segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

TROCAR NOME DE ARTÉRIAS PUBLICAS FERE A HISTÓRIA - POR CARLOS FERRAZ


 





Lamenta-se que a população triunfense fique obrigatoriamente de alguma forma refém do sistema político que se estabeleceu há décadas, não costumando adotar práticas democráticas, nem  o mínimo de  critérios básicos para desempenhar suas respectivas funções eletivas tanto no setor executivo, como legislativo. Pode-se tomar como exemplo as iniciativas de vereadores determinados a  produzir demagógicas simpatias  visando a conquista de futuros sufrágios eleitorais inconscientes.Costumam agir à revelia, sem consultas prévias antes de efetuarem batismos e trocas muitas vezes em trechos consagrados pelo povo,

Alguns deles querendo posar de espertos apresentando indevidas proposições denominando título às artérias urbanas públicas, na sede de Triunfo e nos distritos de Canaã e Jericó, sem qualquer parecer de comissões responsáveis na Casa Diocleciano Pereira Lima e tampouco fundamentação específica para merecer agraciamento. Existem determinadas figuras escolhidas por interesse promocional e desejo de atender vaidades de algumas famílias estabelecidas no território ou fora dele.Basta uma assinatura do prefeito sancionando - depois de aprovada em plenário sem qualquer questionamento - e o nome indicado em projeto de lei passa a vigorar como lei definitiva, quando o correto seria oferecer um parecer contrário

A mesma prática condenável acontece com a esquisita escolha para recebimento do título de cidadão  - que deveria ser uma forma de reconhecimento a quem realmente trouxesse benefícios coletivos ao município e seus habitantes - que banalizou-se demais, perdendo completamente o significado e valorização de comenda especial, devido aos excessos de distribuição gratuita a pessoas sem comprovar relevantes serviços prestados.Atuam ainda trocando o nome de de ruas, avenidas, praças, travessas, de acordo com interesses particulares,, desrespeitando artérias tradicionais.Poucos são os filhos da terra que por desconhecimento ou omissão  discordam desses posicionamentos errados.

Trocar o nome de logradouros é um assunto muito delicado, porque cada época tem os seus valores, por isso mesmo cada proposta deve ser analisada caso a caso com responsabilidade. Se o vereador opta por manter a denominação, consagra nomes que não contribuem com a história da cidade. Por outro lado, algumas mudanças quebram a identidade do lugar. Os nomes de vias representam a vida de gerações A grande realidade é que, não se pode mudar tudo ou conservar tudo, essa ação reflete o comportamento de quem está no poder, no momento. A história  vai se perdendo com essas mudanças constrangedoras promovidas  com esses artifícios, porque cada rua tem sua lembrança.Que nomeiem aquelas que não têm ainda identidade própria...

Foto do perfil de Carlos Ferraz 

Por: Carlos Ferraz 
         Editor/Triunfo - PE


7 comentários:

  1. A denúncia é muito procedente. Porem, cabe à imprensa revelar o nome do agente público que age de encontro aos interesses públicos. É preciso revelar o nome do vereador responsável pelo projeto e o de qual artéria foi agredida com mudança de nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABENIZO O SENHOR ANTONIO TIMÓTEO SOBRINHO POR TAMBÉM SE POSICIONAR CONTRÁRIO A ESSA FALTA DE RESPEITO COM OS TRIUNFENSES QUE FIZERAM ALGO PELA CIDADE E ESTÃO TENDO SUAS MEMÓRIAS JOGADAS NA LATA DO LIXO POR ESSES POLÍTICOS DESPREPARADOS DA MINHA TERRA.

      Excluir
    2. Lucilo Correia Araújo23 de fevereiro de 2016 às 08:26

      Sempre que leio os instigantes artigos do Jornalista Carlos Ferraz, me vem a confiança de que a partir da sua valente pena de escritor, surjam muitos outros idealistas que, como ele, lutem com denodo pela preservação de uma identidade própria e diversificada das regiões e cidades interioranas do Nordeste -uma região que sofre disparidade econômica em relação ao restante do país, porém imensamente rica e que merece a preservação dos seus valores culturais e dos seus recursos naturais.

      Excluir
  2. Excelente matéria Carlos Ferraz, você sempre atento a combater as arbitrariedades ocorridas no seu lugar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. CONSIDERO ESSA ATITUDE POR DEMAIS VERGONHOSA E CONDENÁVEL.DÁ A IMPRESSÃO QUE A POLÍTICA DE TRIUNFO FOI INVADIDA SOMENTE POR PILANTRAS. PORÉM O ELEITORADO PARECE ESTAR QUASE TODO ALIENADO E NÃO CONSEGUE ENXERGAR NADA DISSO TERMINANDO DANDO APOIO AOS MESMOS CRÁPULAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Somente em um lugar de mente atrasada acontece uma ação de pilantras dessas pode ser aceita e efetivada para resultar em votos.Cada nome tem sua relação com a história.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!