sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

SAUDADES DE MEUS NATAIS EM TRIUNFO... POR ANTÔNIA PAIVA








Saudades de meus Natais em Triunfo!!! Dançando nos bailes da Cooperativa, no Inferninho, no Beira Mar, em Zuca, em Quinha e por aí vai...Tomando capilé com pão doce, andando no parque, passeando na pracinha do açude e do quadro, encontrando e reencontrando amigos e amigas, assistindo as novenas com Padre Luis e Frei Epifânio, ouvindo a Banda Isaias Lima no patamar da Igreja, encontrando mamãe e papai após as novenas, comendo bode assado e tomando cerveja nas barracas, rompendo ano com as luzes apagadas e ao retornar beijos, abraços, sorrisos, lágrimas, saudades...Eita nostalgia...

Continuando as lembranças do Natal: as canoas de seu Domingos e Cata Osso, a Onda, as barracas cobertas de lona feitas de flechas, os balões enfeitando o céu, seu Zé Fogueteiro soltando fogos e queimando os neguinhos batendo pilão e a roda onde aparecia a bandeira de Nossa Senhora das Dores, as missas celebradas por Frei Miguel, as sessões dos filmes do Guarany, o Coreto da Pracinha, os bancos branquinhos da pracinha do açude, a girandola de final de ano, o desfile das moças da época, os familiares e amigos chegando de longe para passar o Natal, o sino da Igreja tocando chamando para as novenas, as rodelas de cana enfiadas na casca da cana, Aninha Mocó vendendo cocadas, Zé  de Gaudino tocando Siboney e saxofone por que choras no forró de Gonzaga, Duquinha de Alvelino na sanfona e Zé de Dora cantando poema, os flertes da época, a procissão de Ano Novo e o padre fazendo o sermão no patamar da igreja com a presença de Nossa Mãe das Dores e por aí vai...se lembrar de mais fatos publicarei...



  Por: Antônia Paiva

6 comentários:

  1. Respostas
    1. É muita emoção que a conterrânea Antonia Paiva repassa nesse momento de saudade do passado glorioso da nossa querida cidade.Parabéns!!

      Excluir
  2. meu grade amigo tenha um feliz natal e um prospero ano novo pra você e sua família são meus sinceros votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasticas essas lembranças....
      Viagei no tempo e senti ate uma lagrima rolar...
      Pena ninguem nunca ter conseguido resgatar....
      Que saudade terrinha

      Excluir
  3. Você me fez chorar novamente. Obrigado por publicar no seu jornal! Um ano novo de muita para para vc e familiares. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Antonia Paiva assim vc maltrata o meu coração.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!