quarta-feira, 31 de agosto de 2016

MEIO AMBIENTE CLAMA PELA INSTALAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO - POR CARLOS FERRAZ



Os informativos locais vem ao longo dos anos reiterando e cobrando das gestões municipais a construção do Aterro Sanitário e o adequado destino do lixo, como ações efetivas para prevenir e corrigir a contaminação e poluição do meio ambiente  no município de Triunfo. Em janeiro de 2010 apresentamos 80 sugestões ao plano de governo daquela nova administração municipal, entre elas estava, a cobrança: 

"26- Cadê... a criação do comentado Aterro Sanitário para ser despejado o lixo?'




E assim continuamos durante os últimos anos, porque se faz necessário e urgente reduzir ao máximo a quantidade de lixo encaminhada diariamente ao suposto aterro sanitário desta cidade do Sertão. Esse deveria ser um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal de Triunfo  podendo ser elaborado para adequar o município à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com ações implantadas logo no início da gestão, utilizando mecanismos que possam reduzir a quantidade de restos que seguem para o lixão  situado no Sítio Bazé ponto saturado e inadequado para depositar entulhos diversificados devido a proximidade da área urbana e da correnteza da água que escoa nos riachos da redondeza, podendo ameaçar a saúde dos habitantes próximos e contaminar os mananciais hídricos. 

Um dos objetivos do plano seria implantar uma unidade de tratamento de resíduos e estimular programas de coleta seletiva e reciclagem, em parceria com os poucos catadores existentes no município e, organizando-os em grupos distintos selecionados em associações de moradores, organizações não governamentais e escolas públicas e privadas. Para isso,  acontecer com a desejada precisão, nada melhor que implantar nos pontos  básicos definidos a entrega voluntária desses recicláveis objetos. Mas antes desenvolvendo uma campanha publicitária na imprensa local: rádios, jornais difusoras, blogs, carros de som, divulga. 

Para que a realização desse necessário projeto natural seja tornado realidade, bastaria a planejada construção orientada de uma unidade de beneficiamento dos resíduos de construção civil, com política de utilização do material, e de uma unidade de compostagem para resíduos orgânicos e proveniente de podas. Por meio da implantação dessas tecnologias, criando alternativas para o melhor aproveitamento dos materiais recicláveis, o aterro sanitário deve receber cada vez menos entulhos . Triunfo com cerca de 17 mil habitantes , entre moradores fixo e população flutuante, composta por visitantes e turistas, segundo informações de  empresas que fizeram e ou fazem  a coleta se  produz mais cinco  (5) toneladas de resíduo de todas as espécies por semana.


Política Nacional de Resíduos Sólidos


A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.
Além disso, os instrumentos da PNRS ajudarão o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.

Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

7 comentários:

  1. MARCELO LOPES SOBRINHO24 de agosto de 2016 às 07:16

    MUITO BOA MATÉRIA. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria meia dúzia de pessoas com esse nível cultural e vontade de mudar as coisas assim.

      Excluir
    2. PRESADO EDITOR; HOJE TIVE A FELIZ SATISFAÇÃO DE CONTEMPLAR NOSSA QUERIDA CIDADE TRAVES DE ALGUMAS FOTOS, POREM, AO OBSERVAR COM MAIS ATENÇÃO PERCEBI QUE ALGUMAS CAIXAS D'AGUA INSTALADAS EM CIMA DO PRÉDIO QUE FAZ PARTE DO CENÁRIO DA FOTO ENCONTRA-SE SEM A TAMPA DAS RESPECTIVAS CAIXAS, HORA, NUM MOMENTO EM QUE TODOS BRASILEIROS TEM COMO OBRIGAÇÃO EM TRAVAR UMA VERDADEIRA GUERRA CONTRA OS MOSQUITOS TRANSMISSORES DE VARIAS DOENÇAS, AINDA TEM PESSOAS QUE NÃO ESTÃO NEM AI PARA O PROBLEMA, DEMOSTRANDO ASSIM UMA GRANDE FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. APROVEITANDO O REFERIDO CENÁRIO, FICA UMA SUGESTÃO: AS AUTORIDADES PODERIAM USUFRUIR DA TECNOLOGIA DOS DRONES PARA MONITORAR AS CAIXAS D'AGUA DAS RESIDÊNCIAS ONDE AS EQUIPES TEM DIFICULDADES EM FISCALIZAR. FICA A SUGESTÃO.

      Excluir
  2. (LIMA)
    Irei fazer um comentário pessoal e crítico sobre a política atual de Triunfo... Mas uma vez deixo claro que é um comentário pessoal.
    Carlos Ferraz foi o grande lider da oposição nos anos 70 e 80 foi traido por Ozaildo Ferraz que assume o comando da oposição e vende de forma vergonhosa o legado da oposição para o grupo Bomfim em troca de um cargo a vice.
    Nos anos 2000 Paulo Italo e um pequeno grupo de forma corajosa reativa o grupo de oposição em Triunfo, tempos depois Lula Baião se alia ao grupo de oposição com a nefasta intensão de dar uma rasteira em Paulo Ítalo e assumir o grupo de oposição em Triunfo, fato que veio acontecer.
    Nós eleitores consciente e independente estavamos na expectativa de surgir uma chapa autentica de oposição para a eleição deste ano, que deveria ser composta por Carlos Ferraz e Paulo Ítalo e em nenhum momento esse falso grupo de oposição pensou nessa hipótese , pq por trás havia uma jogada misteriosa pra se ter uma candidatura única a de Batista ( um fato misterioso e que deve ter rolado algum dinheiro).
    Quero aqui parabenizar o advogado o Dr. Advogado Terto por não ter deixado que essa conspiração política tivesse 100% de êxito, desde já declaro meu voto e todos aquele que são livres temos em quem votar e o povo vai desmascarar essa conspiração BATISTA/BOMFIM/MELO/LULA BAIÃO/GILSON DO PARÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta chorar, é 22 de novo , vontade do povo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Através desse espaço tenho visto muita coisa ser realizada pela administração, vale também reconhecer.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!