quinta-feira, 31 de março de 2016

É NECESSÁRIO MAIOR INCENTIVO AO TURISMO RELIGIOSO - POR CARLOS FERRAZ

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Interior da Matriz

Gruta ao lado da Matriz/ parte externa


Falta maior divulgação dos locais religiosos que muitos turistas gostariam de conhecer, mas são impossibilitados pelas dificuldades causadas na visível desorganização da cidade nesse quesito. Não entende-se a razão das limitações impostas com naturalidade aos visitantes, enquanto deveriam procurar ampliar atrativos, apesar do município ser possuidor de indiscutível potencialidade regional e intensa tradição religiosa. Podendo essa saudável exploração de interessantes ambientes sagrados comparar-se às províncias europeias e localidades  brasileiras conhecidas, tipo: Salvador (BA), Ouro Preto, São João Del Rey (MG) Aparecida do Norte (SP), Canindé (CE), entre outros.

Não faz muito tempo, quando foi noticiada a criação dessa medida pela Secretaria Estadual de Turismo(SEET),nas destacadas edificações religiosas dos municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes,Igarassu, Goiana,  Cabo de Santo Agostinho,, Itamaracá - estimulou participantes desses ciclos, recomendarem a prática satisfatória ser seguida em Triunfo; onde existem interessantes igrejas católicas e templos evangélicos; devendo fazer parte do roteiro e cumprir integralmente o objetivo pretendido. As visitas abrangeriam os pontos relacionados nos bairros centrais e periféricos. Para isso folhetos explicativos deveriam ser distribuídos nos hotéis, pousadas, supermercados, mercearias, bares, restaurantes, casas de diversão e prestadores de serviços. 

Esses são exemplos concretos na maioria das cidades antigas do mundo, fazendo a orientação básica ser cultivada, admirada e curtida, inclusive por personagens não católicas. Existe a necessidade de se manter um trabalho de preservação das igrejas do município triunfense, algumas apresentando processo de desgaste. Caso a desejada exploração turística religiosa consiga ser implantada dentro das normas, necessária se faz a participação da Secretaria de Defesa Social ( SDS) e Guarda Municipal, visando preservar os imóveis de eventuais danos materiais,  prática de delitos e também garantindo a integridade física dos moradores, visitantes e turistas nos correspondentes espaços.

Capela do Colégio Stella Maris ( São Judas Tadeu)

Interior da Capela
 Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Capela de São Luiz Gonzaga
Interior da Capela

Capela de Santa Clara - Casarão das Almas
Interior da Capela
Cristo Redentor
 
Cruzeiro
 
Cruzeiro em outro ângulo


DISTRITOS:

Igreja de Senhora Sant'ana  - Jerico Triunfo - PE

Igreja de São Pedro - Canaã Triunfo PE

Foto do perfil de Carlos Ferraz



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

14 comentários:

  1. Citada a Secretaria de Defesa Social por esta matéria vem a pergunta: Conseguiu ela até agora dar solução aos crimes cometidos no começo deste ano em Triunfo? Conseguiu terminar as investigações que mesmo tendo sido ouvidas várias testemunhas e com muito material ainda não conseguiu colocar esses infames na cadeia. Estamos reféns do medo e do ódio e via de consequência, temos uma polícia desacreditada e isso não se dá ao fato de de não termos gente competente, trata-se do descaso desta Secretaria de Defesa Social que somente atende ao que bem lhe convém. Estamos em crise de sanguinários, mandantes, criminosos de redes sociais que caluniam, difamam e injuriam pessoas e nada acontece. Fato é que na Cidade de Triunfo existem grandes poderosos que estão perto de caírem com as suas máscaras, com suas ameaças e com suas índoles criminosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pacto Pela Vida faliu, a policia do Estado está somente fazendo de conta, o governo encontra-se engessado sem recursos e sentindo a falta do seu tutor que se foi. Não esperem muita coisa positiva no sentido de desvendar um crime onde a cidade e municípios vizinhos sabem que foram os autores e mandantes desses atentados.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. PETRÔNIO ANTONIO DA COSTA MELO19 de março de 2016 às 11:02

      ÁS VEZES FICO IMAGINANDO COMO NOSSO AMIGO FERRAZ CONSEGUE AINDA MANTER A SUA IMPORTANTE POSTURA FORMA DESTEMIDA E COERENTE DURANTE ESSES ANOS TODOS, SEMPRE DEMONSTRANDO GRANDE EMPENHO PARA MELHORAR A CIDADE. O SEU EFICIENTE TRABALHO DESENVOLVIDO NO ENTANTO, PROVOCA CONTRA O MESMO UM DESPEITO DANADO.

      Excluir
    4. Carlos Alberto de Oliveira20 de março de 2016 às 10:09

      não sei mesmo como podem rejeitar tantas sugestões boas que poderiam inclusive serem implantadas como programação da semana santa

      Excluir
  2. A falta de visão coletiva desta administração já é uma constante. Há anos que se espera que se acabe com esta prática absurda de coronelismo, do voto de cabresto e de que quando alguém se manifesta ao contrário do que faz esta elite que machuca o povo mais humilde desta cidade, vemos que tomamos uma caminho que somente com muita força de vontade e coragem é que conseguiremos escapar destas raposas astutas que vivem a enganar o povo.
    O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral deverão ter cuidado com as próximas eleições já que é uma constante a compra de votos e a intimidação nas ruas no dia da eleição. Devem acabar com esses corredores poloneses onde candidatos e cabos eleitorais ficam no dia da eleição a intimidar as pessoas e a comprarem votos, fazendo falsas promessas. Esta é a Lei e ela deve ser cumprida. Durante a semana que antecede as eleições é público e notório vê-se candidatos a visitarem sítios, distritos, bairros, levando verdadeiras fortunas para fazerem do povo tão criminosos quanto eles.
    Quem vai tirar este povo da cadeia? Quem vai pagar para que algum advogado defenda aquele que foi induzido a agir com ilicitude. Esta cidade está corrompida por facínoras, com aqueles que querem se manter no poder a qualquer custo e não é somente para usufruir daquilo que é do povo mas também para satisfação do poder. Ignóbeis, sem respeito, sem a mínima noção de que fazem parte da cambada miserável que atrapalha o município, o Estado, o Brasil de crescer. Muita coisa errada circula por aí como se não fosse nada. Rios de dinheiro sendo derramados para manterem-se no poder e são ameaçadores, vivem a fazer ameaças veladas, ameaçam famílias.
    Fica o recado para quem tentou fazer com que alguém da minha família me pedisse para deixar de comentar ou de pronunciar-me. "Não sou do tipo de quem corre das minhas convicções e não há ameaça que me faça parar de denunciar toda esta balburdia, este descalabro, estas ilicitudes e quem não tiver culpa no cartório que fique tranquilo mas quem tiver culpa, pode esperar pois não medirei esforços, não temerei em ir às rádios, televisão, jornais, para denunciar cada praga que assola esta terra". Estas pragas precisam ser combatidas assim com as pragas das plantações. São nocivos à população, são nocivos à sustentabilidade do município, ao seu crescimento.
    Não vamos nos esquecer dos escândalos que já aconteceram, dos falsos médicos que puseram em risco a sociedade triunfense, dos funcionários que não trabalham mas que recebem todo o mês o dinheiro, daqueles que sequer estão cadastrados no sistema, dos comissionados que ganham sem trabalhar, dos funcionários falecidos que estariam recebendo e que foi o próprio Tribunal de contas quem apresentou o relatório de auditoria, de funcionários cedidos a outras prefeituras e que recebem pelo município, de funcionários que com o acúmulo de cargos recebem muito mais que um ministro do STF, de funcionários contratados como ajudantes de pedreiro ganhando mais de dois mil reais ao passo que muitos que também exercem esta função não chega sequer a metade, da quantidade enorme de contratados e comissionados estando a folha encharcada. Para quem duvida, trago comigo o relatório do Tribunal de contas e poderão ver através do site TOME CONTA os absurdos outros que não citei. Ainda, quando vivo estava, o Vereador Lucimar Feitosa solicitou ao gestor que paresentasse o nome dos comissionados, dos efetivos e dos contratados e o mesmo respondeu através de documento que não existia cargos contratados. Mentiu pois informou ao Tribunal de contas uma coisa e ao vereador outra. O que vai fazer a Câmara de Vereadores de Triunfo com esta mentira? Qual a posição que vai tomar? Certamente não farão nada como sempre.
    Até quando vamos ficar na inércia? Até quando vamos engolir goela abaixo tantas arbitrariedade? a escória está definitivamente aqui e precisa ser exterminada. O povo triunfense precisa acordar ou viver no ostracismo para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmilson Ferreira da Silva18 de março de 2016 às 10:36

      Sem a brilhante atuação do advogado Williams Terto e o falecido vereador Lucimar Feitosa, tudo continuaria abafado como sempre esteve, com todo mundo sabendo de tudo e de bico calado temendo represálias.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Maria das Dores Lopes17 de março de 2016 às 14:43

    Quase tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: o casario singelo, as antigas construções, os seculares e tradicionais conventos, edificações em pedra bruta, as historias do cangaço que nos fazem voltar ao tempo, os mirantes, cachoeira, grutas, a belíssima visão que o Pico do Papagaio o ponto mais alto de Pernambuco com 1260 m de onde se avista seis cidades do Vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século preservado e seu famoso açude que é adornado pela presença potente do Cine Teatro Guarany e o Teleférico que tem seus assentos movidos sobre suas águas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo no papel é muito bonito, mas na prática é bem diferente, quem se destaca é a corrupção e safadeza, o termina estragando a saudável cidade.

      Excluir
  4. HOME..NÃO FALE NESSA CAMARA DE VEREADORES DAÍ NÃO,, ISSO É UM BOCADO DE INUTIL E NUM SERVE PRA NADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Antonio Alves Feitosa18 de março de 2016 às 10:24

    O turismo religioso na verdade é algo muito importante que deveria ser discutido com as cabeças pensantes da cidade sem qualquer interesse pessoal e estrelismo, porque o blog está cansado de cobrar e com grande propriedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!