quinta-feira, 30 de junho de 2016

TRIUNFO RECEBE O SOLSTÍCIO DE INVERNO 2016 COM TEMPERATURAS BAIXAS E PAISAGENS ACONCHEGANTES







Solstício de Inverno 2016

começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do sol. Em 2016, o solstício de inverno será 19h34 (horário de Brasília) no Brasil.
O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcado o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: oequinócio de setembro, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece no dia 22 de setembro de 2016, marcando o fim do inverno e começo da primavera.


Fotos: Herculano Jr.
            Guia de  Turismo

2 comentários:

  1. Além de ser um blog que apresenta propostas, continua a ser um grande informativo educativo e cultural. Muito bom ler as matérias aqui publicadas que são de enorme importância para todos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O eixo da terra tem uma inclinação de 23º em relação ao plano horizontal que contem a trajetória da translação da terra. Se o observador se põe na posição do sol, vai entender que, quando a terra estiver tangenciando a trajetória de translação no ponto extremo da direita, estará acontecendo o solstício de inverno (20/06) no hemisfério sul, isto é: os dias são mais curtos do que as noites em termos de horas de luz solar. Quem não entender, precisa entrar na WEB e procurar "solstício" uma figura esclarecerá o enunciado. Esse fenômeno determina as quatro estações do ano.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!