quarta-feira, 30 de novembro de 2016

AVALIAÇÃO DO QUADRO POLÍTICO ENVOLVENDO GESTÃO PÚBLICA - POR CARLOS FERRAZ

CONHECENDO  A CIDADE SOB TODOS OS ÂNGULOS PODEMOS AFIRMAR:




Editor Carlos Ferraz

Tem-se pleno e satisfatório conhecimento sobre a existência de localidades brasileiras - onde há pouco mais de mentalidade e consciência política - , onde  seus habitantes costumam utilizar visão mais exigente  no momento de sufragar nas urnas os votos para a escolha dos seus legítimos representantes. Esses cidadãos  procuram a todo custo, cada vez mais avaliar, com muita cautela e bastante preocupação, a qualidade individual daqueles que estão disponíveis na vitrine eleitoral.  São vários candidatos aos poderes Executivo ou Legislativo, que deveriam passar sob o crivo severo, se possuidor dos princípios básicos para ocupação desses cargos públicos, onde exige-se o máximo de responsabilidade.

Deveriam investir filtrando a capacidade legítima dessas pessoas e descobrir a existência ou não dos reais compromissos das personagens expostas. Existem meios de conseguir viabilizar muita coisa com  gastos mínimos,  apenas com toques de criatividade que não venham descaracterizar costumes e tradições da bela “Oásis do Sertão”.  Necessário se faz, o próximo mandatário investir no diálogo e procurar consenso, desarmando palanques e atuando para que não seja o município prejudicado por infantil radicalismo de ambas partes divergentes.Até porque as costumeiras e naturais reivindicações são legítimos direitos preservados.Nada de torcer para quanto pior melhor, porque caso algo apareça desajustado quem vai arcar com as consequências é o contribuinte. 

Entende-se que agindo dessa forma,   as diferenciadas alas poderão  introduzir  com mais facilidade um sequenciado roteiro de implantação das políticas públicas, influenciando o futuro para melhor. No entanto, a grande maioria viciada considera um exercício muito exigente, preferindo as rápidas respostas equivocadas vindas do assistencialismo, paternalismo e nepotismo. Mesmo não sendo ideais, nem interessantes ao beneficiamento da coletividade. Apenas usadas por pseudo elementos oportunistas que se mostram e se dizem esclarecidos,  porém rendem-se a tudo que antes condenavam como imoral; mesmo no passado, alguns haverem amargado indiferença e perseguição dessa "falsa elite conservadora" apelidada "odiosa", "fascista" e "conservadora", nos diferentes planos.


 Alegavam demagogicamente, constituir-se abomináveis focos de contradição e, somente personagens incautas e corruptas ousavam defender. Infelizmente vive-se nesse cenário despolitizado, invadido por vigaristas de primeira ordem, posando de dinâmicos  para conseguir algum proveito nos recursos públicos.Não bastassem os nativos, outros ensaiam aplicar golpe de mestre. Quando forem descobrir suas intenções nefastas será tarde demais, porém é de costume ocorrerem atos assim na província...

Por isso  mesmo, vem-se defendendo ao longo dos anos a  utilização firme das redes sociais na tentativa de modificar esse quadro geral nebuloso. É um meio de comunicação poderoso, deve provocar outras motivações e diferentes interesses das partes envolvidas no arcaico processo político nacional, estadual e municipal todo impactado por interesses puramente  de conquistas pessoais. A sua expansão de maneira ordenada pode incentivar o caminho da mudança,  impulsionando ações democráticas, onde todos sejam realmente tratados como iguais .A partir de agora, passada a euforia das eleições,  não interessa mais saber quem foram os ganhadores e perdedores na campanha, o desafio é construir uma cidade melhor para se viver.

Embora o informativo, mantenha por convicção a posição atuante isenta e crítica de sempre - que muitos não se atrevem fazer e aparecem somente para aplaudir , inclusive o que não é merecedor . Exercício  bastante exigente no ponto de vista independente e político,  justamente devido ao monitoramento aberto realizado, visando  conquistar melhorias. Essa prática, embora não seja reconhecida de público por vaidosos gestores, (talvez por ingenuidade , maldade ou vergonha de aceitar a verdade), valiosos ganhos para a sociedade tem conseguido nos variados setores e nas diferentes administrações. Ninguém pode contestar, tudo consta documentado. Em frente...torcendo por Triunfo!

Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

23 comentários:

  1. Nesse caso o caminho será atrair os quadros divergentes para somar forças e tentar fazer um trabalho conjunto beneficiando o município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. A CIDADE DE TRIUNFO ESTA CONHECIDA PELO TRÂNSITO CAÓTICO QUE SE INSTALOU, APESAR DE SE CONSTITUIR EM LUGAR DE DIMENSÕES PEQUENAS, MAS É DEVIDO AS VIAS APERTADAS QUE POSSUI. DIARIAMENTE PRECIOSOS MINUTOS SÃO CONSUMIDOS POR MOTORISTAS DENTRO DE VEÍCULOS.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. ROGÉRIO LUIZ DOS SANTOS15 de novembro de 2016 às 07:38

      NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA QUE TODO TRIUNFENSE QUE ASPIRA O BEM COMUM, QUE AMA SEU BERÇO , REVERENCIA A SUA HISTÓRIA E TEM PLENA CONVICÇÃO QUE : SER TRIUNFENSE É UM PRIVILÉGIO ,
      TRAZ EMBUTIDO AO SEU DNA O DESEJO DE VER, AINDA NESSA EXISTÊNCIA TERRENA, O NOSSO MUNICÍPIO DESPONTAR NO CENÁRIO NACIONAL COMO UMA VIÁVEL OPÇÃO DE TURISMO E LAZER, BEM COMO, ESTAMPAR O RARO E HONROSO TÍTULO DE LUGAR ONDE SE PODE DESFRUTAR DE INVEJÁVEL QUALIDADE DE VIDA.

      EU, COMO MUITO DOS SAUDOSOS TRIUNFENSES QUE MORAM DISTANTE ; TENHO O HÁBITO DE ACOMPANHAR OS BLOGS E SITES DE BOA QUALIDADE QUE NOS INFORMAM EM TEMPO REAL E NOS ATUALIZAM ACERCA DO COTIDIANO DA NOSSA TERRA , NOS DEIXANDO MAIS PRÓXIMOS APESAR DA DISTÂNCIA FÍSICA.

      AGORA HÁ POUCO, LENDO MATÉRIAS DIVERSAS, VÍ UMA QUE ME INDUZIU A ESTE COMENTÁRIO.

      TRATA-SE DE UMA PROPOSTA QUE É FEITA SEMPRE APÓS UM PLEITO( ou peleja) ELEITORAL , PELA PARTE QUE "SE DEU BEM", SEJA AQUI OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO , MESMO APÓS UMA CAMPANHA CONTAMINADA POR TROCAS DE ACUSAÇÕES, COICES, SOPAPOS, ESCÂNDALOS CABELUDOS E COMPROVAÇÕES DE SUJEIRA QUE SEUS PARES TÊM CONHECIMENTO MAS MESMO ASSIM TORCEM O NARIZ E OS COLOCAM PARA TOMAR CONTA DAS SUAS VIDAS...

      FALAM DE PACTO PROPÕEM QUE A OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO DEVEM DAR AS MÃOS, QUE O BEM COMUM SE SOBREPONHA ÀS DIVERGÊNCIAS E IDEOLOGIAS, QUE O RANÇO DO PASSADO SEJA POSTO DE LADO E QUE TODOS DEVEM SE INSERIR NO CONTEXTO IRMANADOS COM UM SÓ PENSAMENTO...ETC E TAL...

      NÃO HÁ DÚVIDAS QUE A PROPOSTA VEM RECHEADA DE BOAS INTENÇÕES E SENTIMENTOS DE PURA HUMANIDADE E COMPAIXÃO (fora algumas suspeitas), NO ENTANTO PARA AQUELES QUE POSSUEM AGUÇADO DISCERNIMENTO, VASTA EXPERIÊNCIA DE VIDA , BOA FORMAÇÃO MORAL E ATÉ MESMO PARA ÀQUELES QUE JÁ SENTIRAM , NÃO SÓ NA PELE MAS NO SEU ÍNTIMO O QUANTO DOEU APOSTAR SUAS FICHAS EM QUEM NOS VEIO MAIS TARDE PROPORCIONAR SENTIMENTOS NEGATIVOS, MACULANDO O ORGULHO DE SER TRIUNFENSE .

      DIANTE DE TAL PROPOSTA O NOSSO ANJO DA GUARDA NOS PUXA A ORELHA E INTUITIVAMENTE PERCEBEMOS QUE O PRINCIPAL INGREDIENTE PARA AS COISAS ACONTECEREM

      -CREDIBILIDADE

      -CONFIANÇA

      ANDA MUITÍSSIMO ESCASSO OU INEXISTA .

      E ASSIM , DIANTE DE TAL CENÁRIO E DA GRANDE POSSIBILIDADE DE SOFRER UM " CHOQUE ANAFILÁTICO" NÃO NOS RESTA OUTRA OPÇÃO , SENÃO PROCURAR TERAPIAS ALTERNATIVAS.
      (RLS-RÓ .13-11-16)

      Excluir
    5. Carlos Ferraz o povo de Triunfo deve agradecer muito a você pela evolução que Triunfo está tendo , devido o carinho, orgulho e amor que tem por Triunfo. Tenho certeza que como eu admiramos essa preocupação com o bem estar da sua cidade e da população, nota mil em todos os sentidos pra você pela sinceridade, carater e personalidade Parabéns.

      Excluir
    6. Triunfo necessita más que publicidade de uma linda cidade do sertão.Necessita apoio e incentivo ao desenvolvimento, Trabalho

      para a juventude. Contamos com a colaboração do nosso Prefeito, Um homem jovem e preparado para representar o povo Triunfense. Esperemos que nos próximos quatros anos nossa cidade enriqueça de cultura e desenvolvimento econômico. E que a igualdade econômica seja para todos.

      Excluir
    7. Minha cidade Natal tenho muito orgulho de ser uma triunfense!!! Tenho muitas Amizades que nunca esquecerei!!! Parabéns conterrâneo Carlos Ferraz pelo seu Amor a Triunfo....

      Excluir
  2. São cargos negociados na campanha política, para conquistar apoio, que prefeitos escolhem pessoas sem critérios, prejudicando o gerenciamento do município com gente sem condição de ocupar função pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Alberto dos Santos9 de novembro de 2016 às 13:23

      Visualizo que o Blog Opinião na pessoa do Carlos Ferraz e equipe, está dando uma valiosa contribuição à prática da boa governança ao adotar o que deveria ser o óbvio, mas que em incontáveis casos nunca na historia de Triunfo foi realmente levado à sério: antes do início da próxima administração a oferta de sugestões para realização de obras públicas. Talvez, um desvio de conduta de que tem crédito por ter liderado a oposição por muito tempo.

      Excluir
    2. O prefeito que se elegeu deve estar muito pressionado para não desengavetar várias propostas dessas que não foram aproveitadas na administração atual por discriminação de alguns secretários incompetentes, mantidos nos cargos mesmo sem aprovação da população.A condução da nova gestão será idêntica.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Carlinho Ferraz, você faz a diferença nessa cidade, tem planos excelentes para as mangas e pode apontar com muita propriedade o que tem ou não a ser realizado com lucros essenciais para a sociedade.

      Excluir
    5. NÃO ENTENDO COMO UM CARA TÃO ESPECIAL DESSE NÃO OCUPA UM CARGO NA ADMINISTRAÇÃO DE TRIUNFO.

      Excluir
  3. Francisco A. Rodrigues9 de novembro de 2016 às 07:25

    O quadro atual é fruto de inúmeros fatores, entre eles, a queda contínua de arrecadação, a diminuição no repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Um dos aspectos mais difíceis de enfrentar a crise será a capacidade de encontrar novas fontes de recursos.Se resolverem inchar ainda mais a máquina da prefeitura, acaba a esperança de mudança.

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez em que a transição entre os prefeitos em Pernambuco vai acontecer sob as regras da lei complementar estadual nº 260/2014, que define diretrizes para a troca do mandato nos municípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Ele tem procurar Secretarios que entendam da área que e ocupada, independente de política. Pois é a nossa cidade que está em jogo. E também tem que melhorar o PIB e para isso e preciso a colaboração da população e o Executivo do Município busque medidas que talvez para alguns sejam antipático, mas e necessário para que o Aministrador possa investir na infraestrutura da cidade ( ex: um imóvel que custa hoje aproximadamente está cadastrado na Prefeitura com o valor venal bastante irrisório que acaba gerando o IPTU muito baixo). Inclusive a Prefeitura deveria negociar o IPTU juntamente com o Banco do Brasil e não deixar em carteira o que propicia alguns contribuintes a não pagar os seus encargos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Secretários tem que gente que além de saber atender, tenha um pouco de educação e saiba responder assuntos que lhe cabe a sua secretaria. As vezes chegamos na Prefeitura e somos atendidos como bicho. Eu sempre admirei alguns secretários que passaram por lá a quatro anos. Eles queriam trabalhar mais não tinha autonomia.Isso causa um grande prejuizo ao município. Tem que tirar alguns serviços prestados,pois a prefeitura não é cabo de emprego. Secretarios tem que ter uma boa apresentação, participação nas atividades da cidade.

      Excluir
    2. A cidade de Triunfo teve um crescimento visível no Turismo. A cerca de 25 anos estávamos no anonimato. E para que não retornemos ao passado, precisa-se a contribuição de todos. O Município que basicamente do F.P.M., não tem como investir em equipamentos Turísticos. Eu diria que além do grande esforço que a A ministração vem fazendo paa manter estável esta atividade e necessário que a população se envolva um pouco mais e também haja mudança urgente de Secretário, isto e, de Secretários pois se trabalha em conjunto, contribuindo para manter o que conquistamos com trabalho de divulgação de muitos em qie seus nomes nunca foram divulgados, mas continuam trabalhando para continuarmos no crescimento divulgando o melhor de Triunfo sem exageros, mas com verdades positivas. Também tem que haver um estudo cuidadoso com referência a hotelaria, pois as diárias estão desproporcional aos atrativos que a cidade oferece, sem contar que existem pousadas que estão operando com irregularidades. Espero que o novo Prefeito com sua boa estrutura e que sua equipe também seja a sua cara juntos estudem todo esses projetos. Triunfo confiou e precisa da sua ajuda.

      Excluir
    3. A cidade de Triunfo teve um crescimento visível no Turismo. A cerca de 25 anos estávamos no anonimato. E para que não retornemos ao passado, precisa-se a contribuição de todos. O Município que basicamente do F.P.M., não tem como investir em equipamentos Turísticos. Eu diria que além do grande esforço que a A ministração vem fazendo paa manter estável esta atividade e necessário que a população se envolva um pouco mais e também haja mudança urgente de Secretário, isto e, de Secretários pois se trabalha em conjunto, contribuindo para manter o que conquistamos com trabalho de divulgação de muitos em qie seus nomes nunca foram divulgados, mas continuam trabalhando para continuarmos no crescimento divulgando o melhor de Triunfo sem exageros, mas com verdades positivas. Também tem que haver um estudo cuidadoso com referência a hotelaria, pois as diárias estão desproporcional aos atrativos que a cidade oferece, sem contar que existem pousadas que estão operando com irregularidades. Espero que o novo Prefeito com sua boa estrutura e que sua equipe também seja a sua cara juntos estudem todo esses projetos. Triunfo confiou e precisa da sua ajuda.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!