domingo, 10 de julho de 2016

FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS



O Governo de Pernambuco, através da Secult -PE e Fundarpe, anunciam a abertura das inscrições para as oficinas do 9º Festival de Cinema de Triunfo, que acontece entre os dias 8 e 13 de agosto. Toda a programação é gratuita e, nesta edição, também vai se espalhar pelas cidades de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Interessados podem se inscrever a partir da quinta-feira (30/6), nas oficinas: ‘Documentando’, com Marlom Meirelles;  ‘Videoclipe Experimental’, com Marco Bonachela e Ana Olívia Godoy; ‘Experimentando Animação’, com Paulo Leonardo; e ‘Oficinas criativas: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos’, com Lucas Fonseca. As  duas últimas contando com recursos de tradução em Libras.

As inscrições devem ser realizadas por e-mail: festivaldetriunfope@gmail.com (com o título “inscrição + nome da oficina”). Acompanhe a programação completa e mais detalhes abaixo. O prazo de inscrição se encerra no dia 15 de julho.



- Oficina Documentando


Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, a oficina tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema. Os participantes (que não precisam ter conhecimentos prévios na área) terão acesso às técnicas básicas de captação e edição de imagens em vídeo, além de instruções sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção.

A oficina pretende estimular a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade, permitindo que os alunos observem as possibilidades de abordagem, narrativas, dispositivos e processos de trabalho. Ao final das aulas os alunos realizam um documentário digital. O filme resultante da oficina será postado na web e exibido no último dia do festival.

Facilitador: Marlom Meirelles – Diretor da Eixo Audiovisual, realizador, fotógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.
Faixa etária: A partir dos 14 anos
Carga horária: 20 horas/aula
Vagas: 20 participantes.
Período: 08 a 13 de agosto
Local: Escola Monteiro Lobato
Cidade: Afogados da Ingazeira
Inscrição: Encaminhar email contendo nome completo, idade, contatos (telefone e email) e uma carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina.




- Oficina Experimentando Animação


Através da linguagem do cinema de animação, com ênfase nas técnicas experimentais, os participantes criarão experimentos animados a partir de referências visuais desenvolvendo a criatividade e expressividade de cada um. Na oficina serão abordados temas como: Técnicas e possibilidades da animação experimental; percepção do movimento e exercícios e processos básicos para a representação do movimento; etapas da realização de um curta-metragem em animação.

Facilitador: Paulo Leonardo – É graduado em Educação Artística/Artes Plásticas pela UFPE. Ministra cursos e oficinas com foco em animação, além de ter realizado diversos curtas-metragens também em formato de animação.
Faixa etária: Dos 12 aos 16 anos
Carga horária: 20 horas/aula
Vagas: 20 participantes.
Período: 08 a 12 de agosto
Horário: 14h às 18h
Local: CEU DAS ARTES  – no Bairro Caxixola
Cidade: Serra Talhada

- See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/audiovisual/festival-de-cinema-de-triunfo-abre-inscricoes-para-quatro-oficinas-gratuitas/#sthash.tA3Q6ux6.dpuf


- Oficina Videoclipe Experimental

A oficina realiza um percurso teórico sobre o gênero videoclipe, sob um olhar processual e localizado. São abordados outros tipos de produções audiovisuais ligadas ao universo da música, como teasers, coberturas de shows, lyric videos, entre outros. Compõe etapa fundamental do percurso pedagógico exercícios práticos de construção de projetos para videoclipes – contemplando orçamentos, roteiros, cronogramas, etapas de gravação, pós-produção e difusão.


Facilitadores: Marco Bonachela – Bacharel em Rádio TV e Internet (UFPE). Arte-educador, gestor e produtor cultural. Tem atuação na área de direção de projetos audiovisuais, edição e produção de projetos para TV e WEB.

Ana Olívia Godoy – Bacharel em Rádio TV e Internet (UFPE), também estudou Comunicación Audiovisual na Universidad de Salamanca (Espanha) e Direção Cinematográfica no Instituto Brasileiro de Audiovisual (RJ). Também atuou como diretora de fotografia e editora em diversas produtoras e canais de TV.

Faixa etária: A partir dos 16 anos
Carga horária: 30 horas/aula
Vagas: 25 participantes.
Público alvo: Videastas, produtores, músicos e estudantes de comunicação social, audiovisual e música, maiores de 16 anos, com ou sem experiência profissional na área.
Período: 08 a 13 de agosto
Horário: 14h às 18h
Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc
Cidade: Triunfo
Inscrição: Encaminhar email contendo nome completo, idade, contatos (telefone e email), currículo resumido, equipamentos audiovisuais (caso possua) e uma carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina.


- Oficinas criativas: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos


A oficina tem como base o estudo e iniciação às artes através da contação de histórias de autores infantis brasileiros como Ziraldo, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, entre outros, propiciando uma aura de fantasia, tão preciosa a crianças. Partindo da ludicidade da contação de histórias, as atividades artísticas estão envoltas em uma atmosfera de aprendizagem, experimentação e liberdade criativa, favorecendo um ambiente onde as crianças poderão deixar sua imaginação correr livre nas produções. Explorando técnicas artísticas diversas como pintura, desenho, argila, recortes e colagens, teatro, dança entre outros materiais e linguagens, as crianças têm a chance de aprimorar capacidades psicomotoras e explorar os sentidos, contribuindo assim para um desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também afetivo, emocional.

Facilitador: Lucas Fonseca – É graduando nos cursos de História pela Universidade de Pernambuco e Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Museus, Arte Educação e História da Arte. Tem experiência em mediação, produção e oficinas.
Faixa etária: Crianças de 4 a 8 anos
Vagas: 15 vagas
Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc
Cidade: Triunfo
Período: 08 a 12 de agosto
Horário: 8h às 12h

- See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/audiovisual/festival-de-cinema-de-triunfo-abre-inscricoes-para-quatro-oficinas-gratuitas/#sthash.tA3Q6ux6.dpuf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!