sábado, 19 de dezembro de 2015

LIBERDADE DE PENSAMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIAL - POR RUY PATU




A liberdade de pensamento importa no livre embate de ideias e críticas respeitosas, com porções de verdade, amor, paixão, justiça e fervor, como é característica essencial de todo ser humano, sem os quais o pensamento revela-se pobre de conteúdo e sem ímpeto sentimental capaz de ser compreendido, aceito e de reproduzir-se ou disseminar-se, como algo que, à semelhança do seu criador, tem alma, coração e vida.


Mas a liberdade de pensamento, quando o pensamento é MANIFESTO, importa também numa responsabilização social do pensador, especialmente pela repercussão danosa que uma informação imprecisa ou distorcida possa causar a terceiros, tanto no aspecto moral como no material.

Liberdade absoluta de pensamento só existe enquanto o pensamento povoa a mente do pensador na solidão do seu pensar.

Depois de externado, ganha vida e asas, semeando o bem ou o mal em nome e sob a responsabilidade do seu criador e de quem o propagar.

Ninguém está absolutamente impune ao que manifesta e nem, menos ainda, ao que concretiza no mundo físico em atos, palavras grafadas e ações.

E se a manifestação for pública, pública será a sua discussão e o seu julgamento.
Ninguém está a salvo da crítica.


Por: Dr. Ruy Trezena Patu Jr.
        Jurista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!