terça-feira, 31 de maio de 2016

ARTESÃO TEM PROFISSÃO REGULAMENTADA - POR CARLOS FERRAZ

  Abraão Almeida (Nino)

Beto Patu,

 
  Chico Santeiro

 
  Fátima Barros

Franklin Bezerra

 Marcos Alexandre,

 Marizete Rodrigues


 Natércia Basílio

 Marcelo Rodrigues

Teca Patu

Faz-se necessário divulgar de público para que saibam todos profissionais da área, vinculados a Triunfo,  entre eles: Chico Santeiro, Nevinha Martins, Lêda Souza, Abraão Almeida ( Nino), Natércia Basílio,Terezinha Patu, João Araujo, Adelma Pacheco,Inês Lima, Rochael Melo, Vilani Costa, Joana Darc, Marcos Alexandre, Marizete Rodrigues,Inalda Siqueira, Beto Patu, Socorro Cosme, Fátima de Canaã, Marcelo Rodrigues, Janaína Gomes, Edileuza,  Totonho Cabral, Fátima Barros, Franklin Bezerra,  Vanda, Iraneide Viana, João Carlos, entre outros, haver passado na Comissão de Constituição e Justiça  em 09.09.2015., o   projeto de Lei 7755 \ 10, do Senado. 

Assim passa a reconhecer em definitivo  a profissão do artesão,  atendendo antiga reivindicação da classe e abrindo espaço para implantação de políticas públicas relacionadas que poderão liberar crédito financeiro, facilitar aperfeiçoamento profissional e desenvolver apoio logístico para exercerem com tranquilidade a importante função artística.

Segundo o texto da matéria em questão: " artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual,  que pode com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos de forma individual, associada ou cooperativa". O Projeto tramitava de forma conclusiva, e já havia sido aprovado pelo Senado. A proposta seguiu para assinatura da Presidente da República, Dilma Rousseff, para sancionar.


Foto do perfil de Carlos Ferraz 
Por: Carlos Ferraz 
         Editor/ Triunfo - PE

23 comentários:

  1. Parabéns a todos os artesãos da Cidade de Triunfo por esta conquista. Na verdade, são verdadeiros artistas que precisam ser valorizados tanto no município quanto em outros Estados e para isso, necessário que se faça roteiros turísticos as oficinas destes artesãos para que se tornem conhecidos e que possam comercializar os seus trabalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milhares de seguidores nas contas das redes sociais podem significar o mesmo montante de divulgação influenciadora desse município.Belo trabalho faz o jornalzinho de vocês, interagindo com o pessoal de casa e de fora dela.Parabéns!

      Excluir
    2. PARABÉNS A TODOS OS ARTESÃOS TRIUNFENSES E DOS DEMAIS PONTOS DESTE IMENSO PAÍS, QUE DEPOIS DE MUITA LUTA, TIVERAM SEU DESEJO ALCANÇADO.

      Excluir
    3. São problemas que se estendem há muitos anos, com o blog sempre cobrando, mas sem solução de apoio no município, que nunca valorizou artesanato em administração qualquer administração.

      Excluir
    4. Em Triunfo havia uma forte tradição a pintura de paisagem, deveriam conseguir dos acervos particulares e instituições, gravuras, objetos, documentos, óleos e acrílicas que dão conta da criatividade passada demonstrada pelos moradores da cidade no setor de artes visuais.

      Excluir
    5. RICARDO JOSÉ NOGUEIRA12 de maio de 2016 às 10:27

      VALE LEMBRAR A ESSES ARTISTAS DE TRIUNFO QUE PODERÃO RECORRER APOIO COM CAPTAÇÃO DE RECURSOS VIA LEI ROUANET, PARA MONTAGEM DE UM ATELIÊ COLETIVO COMO FOI SUGERIDO EM COMENTÁRIO AQUI, PARA COMPRA DE ESTANTES APROPRIADAS,CADEIRAS, MESAS E OUTRAS PEÇAS DE MOBILIÁRIO.

      Excluir
    6. Só existe dois pontos de incentivo a Fábrica de Criação do Sesc e agora a Casa de Cultura de Triunfo, fundada por Jean Marins

      Excluir
  2. Senhores PETISTAS reflitam no que vou digitar;
    1- O PT junto com o demais partidos aliados roubaram 200 bilhões da Petrobras;
    2- Henrique Pizzolato petista de carteirinha fugiu para Itália com 176 milhões do Banco do Brasil.
    3-Lula recebeu 55 milhões através da Lava Jato de palestras que nunca foram realizadas.
    4- João Vacarri Neto, petista e amigo de Lula desviou 200 milhões da BANCOB.
    5- Dilma deixou uma divida pública no valor de 2,700 dois trilhões e setecentos bilhões.
    6-Dilma deixou doze milhões de desempregados no Brasil.
    7-No desgoverno de Dilma 150 mil pequenas Empresas fecharam as portas.
    8- Foram desviados 200 milhões de apenas um trecho da transposição do São Francisco.
    9- Foram desviados do Ministério da Educação 6,100 seis bilhões e cem milhões segundo o TCU.
    10-Foram desviados do INCRA 500 milhões de reais conforme relatório do CGU.
    11-Foram desviados do Ministério dos Transportes 1 bilhão de reais, confirmados através de auditoria.
    12-Foram desviados do Ministério da Saúde mais 600 milhões de reais através do Labogem do petista André Vargas.
    13-Valdomiro Diniz, petista foi pego com uma mala de dinheiro no valor de 300 mil reais fruto da extosão praticada pelo mesmo no Correios.
    14-Lula gastou 860 mil reais com hospdegaem em Brasilia em um Hotel cinco estrelas durante o processo de cassação de Dilma.
    15-Foram desviados 7 bilhões dos fundos de pensão controlados pelos ratos petistas.
    16- A Petrobras teve um prejuizio de 34 bilhões de reais no ano passado.
    16- Os Correios teve um prejuizio de 2,100 dois bilhões e cem milhões de reais o ano passado.
    17-a Previdência fechou o ano de 2015 com um prejuizio de 120 bilhões de reais.
    18-As pedaladas Fiscais causou um rombo no Tesouro do Estado de cem bilhões de reais.
    19-O capitão da quadrilia petista José Dirceu embolsou 44 milhões através de falsas consultorias.
    20-Segundo o COAF o ex-pobre petista Palocci movimentou 300 milhões de reais de dinheiro desviado do Governo, cansei de falar no roubo, vou falar agora nos escândalos;Operação Confraria,O peração Saúva
    Operação Xeque-Mate,Vampiros,Sanguessugas,Aloprados,
    Mensalão, Petrolão,Cuecão,Operação Navalha,Porto Seguro,Caso dos Dólares de Cuba,Operação Anaconda
    Escândalo dos Gafanhotos,assassinatos do petistas e ex-prefeitos Celso Daniel e Tonhinho do PT,Operação Xepa,Operação Zelotes, Operação Lava Jato,compra de medidas provisórias,Escândalo da Usina de Itaipu,Escândalo das Furnas,Escândalo da Nossa Caixa,Esquema do Plano Safra Legal(Máfia dos Cupins)Escândalo do Dossiê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Ronaldo Siqueira12 de maio de 2016 às 09:38

      Fora Dilma! Fora Lula! Fora PT! Desejo tudo do inferno para lá...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Caso entre os artistas da terra, tivesse havido anterior visão de investimento e valorização do próprio trabalho poderiam ter criado um movimento de ateliês coletivos de criação, a exemplo desse recém instalado pelo artista Jean, no prédio da antiga Escola Paroquial., que acabei de conhecer em visita na Semana Santa.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Por enquanto, é apenas uma recomendação, mas em breve, pode ser que se torne realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. ainda bem que o número de lojinhas de artesanato está aumentando segundo tenho visto neste jornal de carlos ferraz, que é o único que sei incentiva essa modalidade artística se firmar na cidade.

      Excluir
    3. A NOSSA SORTE É O APOIO DO SESC E NADA MAIS.

      Excluir
  4. Depois de estimular o uso de parques na cidade, com uma série de programações diferentes, o jornal deve agora incentivar o crescimento do artesanato local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Carmo Rodrigues12 de maio de 2016 às 09:42

      Com certeza não contarão com apoio da administração pelo menos enquanto esse prefeito estiver mandando, porque o atraso em relação a cultura e esportes, chegou ali e parou. Não quero nem citar outros pontos onde o povo já cansou de esperar.O homem é fraco demais para administrar e lidar com o povo , não sei mesmo como consegue se eleger três vezes nesse lugar. Quem afinal está errado?

      Excluir
    2. Conquistando recursos com a Lei Rouanet, fica mais prático rastrear e poder ceder de forma mais eficiente peças para exposições em outros pontos.

      Excluir
  5. AGORA NOVOS TALENTOS PODERÃO APARECER SE A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL INVESTIR NESSA GENTE QUE TEM O DOM, MAS FALTA MELHOR ESPECIALIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não observo qualquer interesse desses artistas mais jovens de elaborar uma pauta e cobrar apoio oficial e privado para desenvolver um trabalho relacionado a artes no município onde poderiam criar um ateliê triunfense que abrigasse várias tendências, seria um movimento relativamente despretensioso de artistas em busca de espaços, firmando a história dessa modalidade.

    ResponderExcluir
  7. Totonho Cabral faleceu, o artista plástico é o irmão, João Cabral, conhecido como Jobalo, que atualmente reside na Itália. Breve teremos uma exposição dele aqui em Recife e quem sabe em Triunfo.

    ResponderExcluir
  8. totonho cabral





    tOTONHO cABRAL



    Totonho Cabral faleceu, o irmão João Cabral é artista plástico e reside em Milão. Em breve estará expondo em Recife, e quem sabe em Triunfo..





    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!