quinta-feira, 30 de junho de 2016

MARCO ZERO DE TRIUNFO PODE VIRAR REALIDADE - POR CARLOS FERRAZ










Acredita-se que seja implantado até o final do próximo ano, o antigo projeto que vem sendo defendido -  na Câmara de Vereadores desde o período 1982 / 1989, nos debates  e informativos locais - relativo à requalificação do  Marco Zero da Cidade , situado na Praça 15 de Novembro - Centro - mais exatamente onde no passado Triunfo foi decretado Capital do Estado de Pernambuco por três dias pelo governador Eraldo Gueiros Leite, pode ser tornado realidade, pela administração pública municipal. Não  se pode admitir é ficar sem ponto destacado à altura da tradição,  

Essa obra prevê a transformação do espaço onde atualmente serve de palco às festividades realizadas diante a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, no marco histórico definitivo para ser apreciado pelos moradores, visitantes e turistas pedestres. A ideia é criar um ambiente de convivência momentânea para contemplação e registros de filmagens e fotografias do belo casario de arquitetura neoclássica ao entorno, remetendo ao inquestionável passado de muitas glórias, convivido pelos habitantes.Podendo o serviço ser executado com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur), via  Secretaria Estadual de Turismo, por ser interessante para  respaldar o turismo pernambucano

Trata-se de monumento referencial  ao período quando o "Oásis do Sertão" convivia , dominando o maior comércio da Região do Pajeú ( atraindo dezenas de mercadores, principalmente dos estados como  Paraíba e Ceará), produzindo elevadas safras agrícolas destacadas nos plantios de café ( Torrefação Baixa Verde), cana-de-açúcar ( 100 Engenhos de Rapadura e frutas ( Fábrica de Doce Borborema  e muito depois a Fábrica de Polpa da Catril ) e destilarias de aguardente (Baixa Verde). Devendo o limitado piso receber padronagem de granito com a significativa placa de bronze com seus dizeres.


A EXEMPLO DA NOSSA CAPITAL, RECIFE PE


Festival Center vai funcionar nos armazéns 12 e 13 / Diego Nigro/JC Imagem

O  Marco Zero da Cidade do Recife








Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

24 comentários:

  1. Infelizmente, Triunfo não é apenas beleza e, como toda cidade turística brasileira, há problemas de todas as proporções.O índice avantajado que teve neste ano da criminalidade tem afastado s pessoas de contemplarem a vida noturna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável que uma pessoa que exerceu práticas corruptas seja candidato a prefeito dessa cidade com aval de gente que se tinha como de postura correta.

      Excluir
    2. Esmeraldina Rodrigues16 de junho de 2016 às 14:16

      Pra vc Carlos um abraço do tamanho do açude. ....Valeu! !!!

      Excluir
    3. Linda Praça

      Excluir
    4. muito bonito esse lugar de pernambuco

      Excluir
    5. Uma boa ideia !

      Excluir
    6. Sergio Murilo Medeiros16 de junho de 2016 às 20:08

      Fico feliz e agradecido em participar.

      Excluir
    7. Carlos Alberto Silva16 de junho de 2016 às 20:17

      Eu também sou de Triunfo estou morando muito longe mas acompanho o dia a dia da cidade através do Carlos Ferraz amigo daqui de São Paulo o meu abraço para todos da terrinha boa noite

      Excluir
  2. Erivaldo Braga Cavalcanti16 de junho de 2016 às 09:52

    No fascinante mundo que o sonhador amigo Carlos Ferraz procura trazer para Triunfo, tudo parece ser lindo e maravilhoso, Suas ideias parecem fantásticas, somente quem é apaixonado pode declarar tão amor por uma cidade.Desde que que o conheço é assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria maravilhoso que esse projeto se concretizasse, pois retrataria uma história belíssima de nossa cidade e seria um marco para todos.

      Excluir
    2. Maria do Socorro Souza16 de junho de 2016 às 20:07

      É uma honra fazer parte deste grupo.

      Excluir
  3. Parabens sr Carlos muita paz e felicidade abraço .

    ResponderExcluir
  4. ANTONIO CARLOS DOS SANTOS16 de junho de 2016 às 10:04

    LEMBRO DESSE ESPAÇO REPLETO DE FAMÍLIAS, CRIANÇAS SE COLOCANDO PRÓXIMAS DOS BRINQUEDOS DO PARQUE INFANTIL QUE ABRIA SOMENTE AOS DOMINGOS APÓS A MISSA DA IGREJA MATRIZ.SAUDADES DE TRIUNFO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NORMA DE LIMA BARBOSA16 de junho de 2016 às 15:06

      TRIUNFO SEMPRE LINDA E NOS EMOCIONANDO.OBRIGADA CARLINHO POR NOS PROPORCIONAR O PRESENTE DESSA VISTA !!!

      Excluir
    2. Sergio Murilo Medeiros16 de junho de 2016 às 15:17

      Triunfo: oásis do sertão.
      A cidade que me adotou.

      Excluir
    3. Vamos esperar Cãooooooo��

      Excluir
  5. O artigo acima deveria também apontar entre as facilidades daquele lugar, o acesso, sobretudo de crianças para brincar com menos perigo de acidentes de veículos e do açude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos tudo é bonito desde a divulgação até o amor e zelo a nossa terra amada Triunfo.

      Excluir
    2. Francisco Medeiros Frazão16 de junho de 2016 às 20:12

      Valeu Carlos Ferraz !

      Excluir
  6. Ter amor pelo rincão natal, é uma virtude. Vai em frente Carlos de Leda. Continua firme, denunciando, cobrando, elogiando, destacando as belezas naturais e humanas da nossa terra.

    ResponderExcluir
  7. o povo de triunfo está num poço sem fundo na política, os candidatos são os piores possíveis, todos de passado nebuloso e práticas corruptas.voto nulo

    ResponderExcluir
  8. Mais uma excelente matéria pertinente no que concerne a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Triunfo. Quem pode viver nos áureos tempos em que a Praça da Matriz era o grande lugar dos maiores eventos onde se concentravam diversas barracas e a cidade abarrotada de visitantes. Toda a estrutura construída, tão equivocada quanto a do pátio de eventos que se confunde com a arquitetura do patrimônio histórico e cultural. Não sinto que seja um problema o contemporâneo estar em meio ao patrimônio cultural da cidade mas trata-se do marco zero, o ponto em que o comércio existia de maneira ainda mais forte e assim sendo, com tal estrutura, muito ficou a desejar tendo como pano de fundo a paróquia Matriz assim como outros prédios que ainda resistem por força de lei e pela FUNDARPE que atravessa no caminhos dos desavisados ou de poderosos que acham que podem fazer o que quiserem no município. O marco Zero do município certamente deve ser aprovado para que sirva de referência como em outras cidades do Brasil e do Mundo. Em cidades europeias assim como no Brasil, são respeitados os patrimônios e o próprio município que deveria estar atento as questões de destruição, se faz de rogado ou com extrema irresponsabilidade continuam a fazer ouvidos de mercador, admitindo construções sem alvará de construção, em terras invadidas, degradando o próprio meio ambiente e por conta disso, uma ação civil pública foi promovida pelo Ministério Público onde o Município, o Estado de Pernambuco e o CPRH são réus como já demonstrado em outras matérias. Uma terra sem memória, sem a conservação de suas tradições tende a ser esquecida porque nada mais há de se vê. Precisamos cuidar do nosso patrimônio, das nossas tradições que são ignoradas há anos por diversas administrações equivocadas.

    ResponderExcluir
  9. Com o forte intuito de querer sair na frente em propaganda extemporânea onde anunciam o nome de João Batista como único candidato a prefeitura de Triunfo sendo endossada pelo atual gestor, fica claro que as regras das eleições para este ano são bem claras e que a propaganda extemporânea é passível de ser anulada. Não existe candidatura antes das convenções, não existe candidato antes das convenções. Podem divulgar as suas pré candidaturas e para tanto há de se observar que não é verdade que existirá apenas uma chapa para disputar o pleito de 2016 como afirma o blog do Inaldo Sampaio. Desde o dia 28 de maio do corrente ano, no encontro do PV - Partido Verde, foi lançada a pré candidatura do advogado Williams Terto. A oposição ainda se reúne para ajustar outros detalhes e possíveis coligações. Não é verdade que somente exista chapa única como anunciam com o puro escopo de desarticular qualquer passo da oposição na Cidade de Triunfo. a atitude é muito contumaz por parte destes politiqueiros que a todo custo querem continuar com o poder há mais de 30 anos e que foi pautada em diversos escândalos. Ainda nesta segunda feira, dia 20, das 11 ao meio dia, a convite da rádio Triunfo FM, estarei dando uma entrevista onde vários temas serão abordados assim como a extemporaneidade de propaganda eleitoral.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!