sexta-feira, 15 de julho de 2016

QUEM VIVER, VERÁ... POR LUIZ SAUL




Acoitados em tantos, habituais e consolidados vícios de comportamento, os alcunhados representantes do povo daqui se sentem no conforto e na proteção de um tipo de Olimpo que, além da invulnerabilidade, lhes assegura o direito à irresponsabilidade e ao descompromisso continuados. Só assim se pode interpretar que em momento nacional de tamanha gravidade, em que reputações são incineradas na própria combustão, abrindo abissal exposição das imagens, tais indivíduos cogitem de entrar em férias com o apelido de recesso branco.

De notar que a designação de recesso branco abriga uma cínica e inconstitucional figura safada de linguagem para permitir o afastamento irregular dos tais parlamentares dos seus ofícios. Segundo a Constituição, essas férias são previstas desde que precedidas pela apreciação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que não aconteceu, como sempre. Por isso, eles fingirão por 15 dias que estarão em Brasília, nas funções, enquanto as instituições fingirão que funcionarão no mesmo período. 

Para o cidadão acaso interessado nas coisas da Esplanada restou constranger-se e se mortificar com os movimentos observados, especialmente na atuação dos deputados federais nas idas e vindas das múltiplas manipulações em benefício de interesses “particulosos” de quem raramente pensa no país, e se pensa, mente, eu acho. Isso é Brasil.
Aliás, tudo aqui é tão brasil que está constando que – não se esqueçam que estamos em ano eleitoral – o Interino Temer lançará novo programa de a revitalização do Rio São Francisco. O boato é de seriam aplicados nos próximos 10 anos R$6,7 bilhões destinados a despoluir, conservar o solo, reflorestar as margens, etc., até o ano 2026. Nessas condições, cabem ainda mais 3 eleições. Tudo dentro da mais perfeita e tradicional normalidade...

É tudo tão brasil que os seus (os “nossos”) corruptos andaram exportando o modelo de corrupção praticado por aqui, nas Petrobrás e certamente noutras estatais. E, de fato, a imprensa peruana e mais especificamente a investigativa IDL-Reporteros vêm denunciando as irregularidades praticadas naquele país nos mesmos moldes e com as mesmas empresas e os mesmos executivos que atuaram e talvez ainda atuem por aqui, no desordenamento moral do país moreno. Por isso, segundo consta, um grupo de promotores peruanos pretende viajar ao Brasil nos próximos dias, em busca de provas sobre supostos subornos, embora não se saiba se por lá tem uma cópia do Sérgio Moro. 

O Brasil tem sido tão brasil que, apesar de perceber o quão pecadora é a enorme parcela dos seus agentes políticos, e também a razoável parte dos agentes públicos e a grande maioria das suas grandes empreiteiras, continua cultivando a excrescência chamada Foro Especial por Prerrogativa de Função, a qual, a priori, tem o poder libertário e anárquico de manter o eventual ofensor da ordem, da moral ou do que for resguardado das punições capitulados nos códigos respectivos a que se sujeitam os demais “mortais”. 

Trata-se de um instituto genuinamente brasileiro, uma vez que em qualquer outro país com o grau de civilizado, a proteção à opinião e à palavra política não tem vocação para enriquecer a impunidade. 

Como as casas congressuais estão mudando de mãos, espera-se um novo e quem sabe auspicioso tempo.
Quem viver, verá.



Por: Luiz Saul Pereira
        Brasília - DF

Um comentário:

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!