quinta-feira, 31 de março de 2016

AUSÊNCIA DA ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO DEIXA LACUNA NA SEMANA SANTA - POR CARLOS FERRAZ






Apesar da seca e da crise política e consequentemente financeira, é quase certo que  a Semana Santa em Triunfo nesta edição 2016 consiga mais uma vez atrair grande número de visitantes e turistas. Prova disso é o número de retiradas de passagem na empresa Progresso e nos transportes coletivos alternativos que fazem a linha Triunfo - Recife  e vice-versa, quase que dobrou, de acordo com informações dos profissionais da área.

O município sertanejo neste período é o terceiro destino mais procurado do Interior de Pernambuco, faz tempo, mesmo sem haver necessários atrativos  e incrementos de lazer na temporada, apesar dos apelos constantes dos informativos e das pessoas da comunidade que demonstram visão administrativa e sentimento nativista, mas que jamais são ouvidas nas suas reivindicações sugestivas por razão de radicalismo reinante, incompetência generalizada e predominante desrespeito, prejudicando com isso a cidade.


Entende-se que maior publico ainda haveria, caso não tivesse ocorrido a desativação da encenação da "Paixão de Cristo", de Triunfo,  no sítio do Convento São Boaventura, Bairro da Liberdade,  onde foram mais de  trinta anos de pleno sucesso. Segundo organizadores, participaram do espetáculo teatral cerca de dois mil figurantes até ser infelizmente desativado por ausência de apoio logístico há mais de década, prejudicando bastante o movimento do badalado ponto turístico considerado "Oásis do Sertão" , devido ser estimulante de rendimentos.




Entre os artistas que atuaram:  Carlos Lima ( o primeiro Cristo), Messias Bezerra, Viviane Pádua, João Araújo, Nilva Madureira, Rafael Souza, Miriam Gomes, Alberto Marcelino, Marcos Gomes, Sônia Pádua, José Félix Neto, Dayane Nonato, Francisco Anchieta, Aparecida Vasconcelos, Geraldo Ibiapina, Luciene Ferreira, Grécia Nonato, Anastácio Pereira, Vera Nogueira, Paulo Ferrugem, Edilene Almeida, Afonso Nunes, Maria Jardilene, Junior Veríssimo, Maria Souza, Celso Bezerra, Lúcia de Fátima, entre outros.

Na ótica dos frequentadores recentes que tiveram oportunidade de participar antes do citado evento e encontravam-se  na cidade agora pela agência de turismo receptivo Lucky Viagens, o acontecimento realizado era grande atrativo para o período do ano e acrescentava o fluxo de turistas no feriado da Páscoa, tornando-se diferencial enorme no faturamento das empresas e comércios locais, depois do Carnaval, Festa do Estudante, Moto Fest, Natal Triunfo e Ano Novo quando conseguem encontrar várias excursões. 


Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE


Um comentário:

  1. Tive a grande oportunidade de assistir as grandes encenações da Paixão de Cristo no Convento. Qual não foi a minha surpresa quando assisti pela primeira vez para fazer comparação com os espetáculos que são apresentados no país tendo em vista que fui atuante na área, participei das encenações juntamente com José Pimentel e me surpreendi com a qualidade, bom gosto e beleza que os espetáculos proporcionavam ao público ávido por espetáculos religiosos. Infelizmente, os governos costumam separar cultura de educação como se cultura não fosse educação e educação não fosse cultura. A nítida falta de entendimento nas áreas culturais é notória assim como muitas que sã devidamente publicadas neste conceituado blog. O turismo na cidade tem muito a agradecer ao SESC como também a cultura. Se ficarmos a depender deste poder público inoperante, ficaremos sem absolutamente nada. Vê-se financiamento de grandes campanhas eleitorais com compra de votos para a permanência destas aves de rapina no poder mas não sobra para a cultura e o comércio também é vilão nesta história. Muitos são coniventes já que terão seu quinhão na hora de licitações e contratações. Isso Não é novidade para ninguém apenas se calam e ficam na mesma inércia e continuam a apoiar estes mesmos ladinos que mais tarde farão ainda pior. Estamos num momento de fragilidade política com esses escândalos de grande porte mas escândalos grandes já aconteceram aqui e alguns deles com processos que tramitam em segredo de justiça não se sabendo por qual a razão. Não se pode fazer denúncias posto que os denunciantes são acuados, amedrontados, ameaçados, mortos e as investigações ficam paradas, sem apontarem os responsáveis por uma série de crimes ocorridos no começo do ano. Onde está a Secretaria de Defesa Social com o seu secretário que ainda não trouxe à baila os verdadeiros culpados desta tragédia. A sociedade Triunfense merece saber quem aqui está a cometer tais crimes, seus mandantes e seus executores. Um basta tem que acontecer e somente, quando a mídia televisiva estiver presente e divulgue um Pacto Pela Vida falido,e o descaso para com cidadãos que querem a verdade, é que tomarão ás rédeas da situação. Pois bem, Chega de esperar. Dia 04 e 05 vai fazer 03 meses que a coisa começou e que até agira não apontaram soluções e isso não pode e não vai ficar assim. Assim como os culpados dos grandes escândalos nos altos escalões da república devem ir para a cadeia, os metidos a coronéis, que abusam de autoridade, do poder econômico e colaboradores nesta cidade, também pagarão pelo que fizeram. Uma carta endereçada a autoridades que estão acima já foi enviada para que não fique sem relato se algo me acontecer e não descansarei enquanto não ver esta corja de assassinos na prisão assim como os criminosos eleitorais também.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!