quarta-feira, 30 de novembro de 2016

EXPANDIR BIBLIOTECA É APOSTAR NA EDUCAÇÃO - POR CARLOS FERRAZ






Não custa nada  acreditar que algum dia a administração municipal vai funcionar de verdade atingindo positivamente todos os flancos da gestão e conseguir instalar em  ponto definitivo a Biblioteca Municipal de Triunfo -  sonho reivindicado que vem ultrapassando décadas - sem qualquer solução palpável, depois de longa espera , assistindo o desequilíbrio de quase vinte mudanças de respectivos imóveis .

Atualmente situada em imóvel alugado na Avenida Getúlio Vargas, Centro,  a Biblioteca Municipal de Triunfo funciona sem ter bibliotecário responsável e funcionários treinados que façam parte do quadro da Secretaria Municipal da Educação, além de não estar equipada com computadores com acesso à internet. O que parece bastante lamentável  diante um quadro onde quase toda a expectativa é voltada para as redes sociais.

Além de uma biblioteca com ponto fixo e dotada de elementos que tal espaço necessita para funcionar de forma adequada, pode-se imaginar  espaços relacionados na periferia, destinados às mesmas causas, que é o  reforço ao  atendimento educacional. Poderiam atuar de maneira conjunta os seguintes bairros:  Encruzilhada/Rosário/Santo Antonio, Timbaúba;  Bom Jesus/Saudade/ Santo Antonio, Almas; Cruzeiro/Alto da Boa Vista/ São Cristóvão/Macacos.

Para viabilizar as extensões da biblioteca,   parcerias  com órgãos governamentais, empresas que queiram contribuir com ajuda financeira, entidades que possam fazer doação de livros, educandários mais próximos da área que cedam  profissionais se revezando para iniciação do projeto, poderiam incrementar o projeto, sendo o mesmo expandido com o passar do tempo e das conquistas adquiridas, deixando evidente  um programa capaz de funcionar.

Nunca desejando somente que essas bibliotecas  menores ( devem ser instaladas nas vilas Canaã e Jericó) que a Biblioteca Municipal, sirvam apenas para leituras e sim lugares que capazes de transformar as pessoas da comunidade ou que convivam no entorno, além de manter programação cultural  para o público em geral.A ideia é desenvolver uma ação articulada,  criando oportunidade para crianças, jovens e adultos.

 Biblioteca Municipal Anterior



 Biblioteca Municipal Atual





Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

7 comentários:

  1. Francisco A. Rodrigues22 de novembro de 2016 às 10:58

    Somos todos convocados, a cada final de ano após a eleição, a uma reflexão que não deveria ser, sequer, necessária: que tipo de sociedade nós queremos? Aquela que somente amigos privilegiados são escolhidos para administrar o destino de todos os habitantes, mesmo sem comprovada aptidão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. ANTONIO MARCOS FLORENTINO24 de novembro de 2016 às 20:15

      TRIUNFO SE DESTACA NO CENÁRIO DO ESTADO COMO MUNICÍPIO TURÍSTICO,PRINCIPALMENTE PELO CLIMA DE MONTANHA, SUAS CACHOEIRAS, SEUS ENGENHOS DE RAPADURA, SEU PARQUE AQUÁTICO, SEU CASARIO ANTIGO, ROTEIRO DO CIRCUITO DO FRIO. NÃO TER UMA BIBLIOTECA PÚBLICA É DEMAIS.

      Excluir
    3. Muita contradição!!

      Excluir
  2. Urge manter e até ampliar campanhas de combate ao analfabetismo relacionado à leitura, exigindo maior envolvimento das autoridades municipais da área a promoverem incentivos para interpretações de textos que a juventude não costuma mais fazer e observam o minimo postado na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Enquanto ainda houver quem recuse ou impeça o acesso de alguém na administração pública, por ser de partido diferente, mesmo demonstrando afinidade com o município e comprovada inteligência, nada efetivamente mudará. Ninguém nasce odiando outrem pela cor partidária ou por sua convicção ideológica. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!