quarta-feira, 30 de novembro de 2016

DESCARACTERIZAÇÃO CAUSA POLUIÇÃO E RESULTA MORTE DOS PEIXES - POR CARLOS FERRAZ




SITUAÇÃO ATUAL...




Tem-se que admitir que em menos de duas décadas, a paisagem do belíssimo Lago João Barbosa Sitônio, cartão-postal da cidade sertaneja "Oásis do Sertão", situado na avenida José Veríssimo dos Santos, no Bairro Guanabara, modificou-se de forma radical. Principalmente depois da retirada das árvores tipo castanholas  que,   após a reforma  geral  nos longínquos anos, foram definitivamente retiradas sem qualquer respeito à natureza e nem substituição equivalente.

Infelizmente as palmeiras que plantaram  ficaram  acanhadas, sem conseguir receber a devida alimentação e  adequado tratamento -  embora a água encontre-se a pouco mais de um metro da calçada. A mudança do visual foi sentida rapidamente, quando, em épocas chuvosas , surgiram transbordamento para ruas próximas ficando em certo momento  o vertedouro interligado ao leito original do canal que desce do oitão da Maternidade que foi invadido pelas habitações ilegais mais acima.Aos que viram no passado aquele ponto natural  e não poluído, duvidam um dia  haver sido manancial saudável

Dos espelhos d' águas  claras e límpidas restaram pontos de sujeira pela ausência constante de conservação e abandono nas extremidades, além de um mau cheiro de esgotos se espalhando nos arredores do manancial nas proximidades da estação dos barcos pedalinhos, propriedade do senhor Francisco Félix de Oliveira ( Chico Leite). Nesta localidade, a estrutura da  bomba entupida costuma ficar sobrecarregada, e assim como se temia,   os danos ambientais do açude é o resultado do processo de improviso da construção realizada, mas que desde antes já  foram previstos. 

Segundo críticos adversários políticos costumam acusar, a obra de saneamento e reformulação do destacado espaço triunfense foi toda superfaturada , passando a ser construída sem quaisquer critérios básicos,  sendo esta a razão de vez por outra estourar e ficar derramando o líquido sujo. Aparecem ainda resíduos sólidos e sedimentos antes carreados pelo leito,  passando a serem despejados no lago, embaixo dos olhos do poder público.O improviso junto ao crescente assoreamento deixou aquém o nível dos padrões históricos do açude, contribuindo mais para a degradação e resultado na poluição e morte dos peixes.








Por: Carlos Ferraz
          Editor/ Triunfo -PE

20 comentários:

  1. A cidade de Triunfo é conhecida pelo cartão-postal que é esse lago, não é justo deixarem abandonado desse jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É NECESSÁRIO HAVER PLANEJAMENTO PARA INVESTIR E GARANTIR UMA BOA ADMINISTRAÇÃO VOLTADA PARA IDEIAS NOVAS DE IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO. PARA QUE A ATITUDE EMPREENDEDORA DÊ CERTO, É PRECISO QUE O PREFEITO ELEITO FIQUE ATENTO A ALGUNS PONTOS PRIMORDIAIS A SEREM EXPLORADOS DE IMEDIATO.

      Excluir
    2. Maria de Lúcia Nogueira10 de novembro de 2016 às 13:53

      Triunfo é um lugar com mais encanto no Interior de Pernambuco e deve manter intactas suas raizes culturais, traduzidas na riqueza das artes.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. A visão desse açude é maravilhosa.

      Excluir
    5. Carlos Ferraz o povo de Triunfo deve agradecer muito a você pela evolução que Triunfo está tendo , devido o carinho, orgulho e amor que tem por Triunfo. Tenho certeza que como eu admiramos essa preocupação com o bem estar da sua cidade e da população, nota mil em todos os sentidos pra você pela sinceridade, carater e personalidade Parabéns.

      Excluir
  2. Muito importante a atuação desse jornal para a comunidade, que procura viver intensamente o clima administrativo do lugar buscando solucionar problemas existentes e destacar personagens e fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um princípio fundamental que ensina ser necessário qualquer administração que se preze na atualidade investir cada vez mais para oferecer o melhor aos seus contribuintes.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Os Secretários tem que gente que além de saber atender, tenha um pouco de educação e saiba responder assuntos que lhe cabe a sua secretaria. As vezes chegamos na Prefeitura e somos atendidos como bicho. Eu sempre admirei alguns secretários que passaram por lá a quatro anos. Eles queriam trabalhar mais não tinha autonomia.Isso causa um grande prejuizo ao município. Tem que tirar alguns serviços prestados,pois a prefeitura não é cabo de emprego. Secretarios tem que ter uma boa apresentação, participação nas atividades da cidade.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Muito lindo.

      Excluir
  3. O próximo gestor tem que começar a trabalhar o que chama-se de "racional". Necessita de mudança de atitude tentar diminuir o peso da máquina pública com uma receita conhecida que exige enxugar despesas primárias e abrir espaço e colocar novo ritmo administrativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE É UM DOS CARGOS MAIS IMPORTANTES DA POLÍTICA, QUE LHE GARANTE ASCENSÃO, INDEPENDENTE SE A PREFEITURA ESTIVER QUEBRADA. SE A PREFEITURA ESTIVER NO VERMELHO, ELE VAI JUSTIFICAR QUE NÃO CONSEGUIU FAZER O QUE PROMETEU POR CONTA DA HERANÇA MALDITA. SE LELE CONSEGUIR, VIRA UM HERÓI E SE CACIFA PARA UMA REELEIÇÃO OU PARA CONCORRER UM CARGO MAIOR.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Imagino que a oposição em breve estará de prato cheio para começar a traçar um projeto municipal para 2020, quando o atual prefeito Luciano Bonfim estará concorrendo novamente a eleição depois de romper com o prefeito eleito por ele. O desentendimento entre os grupos não vai demorar muito e logo abalará os alicerces do governo que vai assumir.Podem anotar o que estou dizendo e depois cobrar. O início da transição que ele achava desnecessária, iniciada nesta semana, pouco agradou ao prefeito que não esconde de ninguém antipatizar todos os componentes da equipe destinada para essa finalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Antonio Marcos Florentino10 de novembro de 2016 às 13:44

    Pelo acabo de saber, além de observar o desgaste, as forças oposicionistas devem começar a avançar por algum lado, afinal a nova realidade do PR-PSB vai quebrar em breve, e de certa forma, acabar o encanto da vitória nas eleições municipais, quando prefeito e vice, mais seus indicadores, nunca se bicaram muito bem. Como se fosse pouco, os bastidores locais não favorecem pelo menos por enquanto as pretensões eleitorais futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Há quanto tempo que se fala acerca deste assunto? Há muito tempo que este jornal midiático tem se manifestado acerca desta aberração que acontece em Triunfo e até mesmo eu fiz comentários acerca disto. O mais curioso é que continua a mesma coisa. Continuam a construir em terrenos pertencentes ao Estado, continuam assoreando os riachos, continuam derrubando as nossas matas, continuam jogando esgoto nos riachos, córregos, Lago João Barbosa Sitônio. O mais incrível é que a prefeitura parece somente fiscalizar aquelas propriedades que são legais. As construções em terrenos legais se não tiverem licença de construção são embargadas e ações demolitórias, Nunciação de obra nova são distribuídas ao passo que as invadidas não são. São realmente dois pesos e duas medidas. Parece mesmo que existe uma necessidade grande de viver à margem da Lei e por sua vez, a Lei parece não ser problema. São assassinatos, tentativas de homicídio que sequer foram solucionados. Tivemos no mês de Janeiro do corrente ano, o assassinato do vereador Lucimar Feitosa, a tentativa de assassinato de Gildenilson Magalhães Silva, cerca de 09 assassinatos e praticamente nada foi solucionado. Alguém sabe dizer se foram presos os culpados pelas mortes de pelo menos metade dos que foram mortos? Foram pelo menos descobertos os autores? Em Janeiro de 2017, precisamente nos dias 04 e 05, foi assassinado Lucimar Feitosa e no dia 05, a tentativa de homicídio de Gildenilson e por acaso alguma coisa ficou esclarecida?
    Mas que nada, parece que Triunfo é terra sem Lei, sem punição para os covardes que andam por aí à solta, preparando a próxima emboscada que poderá ser para qualquer um e até mesmo para aqueles que sabem de tudo mas não ousam falar por medo. Até parece que o que aconteceu não poderá acontecer que qualquer um da sua família. Onde estão a polícia, os investigadores? O caos da violência ainda está diante de todos e principalmente porque estamos andando, falando, sorrindo com os assassinos. Não queiram pensar que foram de fora os cruéis delinquentes que acabaram com o sossego da cidade. Eles estão aqui e continuarão aqui até que haja justiça assim como tem que haver ordem para toda esta bandalheira instalada na cidade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!