quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MESTRE E PROFESSORES DA VIDA - POR RUY PATU


Filme, "Sociedade dos Poetas Mortos"

Na vida, aprende-se de muitas formas.

Nos primórdios, aprendia-se pela observação, pela imitação, pelos acertos e desacertos da experiência pessoal e do grupo familiar.
Mas tudo isso levava muito tempo...
Era um aprendizado incapaz de avançar, de progredir e de mudar a realidade em que se estava aprisionado.
Aprendia-se para sobreviver e não sucumbir diante do mesmo dilema dos outros seres vivos e das forças naturais.

Eis que surge o mestre, o guia, o professor...
Muitos, sem dúvidas, são os mestres e professores da vida.
Os pais são os primeiros, mas não são os únicos.
Há os presenciais nas escolas, há os que ensinam à distância, há os que já se foram e deixaram o seu legado para a história e há, ainda, os pessoais, particulares e amigos que ensinam.

Mestres, professores, verdadeiramente, são aqueles capazes de ensinar a aprender; de materializar na escrita o que se transmite e se perde pela fala; de incentivar a leitura do que se escreveu quantas vezes se faça necessária para atingir a sua compreensão; de demonstrar experiências acertadas e desacertos que podem ser evitados; de dar ao aprendiz a capacidade de aperfeiçoar-se pelo conhecimento ou por ele ser capaz de despertar a sabedoria e o amor pelo saber.

Só os mestres ou professores são capazes de ensinar a conhecer a verdadeira liberdade, que surge com a dissipação da ignorância.



Por: Dr. Ruy Trezena Patu Jr.
         Jurista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!