quarta-feira, 31 de agosto de 2016

NOSSA ARQUITETURA NEOCLÁSSICA EM CONSTANTE AMEAÇA - POR CARLOS FERRAZ



A elegante cidade de Triunfo, considerada a mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado de Pernambuco e denominada o "Oásis do Sertão" possui uma arquitetura que, mesmo não sendo inteiramente percebida  pela alheia e omissa parte da  população, iludida com o superficial modernismo, infelizmente, procura manter enormes preciosidades contidas no memorável casario do início do século 20, que ajudam a contar a história da sua ocupação pelos imigrantes estrangeiros, americanos, ingleses, alemães, italianos, portugueses, suíços, franceses, todos responsáveis por uma grandeza visual e  destacada relevância cultural. Por isso mesmo, quem estiver ocupando a administração pública municipal precisa ter como uma das  missões principais defender justamente essa parte do rico cenário apontando a influência do passado na paisagem urbana atual.Esse lugar pode e deve oferecer sempre vista panorâmica qualificada.

Aqueles frequentadores visitantes, que amam as tradições populares, a religiosidade e o artesanato terão oportunidade de fazer bons passeios e descobrir surpresas na Região do Pajeú, também através das artes, sendo possível observar além das belezas naturais contidas no verde do entorno da sede, identificar nos  logradouros triunfenses, ruas, avenidas, praças, becos, ladeiras, travessas, prédios antigos com estilos neoclássico e talvez barroco romano adotados segundo o  Bispo da Diocese, D. Egídio Bisol - especialista em arquitetura religiosa - demonstrando a importância do patrimônio. Há obras pioneiras, de relevância nacional ( temos um riquíssimo acervo ainda não reconhecido), algumas já destruídas, outras em precário estado de conservação. Mas há ainda o que preservar. Precisa-se urgentemente de várias ações efetivas de conservação.Vale sonhar que o administradores eleitos neste pleito, demonstrem maior sensibilidade, deixando de lado o venenoso assistencialismo para adquirir simpatia e apoio eleitoral, fatores por demais prejudiciais a todos segmentos e investindo na realidade saudável.

Essa produção é muito relevante e atrai milhares de pessoas dos mais diferentes municípios, estados e países, porque coincide justamente com aqueles anos gloriosos do modernismo nacional. A vocação e potencialidade turística pode ser retratada simplesmente devido as relíquias ainda mantidas por sorte e pela criada Lei de Preservação do Patrimônio apresentada, aprovada e mantida com ressalvas, salvando de alguma forma uma obra arquitetônica com estupenda qualidade artística que precisa ser melhor reconhecida pelos moradores, gestores e pela historiografia pernambucana. Embora alguns trechos da cidade demonstrem claramente que hoje pelas óbvias transformações realizadas, nas fachadas, arabescos, janelas, terraços, jardins; ressaltam uma preocupação de chegar a ser secundarizada pelos técnicos especializados, perdendo parte do encanto.No caso, as bicas existentes tipo formato de jacaré.


FACHADAS E ARABESCOS








*Acervo fotográfico - Renato Ferraz e Fábio Arruda


FACHADAS E ARABESCOS
















Acervo fotográfico, jornalista Renato Ferraz






Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

18 comentários:

  1. Erivaldo Braga Cavalcanti20 de agosto de 2016 às 09:21

    Desculpem-me os triunfenses, mas uma pessoa que tem a capacidade sentimental de fazer um relato de tamanha grandiosidade nativista como essa, não pode ficar ausente do processo de reforma que a cidade está a merecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo de infância Carlos Ferraz, saiba que você faz a diferença nesse município, porque o que descreve tem completa razão de ser.Lamento seu afastamento por opção pessoal da política local, por indignar-se com tamanha safadeza estampada, onde somente tem vez que nunca fez e nunca vai procurar fazer nada em benefício do município e dos seus habitantes.Respeito sua posição isolada, mas volto a afirmar que sua ausência é prejudicial ao processo democrático e somente abre caminhos para oportunistas que estão no momento tirando proveito como oposicionistas sem jamais haverem demonstrado qualquer vocação.

      Excluir
    2. Meu voto sempre foi na oposição, porque o pessoal que governa nunca demonstrou qualquer confiança para lhe ser credenciado um voto de confiança.Diante o quadro atual voto no advogado Williams Terto para não votar NULO como desejava antes.

      Excluir
    3. Alvaro Pereira dos Santos21 de agosto de 2016 às 04:11

      Eu também estou pensando dessa forma...

      Excluir
    4. Não voto mais na minha terra, mas acredito que Triunfo era merecedor de melhor quadro partidário, com candidatos mais coerentes dos dois lados, porque na atualidade são compostos de elementos sem a devida credibilidade e por demais contraditórios, defendendo apenas acessão pessoal e política.

      Excluir
    5. (LIMA)
      Irei fazer um comentário pessoal e crítico sobre a política atual de Triunfo... Mas uma vez deixo claro que é um comentário pessoal.
      Carlos Ferraz foi o grande lider da oposição nos anos 70 e 80 foi traido por Ozaildo Ferraz que assume o comando da oposição e vende de forma vergonhosa o legado da oposição para o grupo Bomfim em troca de um cargo a vice.
      Nos anos 2000 Paulo Italo e um pequeno grupo de forma corajosa reativa o grupo de oposição em Triunfo, tempos depois Lula Baião se alia ao grupo de oposição com a nefasta intensão de dar uma rasteira em Paulo Ítalo e assumir o grupo de oposição em Triunfo, fato que veio acontecer.
      Nós eleitores conscientes e independentes estávamos na expectativa de surgir uma chapa autentica de oposição para a eleição deste ano, que deveria ser composta por Carlos Ferraz e Paulo Ítalo e em nenhum momento esse falso grupo de oposição pensou nessa hipótese , pq por trás havia uma jogada misteriosa pra se ter uma candidatura única a de Batista ( um fato misterioso e que deve ter rolado algum dinheiro).
      Quero aqui parabenizar o advogado o Dr. Advogado Terto por não ter deixado que essa conspiração política tivesse 100% de êxito, desde já declaro meu voto e todos aquele que são livres temos em quem votar e o povo vai desmascarar essa conspiração BATISTA/BOMFIM/MELO/LULA BAIÃO/GILSON DO PARÁ.

      Excluir
    6. Somente triunfense inteligente podem ter esse perfil e sensibilidade voltada para sua cidade.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito oportuna matéria em defesa do casario de Triunfo que encontra-se ameaçado e ninguém faz nada.

      Excluir
    2. Carlinhos não consigo acreditar num trabalho favorável a Triunfo sem a sua participação. Muito boa definição feita.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Não vejo o editor deste conceituado blog com inúmeras matérias, denúncias, fora do processo de reforma. Carlos Ferraz, eterno e grandioso em suas matérias, sempre foi um grande colaborador e em suas matérias deixa claro que não é conivente com toda esta balburdia que está acontecendo.Não é de hoje que matérias significativas e de grande valor são consistentes e difundidas porém, sabemos que este meio de comunicação não chega a população de um modo geral. Carlos Ferraz tem demonstrado em todos os seus questionamentos, ideias, sugestões e críticas que continua o mesmo de antes. Optou por ficar trabalhando da forma que faz há vários anos e tem ele lá as suas razões e que devem ser respeitadas. Quem não reconhece o valor deste editor, grande político que preferiu fazer outro trabalho que é o da conscientização do povo através deste trabalho incansável está completamente errado. Nunca ninguém me inspirou tanto em ideias, sugestões, aconselhamentos e de uma postura inigualável é este homem, Carlos Ferraz. Isso não é missa de corpo presente e ele sabe disso. O grande problema da população triunfense é que ainda continua a mesmice do voto de cabresto, do falso moralismo, desta politicagem suja, da falta do olhar para o povo. Observem bem: Quem vê o gestor desta cidade a fazer visitas aos munícipes afora no ano de eleições? O povo sente a falta de uma gestão que seja voltada para ela e não para esta elite, para esta dinastia que se instalou no município há décadas. Desencantamento todo mundo tem mas o editor deste conceituado blog que é lido inclusive em outros países, não perdeu a esperança de ver à Triunfo que outrora foi, com respeito ao cidadão, ao patrimônio público, à saúde, educação de qualidade, do combate a perseguição. Por todo exposto, Tenho minha eterna gratidão a este cidadão triunfense que brilha e encanta aos leitores com as suas brilhantes colocações. Sou Carlos Ferraz, e até porque é imparcial em suas matérias onde sabemos que a parcialidade de outros blogs e até mesmo a rádio local tem patrão que manda e consequentemente, obedecem. Parabéns Carlos Ferraz, seja o que é, continue sempre a fazer este excelente trabalho de qualidade e porque não dizer inovador e imparcial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Também sou de acordo com o senhor Williams Terto, apesar de não conhecê-lo pessoalmente.A forma de descrever com exatidão o desejo de imprimir a necessária mudança relativa a Triunfo, o ex-colega da CEP faz isso com total competência. É merecedor sim de parabéns. Gostaria que no meu município tivesse gente igual, porque tudo seria diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. O registro fotográfico apresentado acima demonstra a sensibilidade e o mérito do autor. Louvável, parabéns. Sugiro que as fotos sejam ampliadas, impressas, identificadas e expostas em exposição permanente. Que seja no museu, na oficina de arte, na recepção do hotel do Sesc ou de alguma pousada. para tanto deverá haver patrocínio. Poderá inclusive ter cópias à venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou admirador das colocações sensatas do senhor Antonio Timóteo Sobrinho, que sempre que faz publicações prima em fazer considerações da máxima importância que deveriam ser acolhidas de imediato junto as postagens deste conceituado jornal midiático que muito tem contribuído na abertura de melhor condicionamento administrativo.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!