domingo, 31 de julho de 2016

CIDADE QUE NASCEU VOLTADA PARA O TURISMO - POR: CARLOS FERRAZ







Triunfo é sem dúvida alguma,  aquela cidade maravilhosa que passou a ser disputada, após revelação das favoráveis pesquisas , tornando-se mais ainda procurada nas diferentes épocas - apesar de encravada no Alto Sertão do Pajeú, região semi-árida Nasceu determinada a manter a vocação inquestionável para o turismo, sendo divulgada ao longo do tempo pelos esporádicos frequentadores da província .Nos meados dos anos 1970, obteve dimensão significativa a partir da campanha abrangente na mídia estadual e corpo a corpo iniciada pelo movimento estudantil. Recebendo depois melhor atenção das administrações públicas, estaduais e municipais, que passaram reconhecer seu potencial.

Encontra-se situada a 399 km da Capital Recife - seguindo pela BR-232 .Depois de Custódia à direita entra no distrito de Sítio dos Nunes, município de Flores-PE, em direção à rodovia Trans-sertaneja, novamente subindo à direita na Serra do Brocotó, chegando finalmente ao admirado  destino : 'Oásis do Sertão". É o ponto mais alto do Estado e segundo do Nordeste, marcando 1.260 metros acima do nível do mar. Onde o clima frio e seco consegue atrair grande número de frequentadores das cidades circunvizinhas, do estado , do Brasil e do Exterior, principalmente no período do inverno: maio, junho, julho e agosto, quando a temperatura serrana fica mais ainda atrativa. 

Possui cenário panorâmico belíssimo, digno de ser distinguido entre demais recantos de lazer pernambucano e bastante propício  para degustar um bom vinho acompanhado de um excelente fondue, podendo também  ser servido alguns pratos sertanejos autênticos a exemplo, da buchada de bode, tripa de porco, baião de dois, cuscuz com carneiro, macaxeira e carne assada,  angu e galinha caipira, manguzá salgado, estimulado por uma pinga saborosa, tipo exportação: a tradicional Cachaça Triumpho, distribuída em larga escala para a Alemanha.Tudo isso, somado à deliciosa culinária nativa servida a preço justo nos diversos restaurantes locais.



























Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

Um comentário:

  1. Não há dúvidas de que a Cidade de Triunfo é uma das mas atrativas do Estado de Pernambuco e que com o seu clima com ares de europeu, teve realmente o maior destaque na década de setenta quando o movimento estudantil era ainda mais forte e tinha o apoio do governo municipal para a tradicional festa do do estudante. Hoje, como já em alguns anos, a referida festa como outras festas tradicionais como a de carnaval, São João, Semana Santa, e festa de final de ano, foram descaracterizadas e com uma escassez menor de turistas. Isso se dá ao fato de que não há incentivo ou planejamento por parte do poder público municipal que ao invés de melhorar, de trazer atrativos, de conservar as festas pois as mesmas trazem divisas para o município assim como empregos diretos e indiretos,é completamente incapaz de alcançar a nítida expressividade do que elas representam. Temos uma Secretaria de Cultura que não funciona, um governo que não investe e se quer programa qualquer que seja o evento. A exemplo disso, estamos no dia !º de Julho, no mês que acontece a festa e nada se sabe acerca de haverá festa, se será reduzida como em anos anteriores, se vai haver atrações. Não há qualquer programação e se pergunta: Como o turista pode se programar para fazer reserva em pousadas de alto nível onde algumas já estão em vias de fechar? Como o comerciante pode se programar com mercadorias se não sabe a dimensão da festa e se ela vai acontecer? Como se pode ver, o descaso de anos vem acontecendo de forma abrupta e inquestionável. Não há o que se discutir acerca do que é tradição e aduzir que a prefeitura não tem dinheiro para fazer nada não é verdade. Grandes somas de dinheiro é enviada para o município através do Governo Federal e isso pode ser comprovado através do Portal da Transparência e por falar em transparência, Triunfo recebeu a nota de 0,8 na escala de 0 à 10 em questão de transparência. Muitas vezes foi publicado os valores que Triunfo recebeu juntamente com os convênios de 2012 à junho de 2016 o que soma a volumosa quantia de quase 96.000.000,00 (noventa e seis milhões de reais. Não é justificável que a cidade ainda seja alvo deste descaso com tantas coisas que faltam e principalmente na área da saúde onde nem mais triunfenses nascem já que a sala de parto da Unidade Mista Felinto Wanderley foi transformada em depósito. A unidade recebe a população onde um médico plantonista chega a atender mais de cem pessoas que poderiam estarem sendo atendidas na atenção básica e não fazer ambulatório em emergência. Como se vê, falta realmente vontade política deste grupo elitista e que quer a fim da força continuar com o poder para continuar na esbórnia. Chega de tantas privações. Triunfo precisa sair deste marasmo e voltar a crescer como crescia, principalmente na área de turismo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!