Muitas ideias e soluções propostas pelos cidadãos, infelizmente, não são levadas em consideração por nossos governantes em tempo útil. Veja, por exemplo, que vislumbre sensacional, neste texto que me foi enviado pelo amigo Marco Aparecido:
"SAFENAS" PARA O RECIFE - É TEMPO DE RACIONALIDADE
Muito já se escreveu e planejou sobre o Recife, mas para este subscritor, já sexagenário, piloto de Linha Aérea e que sempre teve como posto de observação os céus da nossa urbe, alguma coisa tem a registrar e sugerir em benefício da mesma, assim:
São tantos os planos para destravar a mobilidade do Recife, mas nenhum se mostra com racionalidade palpável, pois o espaço geográfico não se dilata, a não ser a sua ocupação para cima ou para baixo.
Sendo curto e grosso, digo que nossas autoridades constituídas na verdade estão dando murro em ponta de faca e drenando a paciência dos contribuintes, com essa história de só planejar para destravar a mobilidade no Recife. Há uma solução que salta à vista de qualquer cego que queira enxergar e ter um "brain storm" ou tempestade de idéias, para diminuir em mais de cinquenta por cento, numa tacada só, o trânsito na Av. Agamenon Magalhães e adjacências.
O plano é prolongar a Av. Boa Viagem, margeando a Praia do Pina ou de Brasília Teimosa até o Iate Clube e daí construindo-se uma ponte, por sobre a Bacia do Pina, em direção às torres gêmeas, até à Avenida Sul ou Av. Alfredo Lisboa, no Marco Zero. Tal obra de arte drenaria e pulverizaria todo o trânsito até o Complexo Salgadinho. Logicamente, durante todo o percurso, ter-se-ia as dezenas e pertinentes ramificações vazadas aos vários bairros beneficiados, o que fatalmente atingirá toda a capital. Seria então a Perimetral Atlântica. Simples assim, sem complicações, estaríamos instalando não uma mas várias pontes de safena no coração do nosso amado Recife, e a felicidade voltaria a reinar nesta nossa urbe por mais 500 anos. Sofisticando mais o plano exposto concisamente, pode-se ter uma visão prospectiva da ponte,a qual seria caprichosamente construída estaiada e em forma de sombrinha do nosso frevo, sobre o Rio Capibaribe e que passaria a ser o símbolo universal de Recife .
E mais ainda, num rompante de criatividade, a ponte poderia comportar uma bela ciclovia e ainda com mais um pouco de carinho e amor à cidade poder-se-ia, turisticamente, unir Boa Viagem a Olinda com um belo teleférico passando pela ponte por sobre o Capibaribe e por sobre o porto, sempre margeando a orla marítima, nos moldes do acessório já existente em Lisboa–Portugal e na Cidade do Panamá. Este subscritor arrisca-se a profetizar que, em algum momento da nossa história futura, esta obra será essencial e imprescindível para o RECIFE, e aí então talvez os custos para indenizações de alguns imóveis em Brasília Teimosa, que já estará tomada por prédios, serão por demais valorizadas e dificultará a execução do projeto. A hora é esta.
Como cidadão estou à disposição das nossas bem intencionadas autoridades, para prestar assessoramento não oneroso ao erário municipal pelo e-mail marcosantos47@hotmail.com. Atenciosa e respeitosamente, assino. MARCO APARECIDO DOS SANTOS.
E aí, prezado leitor, é ou não é uma ideia genial?
Ednaldo Bezerra – é escritor



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!