quarta-feira, 20 de abril de 2016

MEA CULPA, MEA MÁXIMA CULPA! - POR LUIZ SAUL


 
Bom, se tão pouco nos resta, necessitamos pelo menos de manter a sanidade para não mergulharmos na mediania moral que caracteriza os subalternos à mediocridade. Quando os agentes políticos insistem em patrocinar e protagonizar a tempestade perfeita do indecoro, a defesa civil, isto é, o eleitor tem o imperativo dever de remover os escombros, senão agora, mas em 16 e em 18. 

Ainda agora consta que rumina nos porões o pensamento superlativo do interna corporis de anistiar os crimes do deputado Eduardo Cunha como “prêmio” à condução da etapa de afastamento da dilma da Presidência da República, como se aquilo não constasse da obrigação institucional do político na condição de chefe da Casa. Ainda não se aprendeu por aqui que uma coisa é uma coisa e que outra coisa é outra coisa. 

Resta provado na República de Curitiba que o Cunha, assim como tantos iguais, é um dos substratos da desordem que dissipou o patrimônio moral do país e material da Petrobrás e certamente de outras instituições nacionais que ainda se encontram sob investigações. A simples possibilidade dessa premiação haveria de ruborizar até o mais simplório e desinformado observador, além de condenar os eventuais propositores à condição de cúmplices. 

É verdade que a par da sua imposição de ofício, o deputado manobrou o quanto pôde para agudizar o drama da madama, cuidando ao mesmo tempo de se manter momentaneamente protegido das malhas da lei que a cada momento mais se avizinham.

Mas, fosse esse um bom motivo para anistiá-lo, haver-se-ia também que se buscar o herói negativo mor chamado Roberto Jefferson, a quem, de fato, se deve o início do inferno que começou e segue queimando as almas impuras da política nacional. Para quem se lembra, ao perfeito estilo kamikaze cunhou o termo mensalão em plenário para confessar os próprios crimes e desafiar o então todo poderoso José Dirceu, a quem garantiu que cairia no tempo certo. E caiu. Por isso, nem é sem motivo que Jefferson, agora liberado pela Justiça, elegeu o Cunha como o seu bandido predileto. Questão de iguais.




O que está acontecendo agora nada mais é do que o curso natural da História e não deveria alimentar indevidos corporativismos ou gratidões inoportunas que só esmaecem a imagem de quem já não a tem. O país, ou que o representa, necessita de incorporar o adágio de que se vão os dedos, e aproveitar a excelente oportunidade que se apresenta para se imbuir da necessária e redentora grandeza para o restabelecimento dos rumos.

Não há como escamotear os crimes do Cunha, assim como não se pode perdoar a dilma e o Lula, mas, principalmente não se pode eleger o Temer como salvador da pátria na hipótese de sua investidura à qual seria precária na origem, e que o tempo restante não seria hábil para a realização dos consertos.

A visão perspectiva do futuro, pelo eleitor, residirá nas escolhas futuras, e não nas anteriores que representaram o maior fracasso do povo. Por isso mesmo é que as batalhas de microfones e holofotes dos políticos, assim como o esperneio inútil que transcorre nas redes sociais, por nós, os tolos, desengrandecem a inteligência e nos deixam no mesmo estágio de desqualificação para proteger quem não deveria ser protegido. 

Mea culpa, mea culpa, mea máxima culpa.



Por: Luiz Saul Pereira
        Brasília - DF

12 comentários:

  1. Nós estamos sem corte suprema, pois uns juízes que dizem do supremo que votam um parecer favorável,a decisão como seria a votação da comissão do impedimento de Dilma, de um tal político que durante toda sua carreira ,por onde passou deixou um rastro de desviu de verbas e corrupção e hoje é RÉU da lava jato, o CUNHA.Ninguém o afastou das suas funções. Podemos afirmar que é verdade o que estou relatando aqui.Acho, até, que o poder judiciário não devia ter tomado decisão sobre o legislativo.Brasil ame-o ou deixe-o!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho nojo desse pt

      Excluir
    2. Mário Lopes da Silva20 de abril de 2016 às 22:33

      Por que agora querer satinizar um homem probo como o jurista Michel Temer que não consta ficha suja e nem trapalhadas na sua vida pública e pessoal?

      Excluir
  2. PAULO
    As duas primeiras ações de Cunha nessa terça feira: 1 é proibido investigar ELE dentro do congresso: 2- Mandou um recado para o presidente GOLPISTA se o Temer deixar ELE(Cunha) cair , os dois vão cair juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. João Carlos Pedrosa21 de abril de 2016 às 13:11

      O ex-chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral ( sem partido-MS), Diogo Ferreira, afirmou, em delação premiada, que a presidente Dilma Rousseff pediu ajuda ao parlamentar para obter na Justiça a soltura do empreiteiro Marcelo Odebrecht, preso na Operação Lava Jato sob acusação de corrupção.

      Excluir
  3. E assim caminha o Brasil seus filhos! As eleições de 2016 estão chegando e observamos que os mesmos conchavos, as mesmas mazelas, as mesmas intenções, que traz a matéria, está fortemente agregada ao município de Triunfo. Não bastasse os escândalos que esta gestão vem passando com tantas ações civis públicas promovidas pelo Ministério Público e que tramitam não se sabe porque cargas d"água, em segredo de justiça, continua fortemente armada at´´e os dentes com o seu poderio de vilões, raposas, ratos de esgoto a quererem a todo custo se manter no poder. A mesma coisa que acontece em Brasília. É tudo igual. O povo em sua ignorância política ou apadrinhamento ou por desconhecimento, continua a se sujeitar a levar estes abutres ao poder. Que mudança Triunfo terá se o continuísmo se estabelecer? Já é mais que provado que o candidato do gestor desta cidade nada mais que a continuação desta gestão vergonhosa. Quem se lembra pode dizer o que o indicado pelo prefeito fez quando era vereador do município e por vários mandatos. Impressionante também é como ficam ricos em oito anos o secretariado com a construção de mansões, carros de luxo, etc... O ministério Público deveria investigar isso também e não somente aquilo que foi denunciado há pouco acerca de um relatório de auditoria do Tribunal de contas onde aponta coisas bizarras. Pagamento a pessoas falecidas, pagamento a pessoas que não possuem cadastro, pagamento a pessoas em período eleitoral, pagamento a pessoas que não estão trabalhando e que moram em outros estados, pagamento a pessoas à disposição da Assembleia Legislativa e a prefeitura de Serra Talhada,pagamento a médicos, psicóloga que nunca deu um dia de serviço no município. Pagamento a uma técnica em radiologia sem mesmo durante todos estes anos sem haver equipamento e sem nunca ter realizado uma radiografia. Temos um Estádio Municipal que recebeu as verbas e que até hoje não foi realizado toda a reforma. Uma Unidade Mista que tem em seu quadro várias pessoas que possuem o curso de enfermagem mas que são efetivadas como aux. de serviços gerais. O próprio hospital que sequer tem uma sala de parto não nascendo mais triunfenses natos e por aí se vai. Se fôssemos enumerar ou escrever todos absurdos, possivelmente o leitor teria meses para ler. É isso, povo Triunfense!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FORA DILA! FORA LULA! FORA PT! E TODA QUADRILHA PT-PCdoB

      Excluir
  4. EU PODEREI ESQUECER QUALQUER COISA NA VIDA, MENOS QUE NO CONGRESSO HOUVE UMA RAPOSA TÃO EXPERIENTE EM MANIPULAR PESSOAS.

    ResponderExcluir
  5. tudo ladrão, tudo corrupto igual a triunfo. mas o eleitor logo esquece e vota nos mesmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Parabéns ao cronista Luiz Saul Pereira pela perfeita análise política dos fatos políticos que envolvem as denuncias dos propinodutos, com o ex-Deputado Jefferson que, paradoxalmente, fez surgir o "volume morto" das negociatas nas águas poluídas de Pasadena, Petrobrás, BNDES, etc., e ressurgir das cinzas como uma Fênix a nossa justiça sob a égide da Operação Lava Jato. Quanto ao Presidente da Câmara que aliás é evangélico, talvez o epíteto de "Acusado Útil" possa lhe ser atribuído. Além disso,como um amigo evangélico me afirmou, consta no evangelho bíblico de Lucas: "«(Lc -39) - Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele (Cristo), dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. (40) Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? (41) E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. (42) - Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. (43) Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.» (Lucas 23:39-43).
    Lucilo Correia de Araújo -(in Facebook).

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!