamento. O esgoto de muitos condomínios particulares e o lixo dos moradores são jogados nos riachos que escorrem para  o antigo açude público, que recebem também dejetos vindos dos bairros São Cristóvão, Guanabara e Bom Jesus.A população tem dentro do possível cobrado do poder público a sua providencial dragagem.Mas necessita haver mobilização mais atuante para cobrar ações mais efetivas dos desestimulados governantes, uma vez existir condições básicas para oferecer satisfatório lazer: Tem natureza, espaço para pratica de esportes, restaurantes , lanchonetes, bares, pedalinhos, teleférico. É um lugar completo. Acha-se que a prefeitura deveria cuidar mais da manutenção e fazer muitos eventos para valorizar o turismo no local.

A Prefeitura de Triunfo reconhece que a maioria das ruas no entorno do Lago João Barbosa  não possui saneamento, mas afirma que há projetos em planejamento, assim como a desobstrução das vias públicas interditadas, devido as equivocadas instalações de obras prejudiciais, tipo: Academia da Cidade, Pátio de Eventos, Calçadão da Orla e Monumento do Avião. Outras medidas administrativas deverão em futuro breve serem executados para algumas dessas intervenções mal feitas sejam desativas, voltando tudo ao normal e beneficiando a mobilização urbana. Outra reivindicação constante, é a relativa  preocupação com segurança pública, no que requer adotar fiscalização por câmaras de monitoramento, verificando também se existem pontos cegos e pedir reforço na guarda municipal para atuar mais frequente nesses setores. pois existe o furto de patos, gansos e cisnes,sem punição.


    Carlos Ferraz   Por: Carlos Ferraz
                                                   Editor/ Triunfo PE
                  

3 comentários:

  1. Ainda bem que o Blog Opinião vem trazendo à tona esta matéria que já foi bastante divulgada em outras oportunidade e na qual fiz comentários. Não se trata somente de uma questão de deixar a cidade mais bonita e esconder esta vergonhosa prática de jogar os esgotos no referido lago. Isso é crime ambiental. As águas que saem da Unidade Mista Felinto Wanderley correm para o Lago e com isso, levam bactérias e doenças e não foi à toa que muitos peixes amanheceram boiando mortos no ano passado. O mal cheiro, os esgotos aparentes, a obstrução de córregos e riachos e com esgotos levados aos riachos que alimentam o lago já foi matéria neste Blog mas esta gestão não gosta de ouvir a voz da população. O que esta gestão sabe fazer é incitar à violência e de perseguir a quem faz denúncias e chancela relatórios do Tribunal de contas onde se mostra um diferencial de quase sete milhões de reais.Estou sendo ameaçado por terem passado para muitas pessoas, inclusive da minha família a minha chancela acerca de pedido de informações sobre irregularidades. Não repassaram para estas mesmas pessoas os documentos do Tribunal de contas nem tão pouco o pedido de informações do Vereador Lucimar Feitosa que divergem da lista que a prefeitura envia para o Tribunal de contas exatamente para que seja incitada a população para rixas e intrigas familiares. Minha família que queira continuar acreditando nos atos ilícitos desta gestão podem ficar à vontade pois sabem muito bem o que devem escolher mas eu não serei conivente com aquilo que está errado. Não há meios de me parar a não ser calando a minha voz com ameaças de morte que já venho sofrendo e há muito tempo. Não temo por minha vida mas também não vou ficar esperando qualquer atentado e exatamente por isso, também levo ao conhecimento de todos e das autoridades que se algo me acontecer ou a minha família, podem ter certeza de que os culpados são aqueles que estão incitando tal violência. Não tenho medo de pistoleiros, de ser acuado ou de qualquer forma de ameaça seja ela velada ou fática. Vou continuar com o meu trabalho de profissional e de cidadão. Continuarei a defender os interesses daqueles que são abandonados e ignorados por aqueles que fizeram diversas promessas de campanha e que durante anos continuam a propagar atos ilícitos, ameaças, abuso de poder econômico, abuso de autoridade e a cometerem crimes ambientais e contra o patrimônio público. Quem não tiver culpa no cartório não deve se preocupar o que certamente isso não se refere a esta prefeitura. Os atos só foram cometidos por endosso desta administração. O lago só é poluído com o aval desta administração. O coronelismo ainda existe aqui mesmo que de forma disfarçada mas o combate continua!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Dr. Terto, faça como esse blog se mantenha na sua linhagem idealista que lhe são peculiares e não se importem o que alguns bajuladores vão pensar ou falar para defender o reinado e seus súbitos mais aproximados que adoram tomar as dores do patronato.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a preocupação de acompanhar os artigos diários aqui postados e posso confirmar que são realmente de qualidade destaca.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!